15 de março de 2015

ESPANHA VENCE EM COIMBRA E MOSTRA SUPERIORIDADE

Foi bonita a homenagem de que foi alvo Vasco Uva por parte dos seus companheiros, que envergaram durante o aquecimento uma t-shirt alusiva aos 99 jogos internacionais do nosso capitão, naquele que deve ter sido o seu último jogo ao serviço da selecção, em território nacional.

Vasco Uva alcançará no próximo final de semana, frente à Rússia, a marca das 100 internacionalizações, depois de se ter estreado em Lisboa, a 16 de Fevereiro de 2003, frente à Geórgia.


Infelizmente todo o esforço dos jogadores portugueses não foi suficiente para levar a nossa selecção nacional a uma vitória no embate ibérico, que acabou por caber, com inteiro mérito, à Espanha por 8-19, e que teria sido o prémio de despedida que Vasco merecia por inteiro.
Foto: Luis Cabelo

Apesar do empate ao intervalo, a verdade é que os espanhóis foram sempre superiores, e os Lobos não conseguiram utilizar com aproveitamento nenhuma das bolas de que dispuseram, com excepção daquela bola roubada ao ataque dos leões, e que levou Tomás Noronha a marcar o único ensaio de Portugal.

No segundo tempo a tendência manteve-se e a Espanha viu a sua superioridade recompensada com a marcação de um ensaio e duas penalidades, contra zero do XV nacional.

Note-se no entanto que a equipa espanhola não impressionou apesar de ter sido a melhor em campo, mesmo com o batalhão francês que trouxe 15 jogadores a Lisboa, dos quais 12 alinharam no XV inicial, e sabendo nós a importância que a utilização de jogadores que disputam os campeonatos franceses tem para uma equipa.

Portugal, por outro lado, apenas teve três jogadores que disputam as competições francesas no XV inicial,
e mais dois no banco - ambos entraram aos 76 minutos - e a ausência de nomes como Julien Bardy, Mike Tadjer Barbosa, David dos Reis, José Lima, Pedro Ávila (para referir apenas aqueles que tem sido escolha certa pela equipa técnica da nossa selecção nacional) foi muito sentida, sem nos esquecermos de mais uma meia dúzia de jogadores a jogar em França, que poderiam ser incluídos na equipa.

Aliás o mesmo se passa com aqueles jogadores que estão incluídos na nossa equipa de sevens, mas que poderiam tranquilamente ser incluídos no grupo da equipa de XV, não fosse a sobreposição dos calendários e a importância que os torneios do Circuito Mundial vão conquistando.

Fique com a ficha do jogo e a classificação actualizada do Campeonato da Europa.



Foto de capa: Luis Cabelo

Sem comentários: