6 de março de 2015

MONSANTO RECEBE DUELO DE FAVORITOS*

* António Henriques
No último fim-de-semana de paragem do Campeonato da Europa antecedendo dois complicados compromissos da seleção nacional diante de Espanha (em Taveiro, dia 14) e uma semana depois na Rússia, em Sochi, a DH vai ter, sábado, a sua 18.ª e penúltima jornada da fase regular.

Esta será a derradeira ronda que engloba confrontos entre equipas do mesmo grupo, pelo que haverá lugar a folgas, desta feita para Técnico e Montemor, ficando finalmente todas as equipas com o mesmo número de partidas realizadas.
Eis o programa completo de uma ronda recheada de duelos interessantes e vitais para o escalonamento final das equipas, mas obviamente marcada pelo embate entre os dois primeiros classificados e principais (únicos?) favoritos à conquista do título, Direito e CDUL, que se defrontam em Monsanto. 

Mas atenção que as partidas da Tapada, Restelo e Arcos de Valdevez também serão bem aliciantes…

BELENENSES-ACADÉMICA (Restelo, 15.00)
Esta será uma partida entre duas equipas que na última jornada obtiveram resultados opostos e exibições bem distintas também, pelo que surgirão em campo dois quinzes em diferentes momentos anímicos – o que certamente irá influenciar o desfecho final. 
Os azuis, finalmente a apresentarem uma equipa mais próxima do seu melhor, vêm de um saboroso e inesperado triunfo em Cascais que lhes permitiu ultrapassar o seu adversário deste fim-de-semana e aproximar-se do vital 6.º lugar que dará presença nos play-off.
Já os pretos, a viverem um período tão negro como os seus equipamentos, foram substancialmente batidos em Montemor (26-0!) e não sabemos se terão ainda capacidade física e mental para recuperarem os abalados níveis de confiança e chegarem ao Restelo para discutir, olhos nos olhos, um jogo essencial para o seu futuro próximo.
Face à clara subida de forma da equipa de João Uva, parece-nos que o Belém irá aumentar a diferença pontual para a Académica e tirar a formação de Coimbra da discussão pela 6.ª posição.

AGRONOMIA-CASCAIS (Tapada, 15.00)
Dois derrotados no último fim-de-semana encontram-se na Tapada, onde mora a única das 10 equipas que, a 3 jornadas do fim, tem a sua situação praticamente definida na tabela. 
A 13 pontos das equipas que a antecedem e 16 acima dos perseguidores, Agronomia dificilmente escapará ao atual 5.º lugar, pelo que se irá deslocar a casa de Técnico ou Cascais no play-off de acesso às meias-finais.
Na 1.ª volta registou-se o triunfo da equipa da Linha (18-8, com 2-1 em ensaios) numa partida equilibrada, exatamente aquilo que se espera poder acontecer amanhã num jogo bem mais importante para os visitantes na luta ombro-a-ombro que protagonizam com os engenheiros com vista ao 3.º lugar final.
Tendo em conta que ao Cascais lhe calha defrontar, nas derradeiras duas jornadas – coisa pouca! – Direito e CDUL, esta poderá ser a última oportunidade para os homens de João Bettencourt conseguirem um triunfo. 
E face à aparente e natural tranquilidade classificativa agrónoma, se calhar será mesmo isso que vai acontecer….

CRAV-CDUP (Coutada, 15.30)
Com a inesperada vitória bonificada montemorense diante da Académica no último sábado, o CRAV – que concedeu 176 pontos nos últimos 3 jogos! – viu reduzida a sua confortável vantagem para o RC Montemor, lanterna vermelha da DH, para 4 pontos. 
Ora tendo em consideração a folga alentejana nesta ronda e o calendário que resta às duas equipas, um triunfo minhoto (ou até um empate ou mesmo um desaire com bónus defensivo) será suficiente para garantir, desde já, a permanência dos homens de Arco de Valdevez na DH.
Mas do outro lado estará um CDUP concentrado e apostado em manter-se no 6.º lugar, numa luta que terá continuação nas últimas duas jornadas, quando a equipa de Miguel Moreira defrontar exatamente Académica e Belenenses, os seus adversários diretos nessa briga particular.
Na 1.ª volta os portuenses venceram sem quaisquer problemas (42-12 e 6-2 em ensaios). Ora algo nos diz que agora não será exatamente assim…

DIREITO-CDUL (Monsanto, 17.00)
A jornada encerra em Monsanto, palco que vai receber mais um duelo de favoritos e que, face ao que aconteceu esta temporada com as duas equipas – CDUL invicto e Direito apenas derrotado no jogo da 1.ª volta pelos universitários (21-3) – será decisivo para a atribuição do 1.º lugar na fase regular.
As formações que têm dominado por completo o campeonato – mesmo passando grande parte da época a jogar sem os seus principais elementos face aos compromissos com as diferentes seleções – vão assim poder aquilatar, mais uma vez, a sua força e poderio em relação ao maior rival na discussão do título que terá o seu epílogo na final de 25 de Abril. Os campeões nacionais seguem em vantagem na temporada, pois foram derrotados na Supertaça mas eliminaram os advogados da Taça de Portugal (42-19), para lá da tal vitória na 1.ª volta no EU Lisboa.
Se a equipa de Damien Steele tem sofrido forte sangria por força da seleção de XV, já Direito é maioritário nos sevens e estas circunstâncias têm permitido constatar a profundidade e o valor dos dois plantéis – certamente resultado das boas políticas de formação – algo que mais uma vez vai ser posto à prova. 
Até porque não se sabe se irão proceder a poupanças face ao que por aí vem em termos internacionais…
Os universitários estarão menos pressionados pois sabem que, mesmo perdendo, manter-se-ão na liderança se a derrota for por números inferiores a 18 pontos e não deixarem os advogados somarem ponto de bónus atacante. 
Ou seja, um bom e emotivo jogo em perspetiva, mesmo que não tenha cariz decisivo, entre as duas equipas que dominam o rugby em Portugal. E só isso já vale a deslocação a Monsanto.

Sem comentários: