2 de março de 2015

SANTARÉM E SPORTING A CAMINHO DO PLAY-OFF, ÉVORA GARANTE MEIA FINAL EM CASA

Santarém e Sporting dão importante passo no caminho do play-off enquanto Caldas e Vila da Moita adiam para o próximo fim de semana alguma clarificação quanto ao sexto lugar.

O Évora como esperado garante presença na meia final - em casa - e Vitória impõe um empate ao Benfica que se atrasa um pouco em relação aos da frente, mantendo no entanto 10 pontos de vantagem em relação ao quarto classificado, o Santarém.

Os sadinos ganham mais dois pontos ao Loulé, tendo agora nove de vantagem, e estão mais seguros na Primeirona. enquanto o São Miguel com a derrota frente ao Santarém pode dizer adeus ao play-off, mas está tranquilo em relação ao rebaixamento, com 10 pontos a separá-lo do lanterna vermelha.

O Loulé está condenado ao último lugar, e apenas se livrará do rebaixamento se houver alguma alteração regulamentar.

RC LOUSÃ *62-9 RC LOULÉ (10-0)
Face ao bom momento que os lousanenses atravessam, exactamente o oposto do momento menos bom dos algarvios, era fácil de adivinhar que jogando em casa, o jogo só teria um sentido.
E realmente foi o que aconteceu, sem no entanto os louletanos alguma vez terem baixado os braços e deixado de dar boa réplica.
Os ensaios foram aparecendo com alguma regularidade e aqueles “bravos” que se levantaram de madrugada para se deslocarem à Lousã bem merecem só por isso o reconhecimento do publico presente.
Como apontamento final podemos dizer que os algarvios foram uns dignos vencidos.
Para a história e sobretudo para recordar, o bom momento de confraternização que se viveu no final do encontro.
José Redondo

CR ÉVORA *48-11 RUGBY VILA DA MOITA (7-1)
Jogo realizado num excelente dia de sol, autêntico dia de primavera, com um justo vencedor e onde o CRE alcançou um dos objectivos desta época que era jogar a meia final em casa .
Quanto ao jogo em si não teve grande história como o resultado demonstra, no entanto nos primeiros 20 minutos de jogo o Vila da Moita apresentou-se muito organizado, defendendo bem e até esteve por cima do resultado através de uma penalidade.
A partir do momento em que o CRE marcou o seu primeiro ensaio o jogo só teve um sentido, nunca mais o RVM causou grande perigo tendo obtido o seu ensaio já perto do final através de uma intercepção.

VITÓRIA RUGBY 17-17 BENFICA RUGBY (2-3)
Excelente empate imposto pelo Vitória de Setúbal ao Benfica, deixa os sadinos mais relaxados para os três encontros que ainda faltam, e com a permanência praticamente assegurada, já que os nove pontos de vantagem sobre o Loulé são uma almofada intransponível, especialmente se tivermos em conta o calendário em falta para cada uma das equipas.
Os encarnados apesar do tropeção não correm riscos, têm o play-off garantido e muito dificilmente cederão o terceiro lugar que lhes dá em casa o jogo dos quartos de final contra o sexto classificado.
Note-se por curiosidade que este foi o primeiro empate da prova.

CR SÃO MIGUEL 12-23 RC SANTARÉM (2-2)
O Santarém venceu em Lisboa o São Miguel, continuando uma fulgurante carreira que apenas foi interrompida frente ao Évora e à Lousã, que defrontou fora nos encontros da primeira volta.
Após um início de prova medíocre, que viu os cavaleiros derrubados nos quatro primeiros encontros, todos realizados fora de casa, a equipa escalabitana reagiu e nos restantes 11 jogos apenas perdeu com os primeiros.
Sem qualquer ponto de bónus - com o seu adversário desta jornada são as duas únicas equipas sem qualquer bónus - o Santarém consolida a sua posição de vantagem no grupo de candidatos ao play-off, enquanto os buldogues dizem adeus à pequena chance que ainda tinham de lá chegarem.

CALDAS RC 10-22 SPORTING RUGBY (2-3)
Dia de Rugby nas Caldas com jogos de diversos escalões, seniores, sub-18 e sub-16 e como corolário a assistência ao jogo dos Lobos para o Campeonato da Europa.
Tempo ótimo para a pratica da modalidade, relvado em boas condições, só a afluência de publico não correspondeu, mais uma vez, ao esforço que continuadamente se faz para divulgar este Desporto de excelência.
Vitória clara e justa do Sporting, aproveitando algumas debilidades dos Caldenses - as lesões e algumas desistências continuam a condicionar a equipa, mas contrapondo uma forte concentração, vontade de ganhar e um jogo mais competente.
Primeira parte de grande equilíbrio, com o resultado, ao intervalo de 10 - 7 favorável aos Pelicanos, conseguido na primeira metade destes primeiros 40 minutos
Aos 15 minutos e como corolário de uma melhor entrada em jogo, os visitados obtiveram um bom ensaio, entre os postes, inexplicavelmente não transformado pelo chutador habitual dos Caldenses, hoje em dia não. 
A juventude tem, por vezes, este preço. Há que não desistir.
Resposta dos Leões que conseguiram um bom ensaio, também entre os postes e bem transformado, pelos 18 minutos.
Numa toada de parada e resposta responderam os Pelicanos e após boas sequências dos seus avançados, acabaram por montar um bom maul que resultou em ensaio, aos 22 minutos.
Até final da primeira metade o jogo foi muito equilibrado, talvez com algum ascendente dos Caldenses que, contudo, por erros próprios também bem provocados por um Sporting com grande atitude, não traduziram em pontos essa superioridade. 
No final da 1ª parte um amarelo, bem mostrado, ao centro Caldense, revelou-se determinante para a segunda metade.
O Sporting iniciou a 2ª parte em domínio, e logo aos 2 minutos, transformou uma das muitas penalidades cometidas pela equipa da casa, empatando a partida a 10 pontos.
Até aos 10 minutos finais o jogo pode traduzir-se por tentativas sucessivas dos Pelicanos em jogarem ao pé, colocando a oval nos 22 metros dos Leões, mas sem qualquer êxito - o abertura Pelicano esteve bastante infeliz, respondendo o Sporting com um jogo competente, onde é mais forte - os seus 3/4 - pressionando o ensaio, sem contudo terem o êxito que talvez merecessem as suas investidas, fruto também, há que reconhecê-lo da defesa aguerrida dos Caldenses.
Com um segundo cartão amarelo aos 25 minutos, acabou a resistência - física e emocional - da equipa da casa, obtendo os Leões dois bons ensaios transformados, ficando, eventualmente a dever um quarto toque de meta.
Em conclusão vitória da melhor equipa e prémio para a atitude e para o melhor jogo colocado em campo.
Com este resultado o Sporting dá um passo decisivo para o play-off e o Caldas vê essa possibilidade bastante em risco; a recuperação das lesões será condição para manter a possibilidade do play-off.

Sem comentários: