11 de março de 2015

AGRÁRIA SURPREENDE GUIMARÃES MAS MANTÉM LIDERANÇA *

* José Silva

E quando o Campeonato se prepara para o terço final, no fim de semana de 7/8 de Março jogou-se a ronda 13, com dois jogos incluindo uma grande surpresa.

Em Coimbra o Guimarães perdeu pela primeira vez e deixa-se apanhar pelo Famalicão no topo da classificação, que venceu em casa o Braga por 82-5…

Vamos olhar para os jogos da jornada 14 com um escaldantíssimo Bairrada-Famalicão e a visita da Agrária a Aveiro, e depois olhamos para a classificação e começamos a antever as contas finais na corrida à Final Four.


Surpresa maior da jornada com os charruas a darem um ar de sua graça e brindarem os bravos com 5-2 em ensaios.  
Na semana passada escrevemos que em caso de derrota a Agrária estaria praticamente de fora da luta, mas eis que num resultado inesperado, ao conseguir 5 pontos contra um adversário até agora impenetrável (somente tinha cedido um empate na Bairrada) ainda se mantém, matematicamente na luta para a subida.
Difícil, muito difícil mas um estímulo extra para o final do campeonato que promete ser renhido até à última jornada.
Apesar da derrota o Guimarães mantém-se no topo da tabela, e dificilmente irá mudar o rumo que estava a seguir.


Em Famalicão o clube local cilindrou os vizinhos de Braga por uns concludentes 14-1 em ensaios, demonstrando toda a diferença entre as equipas.
O Famalicão mantém-se assim em situação privilegiada para lutar pelo segundo lugar na classificação, e respectivo acesso à Final Four.
Os gladiadores dificilmente evitarão a colher de pau, mas temos a certeza que para o ano estarão mais fortes com a formação do clube a dar frutos.

Com estes resultados fica assim a classificação;


Olhemos para os jogos que se disputam no fim de semana que os Lobos jogam em Coimbra


Jogo grande na Moita entre os dois principais candidatos ao segundo lugar na classificação final e respectivo acesso à Fase Final.
As duas equipas estão separadas por seis pontos, dos quais quatro serão eliminados quando o Bairrada folgar, pelo que estamos a falar de dois pontos de diferença e a Bairrada tem mais ponto em disputa que o Famalicão (jogo antecipado).
Apesar de não ser vinculativa, esta será uma autêntica final para as duas equipas!
Quem perder o jogo pode ainda chegar ao segundo lugar…a depender de outros.
São claramente as duas melhores equipas ainda em jogo, logo atrás do Guimarães, e se no ano passado o Famalicão levou a melhor por 2 pontos, este ano a Bairrada leva uma ligeira vantagem, pois tem, apesar de tudo, uma calendário mais fácil que o Famalicão.
Mas para começar há que ganhar o jogo de domingo.
Vá de passeio à Bairrada e veja a partida. Jogo de tripla, damos a vantagem caseira à Bairrada.


Um jogo que pode ser curioso de seguir.
A Agrária em crescendo fez na ultima jornada a surpresa do ano, que pertencia ao Aveiro da jornada 11.
A Agrária, em teoria, deverá levar o jogo de vencida com ponto de bónus, mas os grifos este ano estão afoitos a criar surpresas e em casa são um osso duro de roer.
Apesar de tudo apostamos numa vitória dos visitantes.

O FUTURO
Vamos entrar no reino da imaginação e adivinhação e tentar, tal como fizemos no ano passado, um puro exercício de retórica, que vale o que vale, e tentar antever a classificação final tendo em contas os pontos ainda em disputa, os possíveis que cada equipa pode ainda fazer, e os prováveis.
Lá está. Trata-se de um ligeiro exercício sem grande valor real, mas os clubes já devem ter feito contas semelhantes…
Como é óbvio apenas um resultado falhado e faltam ser jogadas 10 partidas, das quais 3 ou 4 completamente imprevisíveis, e toda esta tabela deixa de fazer sentido.


A tabela acima indica-nos os jogos que cada equipa tem de fazer, se é em casa (C) ou Fora (F).
A verde estão marcadas as jornadas onde folgam e fazem 4 pontos.
A vermelho os jogos já disputados e portanto considerados na tabela classificativa.
No Quadro mais à direita os tais ponto prováveis.
Guimarães - vence todos os jogos e faz PB (ponto bónus) perante Braga
Famalicão - tem claramente o calendário mais difícil pois joga fora com Bairrada, Guimarães e Agrária.
Nesta previsão ganha com PB ao Braga mas só consegue PB defensivos nos restantes jogos.
Poderá ter um jogo chave na última jornada com a Agrária (vitórias dos charruas)
NR Lousã - pode ser a equipa chave deste campeonato pois muito pode mudar com os resultados conseguidos contra o NR Lousã, especificamente com Bairrada e Famalicão com sortes diferentes…de qualquer modo nesta análise antevemos PB ofensivo em Braga e vitória na Bairrada.
Bairrada - damos vitória com PB em Braga e normal com Famalicão. Atribuímos ainda PB defensivo com a Lousã (será um jogo chave).
Agrária - pomos a Agrária a ganhar todos os jogos, PB ofensivo com Aveiro.
Aveiro e Braga dificilmente farão mais pontos que não os das folgas.

Com esta análise – que tem obviamente muitas zonas de sombra, e muitos jogos completamente imprevisíveis, chegariam à Fase Final, Guimarães e Bairrada, com o Famalicão ali a um passo…
Nota: a NR Lousã não poderá disputar a fase final devido ao estatuto de clube satélite.

CORREÇÃO 12/3/2015 15:30


Chamaram-nos a atenção que o Famalicão recebe a Agrária de Coimbra na última jornada, por inversão de jornada, pelo que reanalisamos as possibilidades de Famalicão e Agrária.
 Nesse cenário atribuímos a vitória ao Famalicão o que mudaria substancialmente a tabela conforme indicado



No essencial, e pelo exercício acima, Guimarães e Bairrada seguem em frente para a final four, mas agora a diferença entre segundo e terceiro é de apenas um ponto…
 

Sem comentários: