12 de março de 2015

TRIO DA FRENTE COMENTA PRIMEIRONA

Com a fase de apuramento do campeonato nacional da 1ª divisão a chegar ao seu termo, e com os três primeiros lugares já entregues em definitivo, o Mão de Mestre ouviu o que as três equipas têm a dizer sobre o momento.

O Rugby Clube da Lousã é o dono da primeira posição, conquistada com inteiro mérito através de 16 vitórias em 16 jogos, marcando o maior número de pontos (816) e de ensaios (124) entre todas as participantes na prova, e tendo sofrido o menor número de pontos (82) e de ensaios (7), entre todos também...
Para concluir, os beirões vão também na frente quanto a pontos de bónus, registando 12 na tabela.


Ricardo Rodrigues, Director Técnico dos beirões comentou a situação actual da seguinte forma:

Depois de uma época 2013/2014 quase brilhante, apenas uma derrota na Taça de Portugal contra o CDUL nos quartos de final e na final do Campeonato Nacional contra o Caldas/Groundlink (em quatro jogos realizados contra esta equipa durante toda a época apenas saímos derrotados uma vez, na final), assumimos o compromisso e o objetivo de repetir o feito, sendo que, na presente época 2014/2015 queremos vencer na final para
Foto: António Simões dos Santos
sermos campeões nacionais. 

Mas primeiro teremos de lá chegar.
Neste momento toda a equipa está focada nesse principal objetivo, sendo que, os objetivos intermédios - chegar aos 75 pontos e jogar a meia final em casa - estão cumpridos. Sabemos que este modelo de campeonato não premia a equipa mais regular durante a época (como aconteceu o ano passado) e que o 6º classificado da 1ª fase pode ser campeão nacional. 
Temos consciência de que eram as regras do jogo antes deste campeonato começar.
Estamos novamente nos quartos de final da Taça de Portugal e a um passo de fazer história no clube, se conseguirmos vencer o CDUP. 
Temos a oportunidade de medir forças com uma equipa que milita a meio da tabela na divisão de honra e que nos permite tirar algumas conclusões acerca da nossa equipa. Certamente um grande jogo e com estádio cheio, como já vem sendo hábito nos jogos das nossas equipas seniores.

O Clube de Rugby de Évora conseguiu um segundo posto na tabela, apenas sendo ultrapassado pela Lousã embora conseguindo num desses jogos o bónus defensivo, mas batendo todos os restantes adversário, e apenas não conseguindo o bónus de ataque nos dois jogos com o Benfica, e contra o Caldas e o Vila da Moita (ambos fora).
António Moura Dias, treinador dos chaparros, comentou desta forma o que se passou até agora:

Em relação à atual época da Primeirona, penso que há um contraste claro, como é evidente na tabela classificativa, entre, Lousã, Loulé e as restantes oito equipas.
Foto: Clube de Rugby de Évora
O RC Loulé pela negativa, apenas somou duas vitórias num total de 16 jogos até ao momento, tendo sofrido já um total de 570 pontos.
No outro lote, onde estão as oito equipas entre primeiro e último classificado, penso que há um maior equilíbrio entre si, praticamente todas venceram e perderam entre elas, estamos a duas jornadas do final da fase regular e ainda há quatro equipas a lutar por um lugar no playoff, em que só três irão "sobreviver". 
Ainda neste lote, somente o CR Évora está invicto contra todas estas equipas, mas, meto-o aqui porque também não o posso meter no patamar do primeiro classificado, pois após dois embates entre si, os da Lousã levaram sempre a melhor.
Deixo para o final, e como não poderia deixar de ser, a equipa Lousanense, repleta de grandes jogadores, soma 16 vitórias em 16 partidas disputadas, sendo indiscutivelmente a equipa "predestinada" para alcançar o primeiro lugar da prova.
Não me querendo alongar mais, ficam os votos de um excelente final de época para todos.

A encerrar o trio da frente está o Benfica Rugby, que perdeu as partidas que realizou com os dois primeiros, registando bónus defensivos nos encontros com o Évora e num dos realizados com a Lousã, e perdeu ainda frente ao Santarém na 13ª jornada, (com direito a bónus defensivo) e empatou na 15ª com o Vitória de Setúbal.
Além destes desaires, os encarnados venceram todas as partidas que realizaram, e terminam a fase de apuramento num merecido terceiro lugar.
José Mendes, o treinados das águias, fez a seguinte apreciação à situação da competição:

Esta fase de apuramento evidenciou de uma forma regular e consistente a liderança da
Lousã, assim como do Évora como principal outsider.
Foto: Luis Cabelo
O Benfica depois de uma primeira volta dentro das expectativas teve uma quebra na segunda volta resultante de indisponibilidades e lesões em jogadores nucleares, com naturais impactos num plantel limitado, jovem e inexperiente.
Realce para o equilíbrio entre quatro candidatos aos três restantes lugares para o play-off, destacando o desempenho do Santarém, assim como do promovido Vila da Moita.
Uma palavra para o Loulé com a despromoção no horizonte, e com todas as dificuldades com que se tem confrontado, tem mostrado dignidade e desportivismo.





Sem comentários: