28 de março de 2015

APURADOS OS QUARTO FINALISTAS DO QUALIFICATIVO DE HONG KONG

O dia começou com a partida entre a Guiana e o Tonga, que deu a primeira e única vitória do fim de semana aos tonganeses, não sem antes sofrerem para conseguirem parar o ímpeto inicial da Guiana, que começou bem e chegou aos 12-0, altura em que o Tonga revidou e deu a espaços um ar da sua graça, acabando por vencer por 36-24, mas sem conseguir - aliás como os guianeses - o apuramento para os quartos de final.

Com estas duas equipas fora da competição faltava eliminar outras duas e determinar a classificação das restantes por forma a definir os jogos dos quartos de final.


A Coreia do Sul trazia do primeiro dia de prova o melhor saldo de pontos marcados/sofridos entre todas as equipas que tinham perdido os dois jogos anteriores (-9) e a vitória sobre a Tunísia por 21-7 veio confirmar o que já se esperava, e os coreanos asseguraram o oitavo lugar, último com passagem para os quartos de final.
A Tunísia não impressionou e ficou pelo caminho.

O Brasil que tinha vencido uma partida e tinha um saldo negativo de apenas dois pontos, enfrentou o México na esperança de conseguir um resultado volumoso que lhe assegurasse um bom lugar na classificação, e consequentemente um adversário mais fraco na eliminatória de amanhã.
Mas o México pareceu uma verdadeira cobra na primeira parte, enquanto os brasileiros pareciam tudo tentar para não conseguir vencer a partida, e o intervalo chegou com os mexicanos a vencer por 10-7.
Mas no segundo tempo o Brasil melhorou, e marcou quatro ensaios que levaram o marcador aos 33-10 finais, e ao segundo lugar no grupo, com os mesmos pontos do primeiro e do terceiro, com o escalonamento a ficar decidido nas contas dos saldos.
Das equipas eliminadas o México foi talvez a que melhor comportamento teve, e é uma equipa a seguir no futuro.

Espanha e Zimbabué já estavam garantidos nos quartos de final, mas o jogo foi bem disputado, e acreditamos que a Espanha seja o principal candidato à vitória, já que apresentou um rugby de nível superior, a que não serão estranhas as duas épocas de residência que já cumpriram.
O Zimbabué também tem uma equipa poderosa, mas sem a categoria dos espanhóis.

A Papua Nova Guiné e a Rússia também já estavam asseguradas nos quartos de final, mas a Papua jogou bastante bem, dominou completamente a Rússia - que está bastante mais fraca do que estamos habituados a ver o Grand Prix da Europa.
O resultado de 26-17 favorável aos papuásios foi absolutamente justo e podia mesmo ter tido uma maior expressão.
Na Papua praticamente não se joga rugby de 15 - ocupa o 95º lugar entre 102 países no ranking da World Rugby - sendo o Rugby League o desporto mais popular do território, e é no League que os sevens vão buscar grande parte dos seus jogadores.
Tem jogadores muito rápidos, incluindo um velocista dos 100 metros, que deixou a defesa da Rússia com muitos problemas...

A qualificação terminou com o encontro entre Hong Kong e Uruguai, ambas já apuradas, que nos mostrou um Uruguai bem melhor que o de ontem, e que apesar da derrota por 19-7 promete ser um adversário de respeito na eliminatória.
Hong Kong confirmou ser um dos principais candidatos à vitória, com um rugby adulto, sem maneirismos, forte a defender e com boas soluções atacantes.

Veja o quadro dos resultados e o acasalamento das equipas nos quartos de final.


Os jogos dos quartos de final são bastante equilibrados, com a eventual excepção do Espanha-Coreia do Sul, que parece oferecer um desnível acentuado, com vantagem para os espanhóis...

Hong Kong também parece mais forte do que a Rússia, mas não se pode desprezar a experiência dos russos, apesar de não terem estado muito bem nesta primeira fase...

Quanto aos outros encontros, tudo vai depender do momento, e qualquer das equipas pode ganhar.

Voltaremos ainda hoje, sábado, para comentar os resultados dos quartos de final.

Sem comentários: