16 de março de 2015

SANTARÉM VENCE NAS CALDAS E LOULÉ DESPEDE-SE EM GRANDE

Santarém vence nas Caldas e assegura quarto lugar na tabela, enquanto Loulé vence Sporting a atrapalha leões na luta pelo play-off, enquanto Lousã vence Vila da Moita e deixa ribatejanos fora dos seis da frente, e Évora derrota Vitória e mantém distância para o líder.

No Estádio 1º de Maio Benfica derrota São Miguel, mas não evita resultado desfavorável ao intervalo, apesar de no final ter assegurado o ponto de bónus que assegura a manutenção da distância para os chaparros.


RC LOUSÃ *62-21 VILA DA MOITA (10-2)
Os beirões venceram sem dificuldade o Vila da Moita, com direito a bónus de ataque - o 13º da época - embora os ribatejanos tenham conseguido a proeza de marcar 24 pontos ao líder - foi o dia em que a Lousã sofreu mais pontos neste campeonato - e de igualar o Benfica (na 5ª jornada) em ensaios obtidos frente ao comandante da tabela (dois).
Depois de chegarem ao intervalo com 24-5 no marcador, as equipas animaram-se para o segundo tempo, e marcaram um total de 54 pontos entre as duas.
Com os 10 ensaios marcados, os lousanenses somam já 134 marcados contra apenas nove sofridos, para um total de 878 pontos a favor e 103 contra, o que faz dela a equipa mais produtiva de Portugal esta época, e aquela com menos pontos sofridos entre as 20 que disputam as principais divisões nacionais, além de registar o maior número de pontos de bónus das três divisões.
Para conseguir o pleno, aos beirões só falta bater o Santarém no próximo final de semana, mas isso será assunto para a próxima crónica...

CR ÉVORA *41-12 VITÓRIA RUGBY (7-2)
Vitória natural dos chaparros, que mesmo jogando em casa fora de casa, não se deixaram surpreender e bateram um Vitória que subiu de rendimento nesta fase final da prova, mas ainda está longe do poder dos primeiros.
Com 34-12 ao intervalo o segundo tempo foi de grande equilíbrio, com os alentejanos a conseguirem apenas a marcação de um ensaio, mesmo se os sadinos não obtiveram qualquer ponto.

CR SÃO MIGUEL 15-38* BENFICA RUGBY (0-6)
O Benfica venceu o São Miguel, mas o resultado final não revela o que se passou no 1º de Maio, já que ao intervalo os buldogues venciam por 9-7, mostrando que são uma equipa diferente, para melhor, daquela que começou a época.
(Correção: Ao intervalo o Benfica já vencia por 9-12)
Mas os encarnados reagiram bem, deram a volta ao resultado e acabaram por vencer por números significativos.

CALDAS RC *17-20 RC SANTARÉM (2-3)
O resultado mostra bem o equilíbrio que se verificou nas Caldas da Rainha, onde ao intervalo os escalabitanos venciam por 15-14.
Os cavaleiros foram os primeiros a marcar, mas os pelicanos responderam bem e a liderança foi andando de mão em mão até final, acabando por premiar a equipa que mais fez para garantir os pontos necessários para garantir o apuramento para o play-off.
Mas o ponto de bónus conseguido pelos donos da casa fez com que tivessem recuperado um lugar entre os seis primeiros, embora com o mesmo número de pontos do Vila da Moita.
À margem do jogo, o Santarém viu a FPR anular a falta de comparência que lhe tinha atribuído na primeira jornada, o que motivou que na tabela classificativa os cavaleiros tenham recuperado o ponto perdido naquele encontro, estando agora com 40 na tabela.

RC LOULÉ 23-21* SPORTING RUGBY (2-3)
O Loulé não quis terminar a época e a sua passagem pela Primeirona, sem dar um ar da sua graça, e
Foto: Thani Assiz
bateu o Sporting, conseguindo a sua terceira vitória do ano.
Em função da anulação da falta de comparência do Santarém no jogo que disputou com os algarvios na jornada inaugural da prova, o Loulé perdeu um ponto de bónus que tinha recebido e mesmo com a vitória de hoje, soma apenas 13 na tabela classificativa.
Os leões com esta derrota puseram em risco o apuramento, já que podem ser ultrapassados pelo Vila da Moita e pelo Caldas na derradeira jornada, caso não consigam derrotar o Benfica na Sobreda.

Veja a tabela classificativa e o quadro actualizado dos resultados aqui.


Sem comentários: