25 de março de 2015

TAÇA DE PORTUGAL DISPUTAM-SE OS QUARTOS DE FINAL

A Taça de Portugal entra na sua fase definitiva, com a disputa dos quartos de final, 6ª eliminatória da prova, neste final de semana.

Recorde-se que a competição teve o seu início em 4 de Outubro de 2014, numa série de três eliminatórias apenas com equipas da 2ª Divisão, e que terminou no fim de semana de 15 de Novembro.


Nesta altura ficaram apuradas duas equipas da Segundona que se juntaram às 10 da 1ª Divisão e disputaram em 29 e 30 de Novembro mais uma eliminatória (a quarta) que apurou seis equipas que se juntaram às 10 da Divisão de Honra.

A partir daqui, com todas as equipas nacionais já abrangidas, disputaram-se os oitavos de final em 13 e 14 de Dezembro, e agora os quartos de final.

As oito equipas envolvidas nesta fase são a Lousã - única equipa que não disputa a Divisão de Honra - a Académica, o Belenenses, o Cascais, o CDUP, o CDUL, o Montemor e o Técnico.

O grande ausente desta fase da prova é o Direito, que foi eliminado nos oitavos de final pelo CDUL, e os favoritos para ultrapassarem esta eliminatória são:
O Técnico, que não deve ter dificuldade em bater o Montemor;
O Cascais, que vai poder contar com a equipa quase completa terminada a campanha internacional dos Lobos, tem todas as condições para deixar no caminho uma Académica que tem sentido muito o êxodo de muitos jogadores;
O CDUL, o todo-poderoso líder da D.H., não deve ter dificuldade em bater o Belenenses, pese embora o recente reanimar da equipa do Restelo.

Quanto à eliminatória entre Lousã e CDUP as contas ficam mais complicadas, embora os portuenses tenham o favoritismo institucional que o peso das equipas da D.H. levam consigo, quando em disputa com equipas de outros escalões.
Mas não podemos esquecer que os beirões já venceram o CDUP este ano, mesmo que tenha sido num encontro a feijões, e que podem aproveitar o natural momento de desânimo da equipa do Norte para tentarem uma presença nas meias finais.
Apesar do favoritismo dos portuenses, a Lousã tem bastantes possibilidades de seguir em frente...

Note-se que a presença de uma equipa não-DH nas meias finais da Taça de Portugal, embora não muito vulgar não é inédita, já que desde 2000, nomeadamente em 2008/09 o CRAV defrontou o Belenenses nessa fase da prova, em 2007/08 o Évora defrontou Agronomia, e em 2003/04 e 2002/03 o Montemor enfrentou o Direito.



Sem comentários: