28 de março de 2015

PORTUGAL EMPATA COM NOVA ZELÂNDIA E MOSTRA CATEGORIA

Pela primeira vez na história Portugal não perdeu com a Nova Zelândia, e a segunda parte dos Linces vai com certeza passar a fazer parte do nosso imaginário, já que os portugueses dominaram completamente os All Blacks, acabando a melhor homenagem a vir da boca de Gordon Tietjens que afirmou nas suas declarações após o jogo que a sua equipa merecia ter perdido.

O Mão de Mestre não tem por hábito fazer comentários a meio de cada dia dos torneios de sevens, mas a ocasião é extraordinária e a equipa merece claramente que se abra uma excepção.


O jogo começou mal, e logo no pontapé de saída, com 15 segundos de jogo, um cartão amarelo a José Vareta deixou a equipa vulnerável e os neozelandeses aproveitaram e imediatamente marcaram o seu primeiro ensaio - ainda não estava decorrido um minuto de jogo...

E o primeiro tempo esteve sempre nas mãos da Nova Zelândia, que foi tranquilamente aumentando a vantagem, até aos 17-0.

Mas apesar de Portugal não conseguir pontuar notava-se uma atitude bem positiva na equipa, que mostrou grande melhoria no jogo no chão, e com vontade de afrontar o poderoso adversário.

A equipa sempre que tinha a bola tentava garantir a sua posse, com calma e sem atropelo, e esse esforço acabou por ser compensado com um ensaio no final dos primeiros sete minutos, por intermédio de Adérito Esteves, que Pedro Leal transformou, reduzindo para 7-17, resultado com que se chegou ao intervalo.

Infelizmente nesse ensaio Adérito lesionou-se, e ainda não sabemos a gravidade dessa lesão.

A segunda parte começou melhor e o capitão Diogo Mateus marcou logo no seu início, embora os All
Foto: SWS
Blacks tenham respondido de seguida com mais um ensaio transformado.

E pronto. A partir daí, com cinco minutos para jogar, Portugal passou a dominar as operações.

Com Duarte Moreira, João Vaz Antunes, Nuno Sousa Guedes e Diogo Miranda a refrescarem a equipa, Portugal voltou a marcar ensaios por Carl Murray e Nuno Sousa Guedes, que também transformou um deles, empatando o jogo a 24-24, resultado com que se chegou ao final da partida.

Este foi o primeiro resultado positivo de Portugal frente à Nova Zelândia, derrubando um dos poucos tabús que ainda subsistiam para a equipa nacional. Agora só falta conseguir um resultado positivo frente às Fiji...

Vamos agora aguardar o jogo com a Escócia, mas se os Linces se comportarem da forma como se comportaram perante a toda-poderosa Nova Zelândia, são mesmo capazes de fazerem os planetas ficarem alinhados!

Foto de capa: SWS

Sem comentários: