27 de março de 2015

QUARTOS DE FINAL DA QUALIFICAÇÃO DO CIRCUITO MUNDIAL COM CINCO JÁ APURADOS

No Torneio de qualificação para equipa residente no Circuito Mundial em 2015-16, quase tudo correu como esperado, e com um jogo ainda por realizar já temos cinco das oito quarto finalistas apuradas.

No grupo G a Espanha confirmou o seu favoritismo, apresentando um rugby mais consistente que os adversários, e que mesmo em relação aos outros grupos não parece ter concorrente à altura, embora seja sabido que nos sevens tudo pode mudar de um dia para o outro.

Tonga foi a grande desilusão da prova - em especial depois da excelente participação que teve no torneio inter-regional Ásia-Pacífico que se realizou em Borneo no mês de Fevereiro, em que apenas perdeu na final frente a Hong Kong, a quem vencera na fase de apuramento - e foi claramente suplantado pelo Zimbabué, que tal como a Espanha já assegurou um lugar nos quartos de final.

No grupo F se a garantida passagem da Rússia à fase seguinte não espanta ninguém, já o mesmo não se pode dizer do apuramento da Papua Nova Guiné que levou a melhor no confronto com a Coreia do Sul, enquanto no grupo E ainda há muita coisa por decidir.

Na verdade neste primeiro grupo apenas o Uruguai já garantiu a qualificação, batendo o México e o Brasil, ao mesmo tempo que Hong Kong, um dos principais favoritos à partida - e que venceu Tonga na final do já referido torneio de Borneo - não soube capitalizar o facto de jogar em casa e foi batido pelos brasileiros que souberam explorar os erros dos asiáticos, para depois baterem facilmente o México.
Assim, neste grupo Brasil e Hong Kong avançam para a última jornada com resultados repartidos, mas se o Brasil conseguir vencer o México como é esperado, então é natural que os dois sejam apurados já que Hong Kong é de todas as equipas que não têm duas vitórias, aquela que tem claramente o melhor diferencial de pontos marcados/sofridos.
Na verdade mesmo perdendo (mas não por muitos...) é natural que os brasileiros consigam um lugar nos quartos de final, devido àquele diferencial, já que quatro das equipas que ainda não têm vitórias registam saldos negativos muito elevados

Veja o quadro dos resultados, a classificação actual e os jogos que ainda faltam realizar na fase de apuramento.
Recorde-se que são apurados para os quartos de final as oito melhores classificadas nesta fase da prova.


Sem comentários: