1 de setembro de 2013

SELECÇÃO DE SEVENS SERÁ A PRIMEIRA A ENTRAR EM ACÇÃO

Com a segunda e derradeira etapa de um Grand Prix Sevens da FIRA, cuja edição deste ano parece uma manta cheia de buracos, o treinador nacional de todas as selecções de seniores anunciou quais são os primeiros convocados para um conjunto de treinos específicos, que saem, todos eles, do conjunto de 47 jogadores que se encontram ao serviço de Frederico de Sousa desde a semana passada.

No entanto, três surpresas surgem nesta convocatória, sendo a primeira a ausência de um dos jogadores mais influentes da equipa que disputou as Séries Mundiais, a primeira etapa do GPS e o Mundial de Moscovo da época 2012/13 - Diogo Miranda.


Miranda foi um dos dois totalistas dos Linces da época passada, juntamente com Francisco Vieira de Almeida, e mesmo que a sua ausência se deva a lesão, seria de bom senso que essa informação fosse tornada pública, evitando especulações e tentando aproximar a selecção no seu conjunto, da comunidade a que ela pertence.

Caso não seja uma lesão o motivo da ausência, então começamos a duvidar das decisões que vão ser tomadas no que respeita à constituição da equipa.

A segunda surpresa prende-se com a convocatória - mais do que merecida! - de Sérgio Franco, da Académica, ficando a expectativa sobre o que irá acontecer...

Mas as surpresas não se ficam por aqui, e é maior ainda a terceira delas, com a chamada ao grupo dos 7's de Vasco Uva, o excelente terceira linha da selecção de XV, que representou no passado a equipa, mas que está ausente dela desde Julho de 2010, quando, depois de uma ausência de mais de um ano, foi convocado para defender a selecção do jogo reduzido em Moscovo.

Com um calendário bem carregado de sevens, com a participação nas nove etapas do Circuito Mundial, com o apuramento para os Jogos Olímpicos, cuja forma ainda não foi anunciada, mas que não deve tardar, com o Grand Prix de 2014, e com a eventual preparação de uma equipa Olímpica para 2016, por um lado, e com a também eventual participação na Challenge Cup, nos jogos da janela de Outono e nos jogos de preparação para a campanha internacional-FIRA, e esta mesma campanha de cinco jogos, será que Vasco Uva vai encher os dois calendários??

Ou esta convocatória é apenas uma coisa esporádica, assim como se se tratasse duma brincadeira?

Será que se apresenta uma equipa agora em 21 de Setembro, no GPS de Bucareste, para depois, em Gold Coast, na Austrália, no fim de semana de 12 de Outubro, se apresentar uma equipa totalmente diferente?

E quando chegar a altura dos torneios de sevens do Dubai e da África do Sul, e da terceira etapa da Challenge Cup, quem vai jogar o quê?

Enfim, lamentamos a falta de clareza em relação a esta matéria, mas não ficamos surpreendidos...apenas lamentamos...

Fique com a lista dos 47 jogadores convocados para os trabalhos das selecções de XV, com indicação dos que foram apontados como convocados para os primeiros treinos de sevens.


13 comentários:

Anónimo disse...

Pra variar, quer em sevens quer em XV, serão sempre os mesmos a jogar, deixando de fora os valores que nesta convocatória só foram chamados para encher o olho e fazer número... mais do mesmo. Nada a que já não estejamos habituados

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Dentro de dias confirmam-se os nomes...

Anónimo disse...

O comentarios negativos do costume, ou porque sâo convocados ou porque não são. Vou ser convocados para a Romenia os doze melhores. Os outros continuarão a trabalhar até serem os melhores. Qual é a duvida ? Qual o problema ? Não comecem já a envenenar. Os jogadores percebem e sabem muito bem que a altura deles se trabalharem chegará.ii

Anónimo disse...

Se calhar não percebem que a remela se grude sempre no mesmo olho... não tens falado muito com os jogadores convocados para fazer de conta pois não? Eu logo vi...

Anónimo disse...

E porque raio os mesmos jogadores tem que estar na seleção de sevens e de 15? É assim que querem fazer umas seleções decentes ou é pra dar tacho aos mesmos pançudos de sempre?

Anónimo disse...

Que tachos? É mesmo dizer mal de forma gratuita. Sabes quanto recebem? De certo que seria bom haver jogadores para o quinze e para o sete, só que ainda nao há. Será que ninguem repara que depois de 2007 não houve renovação, que nessa altura sim os jogadores de quinze e de sete eram os mesmos e ninguem dizia nada?
As coisa hoje já são bem diferentes e não sendo o ideal apenas uma pequena minoria joga nas duas Seleçoes. É uma evidencia.

Anónimo disse...

Penso que José Vareta saiu do GDD, e foi contratado pelo CRAV.

Anónimo disse...

Que tachos? Não há jogadores? Se a federação em vez de meter nas convocatórias, independentemente da sua condição, algumas vedetas única e exclusivamente para o tacho e auto promoção, desse oportunidade aos jovens que por esse país fora correm atrás do melão, seguramente que tinhamos muito mais massa crítica de qualidade. Ou somos assim um país tão subdesenvolvido que só os eternos selecionáveis sabem jogar rugby? Poupem-nos a esse tipo de comentário. Acima de tudo, sejamos honestos. As oportunidades no rugby português não são iguais para todos.

Anónimo disse...


Embora parece um comentário tipo calimeros do costume da AACoimbra, há uma certa verdade nas afirmações.

Parece que um determinado lote tem lugar cativo (GDD, CDUL, Belenenses e Agronomia) e depois há mais uns quantos para encher convocatórias ou fazer de saco nos treinos!

Depois, na hora da verdade lá vai o lote do costume, mais os «nacionalizados» e a camionete de franceses!

Mas enfim, há que ter esperança que as coisas melhorem. A esperança (também de que o Presidente se vá) é a ultima coisa a morrer.

Já agora, sobre o concurso de um nome para uma equipa na AMLIN Cup, que tal CBB ou Cabé Boys ?

Anónimo disse...

Será que os seleccionados para a selecção estão relacionados com as equipas que têm ganho consecutivamente os campeonatos? Será que não deveremos seleccionar os melhores? Será que os melhores não estão nos clubes que ganham e disputam até final a divisão de honra? Será que não é aí que estão os melhores? Será que devemos criar o sistema de cotas para todos ficarem contentes? Será que os clubes que não têm jogadores na selecção não deverão começar a trabalhar melhor? Será que não chega dos calimeros do rugby português estarem sempre a culpar os outros pelo insucesso desportivo? Será que não deverão por os seus jogadores a treinarem como deve de ser em vez de estarem constantemente a beber copos? Será que não deveremos valorizar e apoiar os jogadores que se sacrificam em prol do rugby e da nossa selecção?

Tenham juízo!

António Silva

Cascais Rugby

Anónimo disse...

Nem mais! Tenham juízo!

Anónimo disse...

Está de parabéns o rugby nacional. É importante irmos à Amlin Cup. É assim que se pode progredir.
Boa vitoria frente aos candidatos italianos e romenos.
Ainda bem que vamos poder ver rugby de qualidade.

Anónimo disse...

" Anónimo disse...

Embora parece um comentário tipo calimeros do costume da AACoimbra, há uma certa verdade nas afirmações."

Como conimbricense, e não como calimero, como essa nódoa que teceu este comentário nos apelidou, e sendo a primeira vez que comento no Mão de Mestre, quero afirmar que mesmo não sabendo se o autor do comentário que deu origem a este epíteto de "calimeros" é de Coimbra ou não, não é importante para o caso, subscrevo inteiramente as considerações feitas. Cá por Coimbra, bem como por outros sítios do país onde se joga rugby (bom),não gostamos de servir de tapa buracos nem nos consolamos com umas convocatórias para inglês ver. Aconselho por isso a que mordam a língua antes de proferir certas afirmações. O pior cego é aquele que não quer ver. Tenho dito.

Carlos Alves
FCDUC
Coimbra