23 de setembro de 2013

MONTEMOR NA ELITE DO RUGBY PORTUGUÊS

Depois de uma curta passagem de três anos pela 1ª Divisão, o Rugby Clube de Montemor venceu a competição e ascendeu com inteiro mérito ao convívio com as melhores equipas nacionais.

Na época passada, o Montemor não só se sagrou Campeão Nacional, como foi das suas fileiras que saíram os melhores marcadores de pontos e de ensaios da prova, e venceu 21 dos 24 encontros que disputou entre o Campeonato e a Taça de Portugal, onde só foi eliminado nas meias finais, por Agronomia.

Nesta sua primeira passagem pela Divisão de Honra, Paulo Xavier, presidente do clube alentejano, tem consciência das dificuldades e estabelece como objectivo da sua principal equipa, a manutenção na divisão de topo do rugby nacional.

Mão de Mestre: Quem é o Paulo Xavier, no rugby e fora dele?
Paulo Xavier: Paulo Xavier, 54 anos de idade, notário em Montemor-o-
Novo, pai de quatro filhos, ex jogador de rugby do Benfica e do Técnico, fundador do RCM e Presidente do Clube.

MdM: Onde nasceste e cresceste e como se deu o primeiro contacto com o rugby?
P.X.: Nasci em Lisboa, cresci em Arroios, onde ainda vivem os meus pais e fui levado para o rugby do Benfica pelo meu vizinho Carlos Clemente, onde felizmente fui recebido no então campo de rugby do Estádio da Luz, pelo Prof. César Pegado.

MdM: O que fizeste no rugby na época que terminou, e o que vais fazer na próxima?
P.X.: Na época passada fui presidente do RCM e espero, caso continue a ter saúde, a dirigir os destinos do clube nesta época. 

MdM: Como surge o rugby em Montemor e quando? Quando surge o RC de Montemor?
P.X.: O rugby surge em Montemor em Outubro de 1993, precisamente há 20 anos, numa acção de divulgação feito por mim e com o apoio do secretário da Federação, o meu amigo Delfim Barreira.
O RCM foi constituído mais tarde em 1995, depois de ter tido dois anos de actividade, no seu início, como secção do Grupo União Sport.


MdM: Qual foi a actividade que o clube teve nos escalões de formação (até aos sub-14) e de pré-competição (sub-16 e sub-18) na época 2012-13?
P.X.: O RCM participou em Sub-14 no Torneio Nacional Grupo A, tendo ficado em 4.º lugar, nos Sub-16, esteve igualmente do Grupo A do campeonato respectivo tendo ficado em 7.º lugar e nos Sub-18 competiu também no Grupo A, do Campeonato Nacional, infelizmente ficou em 10.º lugar, tendo descido ao Grupo B. 

MdM: Quem foram os treinadores destes escalões?
P.X.: Sub-18 – João Furtado
Sub-16 – Francisco Gaivão
Sub-14 – Bernardo Xavier


MdM: Que acções estão previstas para alargar o recrutamento nas camadas jovens?
P.X.: Ao longo da última década o RCM tem feito através das Actividades Extra Curriculares uma divulgação séria junto das escolas primárias e tem promovido acções junto das EB 2/3 e da Escola Secundária de Montemor-o-Novo. 
Este tipo de actividades e de acções é um objectivo a cumprir na próxima época, continuando a promover a modalidade potenciando a entrada de novos jogadores no clube. 

MdM: Existe alguma parceria com escolas/estabelecimentos de ensino da região?
P.X.: As parcerias existentes junto das escolas primarias, EB 2/3 e secundária de Montemor-o-Novo, são, como disse para manter, tendo sido feitas outras acções pontuais no concelho vizinho de Vendas Novas.

MdM: Para a época 2013-14 quais os principais objectivos desportivos nos escalões de formação?
P.X.: Para a presente época 2013/2014 os objectivos são claros e estão definidos, conseguir que os Sub-18 voltem ao Grupo A, manter o nível de competitividade dos Sub-16, entrando nos 5 de cima e também mantendo a competitividade dos Sub-14, tentando igualar a época passada.

MdM: No escalão sénior, o clube venceu o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Quem foram os responsáveis técnicos da equipa?
P.X.: Treinador principal e grande timoneiro, João Baptista da Veiga Malta, coadjuvado por Luis Barata de Borba. 

MdM: Que lições têm sido tiradas da actividade sénior e como vai ser o futuro, agora que vai participar na Divisão de Honra?
P.X.: A lição principal é de que sem trabalho nada se faz, temos que continuar a ter humildade para prosseguir os nossos objectivos e trabalhar, trabalhar, trabalhar para aumentar o número de atletas nos escalões de formação, única base sólida e capaz de manter o RCM em número e qualidade de atletas.
A Divisão de Honra é um novo desafio que acreditamos poder superar e encher do orgulho todos os montemorenses pela única equipa do concelho e de todo o Alentejo que está no topo de uma modalidade a jogar com os melhores. 


MdM: Como é financiada a actividade desportiva do clube? Qual o papel da autarquia neste aspecto?
P.X.: O clube é financiado em 1/3 do seu orçamento pela autarquia o que pode parecer muito mas corresponde a seis vezes menos que a própria autarquia concede ao clube local de futebol, no entanto, sem a Câmara o RCM não existiria, uma vez que nos faz a cedência do campo e nos dá os transportes necessários à prática da modalidade, as restantes verbas vêm de patrocínios de empresas locais e nacionais. 

MdM: Qual o papel das empresas da região no financiamento da actividade do clube?
P.X.: As empresas da região, tendo em conta o tecido empresarial local, participam como podem, sendo certo que em termos de financiamento, contribuem apenas e só em 1/4 dos patrocínios granjeados pelo clube.

MdM: Ainda quanto aos seniores, quais são os objectivos da equipa para 2013-14, e que medidas foram tomadas para o conseguir?
P.X.: O principal objectivo é manter os seniores na Divisão de Honra, para o que tentámos reforçar os apoios e patrocínios, inclusive junto da Câmara Municipal e alargámos a base de recrutamento dos seniores aos atletas sub-21, muitos deles que acabaram de subir a este escalão na presente época. 
E obviamente aumentámos o número de horas em ginásio e nos treinos para assim cumprirmos o nosso objectivo.

MdM: Quem vão ser os treinadores do clube para a próxima época, nos diversos escalões?
P.X.: Época 2013/2014 – Treinadores:
Seniores – João Baptista Malta
Adjunto seniores – Filipe Malta
Sub-16 e sub-18 – Francisco Cornacho, João Banha e Joaquim Correia
Sub-14 – Bernardo Xavier
Adjunto sub-14 – Rui Simões


MdM: Quem quiser jogar no RC de Montemor o que deve fazer?
P.X.: Quem quiser jogar no RCM pode enviar e-mail para rugbyclubemontemor@iol.pt ou aparecer no Parque Desportivo Municipal de terça a sexta, a partir das 18,30h um a vez que os vários escalões têm treino todos os dias a partir dessa hora e até às 20h.

2 comentários:

Anónimo disse...

A admiração que o Mestre tem pelo RCM é notável...

fernando dias disse...

Excelente entrevista, gostei...