5 de setembro de 2013

EM FRANÇA CLERMONT SOBE AO PRIMEIRO LUGAR

Ao cabo de quatro jornadas, o Clermont sobe à liderança isolada depois de vencer folgadamente o Bayonne, numa jornada que viu também a derrota do Stade Français, primeiro adversário dos Lusitanos na Challenge Cup, frente ao campeão Castres, que não teve um início de época feliz com derrotas frente ao Perpignan e ao Bordeaux.


Julien Bardy voltou a ficar de fora, e, com dois amarelos em dois jogos realizados,
como diz o francês Rugbyrama, está numa situação meio anjo, meio diabo, de que vai ter que sair rapidamente.
Recorde-se que na última época na Top-14, Bardy disputou 18 partidas e viu três amarelos, a que haverá que acrescentar mais um que lhe foi mostrado, nos seis jogos que fez pela Heineken Cup.

A quarta jornada foi disputada ontem, quarta-feira, e o resultado mais significativo foi a vitória do Oyonnax sobre o Biarritz, tanto pelo sucesso dos recém
promovidos, como pela terceira derrota dos bascos, o que faz soar as sirenes de alerta no quartel de Serge Blanco.

O Toulon subiu ao segundo lugar na tabela, conseguindo a segunda vitória na prova sobre a segunda equipa recém promovida, após um empate com o Montpellier, uma derrota frente ao Grenoble e um vitória frente ao Racing Metro.

Um início de época bem excitante, com todas as equipas a registar pelo menos uma derrota e uma vitória, e apenas três delas ainda não beneficiaram de, pelo menos um ponto de bónus - departamento onde o Castres é o melhor, com bónus em todas as jornadas.

Veja todos os resultados até ontem, e a classificação actualizada.



Entretanto arrancou a ProD2, com as esperadas vitórias dos despromovido Mont-de-Marsan e Agen, sobre o La Rochelle e o Albi.

Dos "tradicionais" da divisão, registe-se a vitória do Lyon face ao Carcassonne e do Pau frente ao Auch, enquanto o duelo dos promovidos foi favorável ao Bourgoin que bateu o Bourg-en-Bresse.

Recorde-se que o Bourgoin foi o último classificado da Top-14 na época 2010-11, devendo descer à ProD2, mas dada a sua situação de incumprimento financeiro foi relegada para a Federal 1, onde veio a ser finalista, precisamente frente ao Bourg-en-Bresse que se sagrou campeão da Divisão.

Registe-se ainda a estreia a titular de José Lima na equipa do Narbonne, que começou da melhor maneira com uma vitória sobre o Aurillac.

Fique com o quadro dos resultados e a classificação após a jornada inaugural.



Quadros: www.lnr.fr
Fotos: www.rugbyrama.fr

2 comentários:

Anónimo disse...

O Bardy tem dois cartões amarelos mas foram os dois muito mal mostrados!!E não digo isto por ser português...

Manuel Cabral disse...

Quanto ao segundo cartão, não sei, porque não vi.
Quanto ao primeiro, no jogo com o Biarritz, o Bardy interfere no desenrolar de um pontapé de penalidade jogado rápido pelo adversário, estando a menos de 10 metros do ponto onde o pontapé teve lugar.
Daí que mesmo sem ter sido violento, interferiu numa jogada de ataque, em clara posição de fora de jogo e, portanto, o amarelo é justificado.