7 de junho de 2012

NATIONS CUP COMEÇA AMANHÃ

O Torneio Nations Cup, organizado pela IRB, e que se disputa em Bucareste, tem o seu início amanhã, com a participação de quatro seleções europeias - Portugal, Rússia, Roménia e Itália Emergentes - e de outras duas seleções da América do Sul - Jaguares da Argentina e Uruguai.

As três seleções que disputam o Campeonato da Europa não jogam entre si, defrontando apenas as outras três equipas, e apesar dos jogos com a Itália Emergentes e os Jaguares Argentinos não serem considerados pela IRB para efeitos do ranking mundial, a Federação Portuguesa de Rugby decidiu atribuir a ambos a classificação de Jogos Internacionais - o jogo com o Uruguai é, por natureza, um Internacional.

A propósito da classificação atribuída pela FPR, estamos inteiramente de acordo no que diz respeito aos Jaguares - são de fato a segunda equipa de um país do primeiro tier - mas não estamos tão certos disso no que respeita aos Emergentes Italianos, que não parecem ser a segunda equipa da Itália, antes sim, uma equipa de teste a jogadores que parecem ter futuro no rugby transalpino - talvez a FPR tenho informações suplementares, que não estejam à disposição do público, sobre a equipa italiana.

Recorde-se que esta prova é organizada desde 2006, tendo a sua primeira edição sido disputada em Portugal, com a participação de quatro equipas, e desde então tem sido sempre organizada em Bucareste, com a participação de seis equipas.

Participaram, no conjunto, as equipas da Itália "A", nas seis edições, Jaguares e África do Sul "A", Geórgia e Roménia em quatro, Rússia em três, Namíbia, Uruguai e Portugal em duas e Escócia "A" e França "A" numa edição apenas.

Portugal defronta no primeiro dia, amanhã, os Jaguares, que vêm de um Campeonato sul-americano em que venceram os seus três oponentes - Uruguai por 40-5, Brasil por 111-0 e Chile por 59-6 - e confirmando largamente a superioridade dos argentinos no rugby da região.

Recorde-se que os Jaguares são treinados por Daniel Hourcade que tantas boas recordações deixou ao passar pelo nosso país.

No segundo dia da competição, os Lobos defrontam os Emergentes, para no último dia da prova se medirem com o Uruguai, que no já referido sul-americano, além da derrota frente aos Jaguares, venceram o Chile por 27-26 e o Brasil por 27-15.

O maior interesse desta participação portuguesa passa precisamente pelo confronto com os sul-americanos, e pela indicação que ele pode dar do posicionamento lusitano face às equipas do Novo Mundo.

Quanto à equipa portuguesa, apesar da ausência de dois ou três portugueses que jogam em França, com destaque para Julien Bardy, ela parece reunir o que de melhor se vê nos campos nacionais, apenas se notando a modesta contribuição de novos jogadores, que neste tipo de torneios deveriam fazer o seu exame para eventuais novos voos.

Destaca-se nesta convocatória a presença de Manuel Raposo - aqui sim, é o lugar próprio para testar os jogadores de que existem informações mais limitadas, e não na defesa do título europeu de sevens! - e dos ainda não internacionais Francisco Sousa (Cascais) e Manuel Costa (Belenenses) além do luso-francês Eric dos Santos, e do regressado Tiago Girão.

Quanto ao resto, uma óbvia dificuldade na escolha dos homens da frente, com o recurso aos já conhecidos de todos nós, além da ausência de José Rodrigues, que se esperava ver aqui, depois da viagem que fez com os Linces a Lyon.

Ficamos ainda a saber, por intermédio da IRB, que o treinador adjunto da equipa portuguesa que se desloca a Bucareste é Murray Cox, ficando a incógnita quanto ao futuro de Frederico de Sousa - já quanto ao misterioso senhor Tucker lá continua como responsável da condição física da equipa...

Uma referência ainda aos efeitos que o jogo Portugal-Uruguai pode ter no posicionamento dos Lobos no ranking mundial, já que pode ser um oportunidade para Portugal ultrapassar esses mesmo uruguaios na tabela.

Para que isso aconteça, tudo depende dos resultados do Uruguai frente à Roménia e à Rússia, e, naturalmente, do próprio resultado entre Lobos e Teros.

Se o jogo entre as duas equipas fosse o primeiro da série, então as hipóteses em aberto seriam as seguintes, numa facilidade posta à disposição de quem esteja interessado pelo site www.pickandgo.info


Agora se o Uruguai vencer os jogos anteriores, tudo pode mudar de figura.

Fique com o calendário completo dos jogos e a lista dos Lobos convocados, e lembre-se que a SporTv 4 vai transmitir todos os jogos em direto, e para os emigrantes, expatriados & Filhos, no canal "Ma Chaîne Sport" da Orange, uma pequena revolução no país dos gauleses(*):

Foto: UAR
(*) Informação de Cláudio Dias do blog De Lisbonne à Paris

Samedi 9 - 15h00 : en différé - Portugal - Argentine Jaguars
Mardi 12 - 15h00  : en direct - Portugal - Italie Emergenti
Dimanche 17 - 17h00 : en direct - Portugal - Uruguay

27 comentários:

Anónimo disse...

O David dos Reis não pode ser convocado? É um jogador q faz a diferença...

Anónimo disse...

o david teve dois mes de folga para joguar pelo cdul agora teve que regressar a franca

Anónimo disse...

Parece-me que ainda faltam outros jogadores como o Frederico Oliveira, Juan Severino, Jon Gardener, Pedro Cabral, Pedro Silva, etc...

Anónimo disse...

nao consigo perceber a razao de o bernardo campelo constar nesta convocatoria. alguem me pode explicar?

Anónimo disse...

Ao que parece estão 29 jogadores indisponiveis!

http://www.dn.pt/desporto/outrasmodalidades/interior.aspx?content_id=2593122

Claudio disse...

... na sporttv 4 e, para os imigrantes/expatriados & Filhos, no canal "Ma Chaîne Sport" da Orange, uma pequena revolução aqui no país dos Gauleses !

Anónimo disse...

Estão 29 jogadores indisponiveis, porque o Sr Cabé não paga há dois meses, e em Londres chamou tudo aos jogadores foi uma vergonha.
Mais ele Cabé neste momento é que escolhe os jogadores.
Frederico Sousa deve estar de saida......
Vamos aguardar

Anónimo disse...

adorava, mas n da...

Anónimo disse...

O bernardo campelo é um jovem com futuro e que fez um bom campeonato pela agro..quem é que poderia/deveria estar no seu lugar??

Anónimo disse...

AMANHÃ 18H SPORT TV PORTUGAL- ARGENTINA JAGUARES
EQUIPA:
1 CRISTIAN SPACHUK
2 VASCO MARQUES
3 ANTHONY ALVES
4. EDUARDO ACOSTA
5. GONÇALO UVA
6. JACQUES LE ROUX
7. VASCO UVA
8. TIAGO GIRÃO
9. FRANCISCO PINTO MAGALHÃES
10.YANNICK RICARDO
11. ANTÓNIO AGUILAR
12. FRANCISCO APPLETON
13. JOSÉ LIMA
14. GONÇALO FORO
15. PEDRO LEAL
16. JORGE SEGURADO
17. THOMAS DA COSTA
18. ERIC DOS SANTOS
19. JOÃO PAIVA
20. MANUEL COSTA
21. BERNARDO CAMPELO
22. NUNO PENHA E COST


Vamos todos apoiar o Nosso Portugal

Anónimo disse...

Mas o Acosta não se tinha retirado do rugby? E o P. Cabral não está convocado porquê?

Anónimo disse...

O Manuel não disse que não permitiria, ataques pessoais, mentiras , insinuações infundadas, etc, etc, etc ? Se calhar esqueceu-se de dizer que havia uma excepção em relação ao Presidente da FPR.O que é que ganha com isso? Deixem-se de mentiras e deixem trabalharem paz. É claro que se calhar a censura vai funcionar.
Em vez de permitir que venham , anonimamente mentir e dizer disparates porque é que não lhe coloca as dúvidas que tem ? Pelo que disse há dias ele respondeu-lhe. E ao que sei não é pessoa para se esconder. Deixem-no trabalhar porque está a fazer um excelente trabalho, reconhecido por quase toda a gente.

Manuel Cabral disse...

Seria melhor informares-te - ou devo dizer informares? - já que é verdade que em Londres o Presidente armou um barraco com os jogadores, e que nessa altura havia vários meses por liquidar aos mesmos.
Na verdade não sei porque há tantos jogadores indisponíveis, mas não é verdade que houve uma carta de protesto escrita por internacionais que estiveram em Londres, reclamando contra o referido atraso nos pagamentos a que tem direito?
Tu que pareces ser o capeta de serviço bem que nos podias informar...

Anónimo disse...

Diz-se que há 29 indisponíveis, mas não se explica porquê?
Se isso é um facto (será? 29?!), então é porque há problemas muito graves, sejam eles quais forem.
Eu não faço ideia se há problemas com pagamentos ou com o que quer que seja, mas dizer-se que há 29 indisponíveis e ponto final, não é tranquilizador, dá ideia que os problemas que já havia com alguns seleccionáveis se alargaram a mais uns vinte e tal jogadores.

Anónimo disse...

francisco vieira de almeida , serra, vasco gaspar... qualquer um deles melhor que o campelo

Anónimo disse...

esses 29...devem estar a contar com malta que nunca calçou...

Anónimo disse...

todos indisponiveis e no lote de 29 ausentes...

Anónimo disse...

Frederico Sousa treina os sevens, não esta nada de saída

Anónimo disse...

Há tantos jogadores com qualidade em Portugal? Alguém sabe o XV inicial?

Anónimo disse...

Todos indisponíveis por diferentes razoes, segundo o Selecionador Errol Brain

Anónimo disse...

Sejam construtivos!!! Apoiem os lobos!!! dêem palavras de apoio em vez de só destruir!!!Os lobos merecem!!! Eles fazem o seu melhor!!! Se lá estão é porque têm valor para isso!!Força Lobos!!!Vocês são o nosso orgulho e mostrem a todos o que valem!!

Anónimo disse...

Com todo o respeito gostaria de dizer a todos os amantes do rugby que é muito triste observar o tipo de comentários,intrigas e observações desajustadas, que envolvem a modalidade. Transmite-se uma mensagem pública de amor à camisola, de entrega, diferente das outras modalidades, de espírito de equipa, de lealdade e quase podemos pensar que o Rei vai nu.
A esmagadora maioria de jogadores portugueses são amadores e praticam a modalidade com grande entrega e sacrifício. Mesmo os que têm algum apoio financeiro, na maior parte dos casos não cobre as despesas. Jogam, porque acreditam nos valores de escola e de competição que o rugby pretende promover. É óbvio que qualquer selecionador por melhor que seja não agradará a todos nas convocatórias. Contudo lançar suspeitas, conspirações etc..., parece-me que em nada ajudam o desenvolvimento da modalidade.
Ainda bem que há novos nomes nas convocatórias. Digo mais, há imensos jogadores com valor e que nunca são referidos e muitas vezes nos comentários televisivos os profissionais da comunicação do rugby ou lhes trocam os nomes ou ignoram-nos.
Quanto aos 29 indisponiveis não me parece que seja verdade. Basta consultar os nomes dos jogadores seniores que fazem parte das concentrações regulares para estágio.

Anónimo disse...

Há uns anos, era uma honra ir à selecção e quem jogava, jogava por amor aquela camisola e pelo país. Pelos vistos, hoje em dia, o que conta são os euros.

Anónimo disse...

Acabo de ver no facebook do CDUL o vídeo do 2ºensaio e é impressao minha ou no pontapé de recomeço imensos jogadores do CDUL estão à frente do chutador?!? Com especial destaque para os avançados. já tinha tido essa impressao quando vi o jogo em casa na tv e agora comprova-se....

não obstante o cdul merecer e ganhar de qql forma

Anónimo disse...

No 2º ensaio, está tudo á frente, no 1º houve uma obstrução gigantesca, mas com o Muri Agronomia já rstá habituada...

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral:
Embora aparecendo na caixa de comentários como anónimo, o senhor identifica através do endereço de mail o(s) autor(es)deste e outros comentários.
Sem o conhecer pessoalmente quero dizer-lhe que o admiro pelos seus conhecimentos e pelo seu labor, ao produzir uma página de râguebi de tão boa qualidade gráfica e conteúdos.
Sendo amante do râguebi, quero pedir-lhe que em prol do desenvolvimento da modalidade, fomente a elevação da linguagem, não contribua, nem alimente polémicas. Não pela censura! Nunca, a não ser que a linguagem seja imprópria, mas sim combatendo a noticia falsa, a inveja, ou complexos de provincianismo e principalmente fazendo com que quem não quer o desenvolvimento sério da modalidade aqui deixe de comentar.
Que nunca parta de si a iniciativa da polémica. Seja árbitro/juiz e nunca assuma este papel em causa própria.
Muitas famílias, com dificuldades de todo o tipo, custeiam ou custearam do próprio bolso, despesas por vezes elevadas,isto, porque acreditam no râguebi como escola de formação, responsabilização e liderança.
Será uma desilusão para muitas, ver que o universo do râguebi em Portugal pode cair no futebolês. O que a modalidade precisa, tal como o País no seu todo, é de ideias, projectos viáveis e acções concretas suportadas em decisões ponderadas.
Fomente o estudo da modalidade, lance temas para procurar soluções, desperte o interesse de públicos e patrocinadores, ajude a incentivar o processo de decisão. Deixemos as discussões de subsídios, de 29 indisponíveis etc..., para conversa de café. Pode crer que o Mãodemestre terá todas as condições para ser a referência do raguebi em Portugal.
Hoje os que foram à Roménia, passaram a ser a nossa Selecção (são os que lá estão). Que comecemos bem a Nations Cup e olhemos para o futuro. Viva os Lobos

Anónimo disse...

Nada mais coerente do que este último comentário , elevar o comentario e os post , não mostrando sentimentos desmesurados com bases em muitos casos de boato ou de histórias muito mal contadas , como se costuma dizer quem conta acrescenta um ponto ::::