13 de junho de 2012

ESTÁDIO JOSÉ REDONDO - INAUGURAÇÃO OFICIAL

Associar o nome de um Homem do Rugby a um estádio em Portugal, não é coisa habitual, e estando esse Homem no ativo, então é mesmo inédito.

José Redondo era olhado com um sorriso nos lábios e chamavam-lhe o "maluquinho do rugby" na pacata Vila da Lousã, nos idos dos anos sessenta...

Mas a sua maluqueira vingou e deu frutos, nas sucessivas gerações de miúdos e miúdas lousanenses que aprenderam alguns princípios de vida com a bola na mão, que visitaram outras terras e que receberam gentes de muitos lugares do mundo, apenas para repartirem a tal maluqueira do rugby...

Foram precisos muitos anos de teimosia até que o "velho Redondo", pai do nosso jovem homenageado, se rendesse à bola oval, e deixasse de insistir com o rebento para se deixar de manias...

E no sábado, quando o campo de Santa Luzia se passar a chamar oficialmente Estádio José Redondo, o "velho Redondo" vai estar a olhar e sorrindo, vai ter que admitir que o miúdo tinha razão...

O rugby tem sido consistentemente uma maneira da juventude da Vila serrana se relacionar com o exterior, sem ter que para tal se submeter ao futebol ou à política - o Rugby Clube da Lousã cada dia oferece mais e melhores condições para que todos os que se sintam atraídos pela bola oval, ali encontrem abrigo, proteção e vontade de crescer.

José Redondo é o primeiro responsável por que isso aconteça, e quase 50 anos depois de ter dado os primeiros toques na bola, de ter representado a Académica de Coimbra por mais de 10 anos, depois de ter trazido a mania para a escola onde ensinava, José Redondo pode dar-se por satisfeito ao ver que, afinal, o seu esforço, dedicação e trabalho, são reconhecidos por uma Vila que lhe agradece.

Quem quiser participar nesta homenagem, pode consultar o horário dos festejos que terão lugar no sábado, dia 16, no cartaz que se publica mais abaixo, e quem quiser participar no almoço que vai ter lugar, deve ligar para o número 917 258 045 - talvez ainda consiga um lugar no Meliá Palácio da Lousã.


7 comentários:

Anónimo disse...

Os meus sinceros agradecimentos ao Sr. José Redondo por ter feito da Lousã uma terra que ama e respira o Rugby e por ter promovido em todo o mundo o fantástico Licor Beirão (desculpem a publicidade mas é totalmente justificada neste caso).

Anónimo disse...

seleccao nacional??????????

Anónimo disse...

Vê-se mal mas vem lá por baixo "XV do Presidente". Ouvi falar que é uma selecção com atletas de todos ps. Clubes. A ser assim é mesmo uma selecção nacional que não a oficial, claro.

Anónimo disse...

é realmente de enaltecer o trabalho que este Homem tem feito pelo rugby, infelizmente este é um País em que só se liga ao futebol, só assim se explica que a Lousã continue a ter tão poucos praticantes mesmo depois do boom de 2007. Uma vez mais também não há coordenação de eventos, quer dizer que para jogarem no sábado a Lousã vai voltar a faltar ao CN de 7s. Será que desta vez vamos ter as penalisações com que o Sr Cabé ameaçou os clubes, ou será que ficam só para aqeueles de quem ele não gosta?

Anónimo disse...

Calma. Faça as contas entre o numero de praticantes Federados e o numero de habitantes de Lousã, Lisboa, Porto e Coimbra e ficará a saber quem tem a maior percentagem de atletas por habitante. Isso é que estatisticamente é correto. Ficará admirado com o resultado.
Certamente a Moita da Bairrada com 2.000 habitantes, não poderá ter os 2.000 jogadores de rugby de Lisboa. Certo, ou errado?

Anónimo disse...

XV do Presidente??? Agora é que vamos ver quem são os protegidos.

Anónimo disse...

Este Senhor sempre foi de uma grande dedicação ao nosso desporto. Admiro-o bastante como aos seus filhos. Sempre foi um visionário. Nunca mais esqueço do que nos rimos e gozamos com a Lousã quando apareceram com aquelas camisolas de licra à ciclista. Passados uns bons anos está toda a gente a jogar com camisolas daquele estilo, incluindo muitos dos que se riram. Precisamos de mais gente que se dedique dessa forma ao Rugby e que não perca nova com mesquices e coisas pequenas.