27 de setembro de 2013

REGULAMENTOS ESTÃO EM VIGOR OU NÃO?

A Federação Portuguesa de Rugby publicou na passada terça feira, dia 24 de Setembro, alguns dos Regulamentos que deveriam determinar a forma como as competições em Portugal vão ser disputadas, dos quais destacamos um - o Regulamento Geral de Competições - que deveria ser uma espécie de bíblia do rugby em Portugal.

Infelizmente, o tratamento que lhe foi dado pelos responsáveis da Julieta Ferrão, está muito longe daquilo que se exigia, em especial depois das sucessivas "barracas" protagonizadas pela FPR durante a última época, que deveriam ter servido de exemplo e determinado um maior cuidado com um documento tão importante.


Já defendemos nestas páginas que urge criar um Departamento de Competições forte, capaz, activo, que se dedique exclusivamente à gestão das competições seniores, e que exerça as suas funções por antecipação aos problemas que se apresentarão.

Mas, teimosamente, Amado da Silva continua a ignorar o óbvio e, obviamente, a Julieta Ferrão continua a meter os dois pés, as pernas e metade do corpo, na poça! Só fica de fora a cabecinha!!!

Por agora...

Claro está que não faltarão os comentários agressivos, os insultos, as ameaças, na nossa caixa de comentários, mas ficam relembrados os artistas de serviço, que como habitualmente se apresentam a coberto do anonimato, que lhes desejo em dobro o que me desejarem, e que, claro!, o destino desses seus comentários será o devido caixote de lixo.

Vamos então fazer uma pergunta simples, dar um exemplo, e perguntar depois aos atingidos, o que pretendem fazer.

A PERGUNTA QUE SE IMPÕE
Comecemos então pela tal simples pergunta:

Será possível que um Regulamento que foi publicado no dia 24 de Setembro, seja aplicado a competições que começaram três dias antes, a 21 de Setembro?

Afinal, mesmo aparecendo no dito documento a alusão a Julho de 2013, eventualmente como data de aprovação do Regulamento pela direcção da FPR, ele não foi publicado senão na terça feira passada, anteontem, e nem sequer do mesmo foi dado conhecimento aos clubes nacionais de rugby.

Embora não tendo o Mão de Mestre um Departamento Jurídico, manda o bom senso que se parta do princípio que um Regulamento não deve ser publicado, e entrar em vigor, depois de iniciada a competição a que diz respeito, ou mesmo a época desportiva em que se pretende que ele seja aplicado.

Nem uma, nem outra das datas foi respeitada pela FPR, e a ideia que fica apenas na leitura do que se descreve, é que o Regulamento Geral de Competições que está em vigor para a época 2013-14, não é o publicado em 24 de Setembro mas sim aquele que se encontrava em aplicação ANTES dessa data - ou seja, o mesmo que se aplicou em 2012-13.

UM EXEMPLO PARA QUE NÃO SE DIGA QUE ISTO É APENAS TEORIA
Claro que já todos conhecemos o famoso golpe de rins de Amado da Silva, que lá vai passo a passo, impondo as suas vontades, sem respeitar as normas, sem se importar com o que o bom senso aconselha.

Tem sido assim desde que tomou posse, e como burro velho não aprende línguas, ninguém se surpreende que assim continue.

E vai continuar assim até que às patadas que tem cometido na gestão desportiva da FPR, os clubes simplesmente digam basta!

Mas vamos ao tal exemplo e às consequências que a aplicação, fora de tempo, do novo Regulamento Geral de Competições trará para algumas das equipas que disputam a Divisão de Honra - efectivamente disputam, e começaram a disputar ANTES que o Regulamento fosse publicado!

Vejamos o que se passa com uma das disposições regulamentares que regulam a Inscrição das equipas, comparando o que diz o Regulamento que já esteva em vigor na época 2012-13, e aquilo que diz o Regulamento que a FPR pretende fazer engolir agora pelos clubes nacionais.


E para que este quadro não fique sozinho, juntamos o esclarecimento que a FPR enviou aos clubes, quando da publicação já esta semana, da versão do Regulamento que se pretende fazer valer.

"Substituição imediata do clube da Divisão de Honra que não apresente, nos respectivos prazos, uma equipa em pelo menos um dos escalões de sub-16 e sub-18 e ainda no sub-escalão sénior (sub-21)"

Publicamos este esclarecimento federativo para que não haja dúvida alguma que, quando se refere no documento agora publicado "sub-escalão senior", se está efectivamente a falar dos sub-21.

Ora tomando este exemplo, tenho que fazer outras simples perguntinhas:

Quando vai a FPR substituir o Cascais, o CRAV e o Montemor - que não inscreveram equipas de sub-21 para a presente época desportiva -  e por quem, já que apenas se inscreveram na FPR sete equipas de Sub-21, e todas elas de clubes que disputam a Divisão de Honra?

E o que dirão as cinco equipas da 1ª Divisão, que apresentaram equipas B's, podendo eventualmente ter apresentado em seu lugar equipas de Sub-21 para se poderem qualificar para ocupar os lugares que ficarão vagos quando a FPR aplicar o Regulamento que tão displicentemente publicou DEPOIS do início da época, DEPOIS do início das competições?

E AGORA, CASCAIS, CRAV E MONTEMOR?
Finalmente, vou aqui deixar uma pergunta para as equipas do Cascais, do CRAV e do Montemor, que, desconhecendo as imposições deste novo Regulamento, de boa fé, não inscreveram equipas de Sub-21 na presente época desportiva.

E que nem foram informalmente informadas que teriam que o fazer, sendo apanhadas numa armadilha que a Julieta Ferrão montou, e que alguém vai ter agora que desmontar...

Claro que esta pergunta é feita não apenas aos três eventualmente atingidos, antes o sendo a todas as equipas que, participando das competições nacionais, estarão sujeitas a esta hipótese de Regulamento.

Vocês vão aceitar que este Regulamento, nos termos e na forma em que foi apresentado, seja a bíblia que todos querem ter e respeitar na época desportiva que agora começou?

CONCLUSÃO
Claro que nos limitámos aqui a dar um exemplo, mas a verdade é que cada vez que mexemos no novo Regulamento, uma nova dúvida se levanta um novo problema surge - ontem o problema das competições oficiais e da nacionalidade dos jogadores, hoje o problema das equipas de sub-21, o que nos guardará o dia de amanhã?

Porque pela amostra, cada cavadela, uma minhoca...

10 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!

Apesar de alguns comentários divertidos noutro local, o assunto é seio de mais.

O site da FPR refere como data de publicação do RGC, logo a data em que é de conhecimento público, o dia 24/Set. Ora, todos sabemos que o CNDH se iniciou no dia 21/Set.

Significa isto que o Regulamento não pode ter aplicação retroactiva e que quem tenha jogado ao abrigo das normas anteriores, o fez na mais pura legalidade.

Mas, a questão é problemática e há que perguntar quem pagará eventuais prejuízos, indemnizações etc para situações que podem ocorrer?

No pressuposto de que os clubes prepararam atempadamente a época 2013/14, imaginemos que alguns contrataram vários jogadores equiparados (comunitários, acordos de reciprocidade).

E que vão agora fazer com eles, se só podem jogar 3 (estrangeiros) + 12 elegíveis para as selecções nacionais? Rescindir os contratos? E se tiverem de pagar as indemnizações que disso podem resultar?

Enfim, como diz o povo, cada tiro cada melro. Se já é grave publicar um regulamento depois da época começar e ter sido preparada, mais grave ainda é nem sequer ter avisado atempadamente os clubes...

Mas fica também a pergunta: e os clubes, que vão fazer? Vão deixar que cenas destas e outras que se repetem no quotidiano continuem a acontecer?

Anónimo disse...

Mais uma confusão evitável na FPR, mas não são apenas estes clubes de que falou - Agronomia, por exemplo, também não terá sub21 este ano e, pelo que consegui descortinar, o Campeonato de sub21, este ano, será com quatro (4) equipas.

Sou a favor de se acabar com o Campeonato de sub21 e substitui-lo pelo antigo Campeonato de Reservas - menos custos, mais jogadores (de qualquer idade) nos plantéis e mais competitividade por lugares.

A pergunta que fica é se se faz um campeonato de Séniores a 4, já que mais ninguém tem sub21 ou mudam-se as regras de vez?

Anónimo disse...

Não percebo tanto azedume, sempre foi assim!!!

Anónimo disse...

Acha mesmo que o Engo Amado da Silva, a Direção e os seus colaboradores mais proximos que são das pessoas melhor informadas e que mais de rugby sabem em Portugal são todos incompetentes? Ou será que se está a lidar mal com a autentica revolução positiva que se tem vindo a fazer na Julieta Ferrão ? Julgo que seria bom o MDM tal como fez com quase todos os Clubes entrevistasse o Presidente da FPR ou que fizesse uma visita para se informar como se trabalha no Orgão Máximo do rugby português que tem recebido elogios das entidades oficiais nacionais e estrangeiras. Iria ter uma boa surpresa.

Anónimo disse...

Anónimo das 00:32, a direcção? qual direcção? já só resta o Cabé o restante já se pirou tudo

Anónimo disse...

Entrevistar o Presidente da FPR , para que? Para dizer coisas que depois não compre ? Para dizer que ele e a sua equipa( que já não existe) tem feito muito pelo Rugby Português ? Ou para dizer as verdades do Rugby Português ( verdades não é com o Cabe). Ou vai assumir todos os erros em vez de culpar outros?
É necessário de uma vez por todas de travar este senhor que está a acabar com o Rugby Português , ele sim é o verdadeiro culpado e depois esconde-se atras de outras pessoas.
Já agora o anónimo das 00.32 pode dizer qual ou quais elogios tem recebido?

Anónimo disse...

Só se forem auto-elogios hehehe !

Num país sério, os clubes já tinham corrido com este elenco ou o que resta dele (será que há quorum)?

Num país sério este senhor responderia por gestão danosa.. Vamos ver os números em termos de contas , quando chegar a hora de as prestar!

Como já alguém disso, não ficará pedra sobre pedra no rugby nacional...

Anónimo disse...

Pois é, com este Senhor Presidente foram batidosxtodos os recordes. Mesmo em tempo de crise, continua a aumentar o numero de Clubes, de jogadores, de competiçoes nacionais e internacionais e com resultados nunca conseguidos nos escalões inferiores, nomeadamente a presença no grupo de Elite nos Sub 19 e dos Sub 19 no Trophy. Nos sevens a Seleção chegou e mantem-se no Circuito Mundial e em termos de organizações internacionais, convem não esquecer os Sevens do Algarve e os campeonatos da europa dos sub 18 e 19 duas vezes consecutivas, sem esquecer os dois anos da IRB Nations Cup e agora a Amlin Cup.
Se isto é acabar com o rugby nacional, então têm razão.
Quanto às contas sabe-se bem da herança que recebeu e que penosamente esta Direção vai pagando.
Estas evidencia deviam ser reconhecidas mas claro que há sempre quem não goste. Temos pena

Anónimo disse...

Que historia é essa que da Direção só resta o Amado da Silva? Que se saiba só um saiu por opção e tanto quanto se sabe nunca houve problemas na Direção e quem é eleito é o Presidente que pode nomear e exonerar quando quiser. Não vás por aí

Anónimo disse...

Das duas três, ou o Mal Amado vem aqui (como eu) escrever no anonimato, fazendo grandes auto-elogios, ou tem uma bateria de assessores que o fazem por ele.

Admitindo que quando tomou posse havia dívidas na FPR, é possível saber qual era o valor. E depois comparar com o buraco que lá vai deixar... Segundo dizem nem com uma troika a ficar por lá 5 anos a coisa se endireita!

Way and see