2 de setembro de 2013

LUSITANOS XV SERÁ A EQUIPA REPRESENTANTE DE PORTUGAL NA CHALLENGE CUP

Finalmente foi há poucos minutos confirmada a participação de uma equipa portuguesa na Amlin Challenge Cup, sob a designação de Lusitanos XV.

Organizada sob a égide da Federação Portuguesa de Rugby, os Lusitanos foram a escolha definitiva da ERC - European Club Rugby Competition, batendo nesta corrida representações da Itália e Roménia, e assegurando o retorno à competição de uma equipa portuguesa (ver nosso post de 30 de Agosto), após as participações de 1998/99, 2003/04 e 2004/05.


Os Lusitanos XV vão disputar o grupo 5 da prova, em substituição dos espanhóis do Olympus Rugby, e defrontarão as equipas do Stade Français (França),
London Irish (Inglaterra) e I Cavalieri Prato (Itália), com a primeira jornada marcada para o dia 10 de Outubro, às 20,45 horas, no Stade Jean Bouin, em Paris, frente à equipa francesa.

Na segunda jornada os Lusitanos recebem no dia 17 do mesmo mês, no Estádio Nacional, os ingleses do London Irish, em hora ainda a determinar, para a primeira volta da participação ter o seu termo no dia 7 de Dezembro, às 14 horas, no Stadio Enrico Chersoni, em Prato na Toscana, frente aos italianos do I Cavalieri Prato.

Recorde-se que os adversários de Portugal disputam, nos seus países, a Top-14 de França, a Premiership de Inglaterra e a Eccellenza de Itália, sendo que, na última época, os italianos foram finalistas vencidos da prova, os irlandeses de Londres não passaram da 9ª posição da tabela final entre 12 participantes, e os franceses ficaram-se pela 10º lugar, entre 14 equipas.

Já no que respeita às competições europeias, o Stade Français foi finalista vencido da Amlin Challenge Cup, perdendo para o Leinster na final por 34-13, o London Irish não conseguiu o apuramento para os quartos de final, apesar das quatro vitórias e duas derrotas (ambas frente ao Gloucester) que teve na fase de grupos, e o I Cavalieri Prato perdeu os seis jogos que realizou na fase de grupo, não sendo, portanto, apurado para a fase seguinte da competição.

Para a segunda volta da Challenge Cup deste ano, os Lusitanos defrontam os italianos no Jamor no dia 12 de Dezembro, em hora a ser indicada, viajam até Londres para defrontar os ingleses no final da semana de 9 a 12 de Janeiro - dia a e hora por confirmar - e, finalmente, jogam a derradeira partida, de novo no Estádio Nacional, no fim de semana seguinte, também em dia e hora a confirmar.


12 comentários:

Anónimo disse...

Veremos então como vai acaber esta aventura, do ponto de vista desportivo e sobretudo financeiro!

Anónimo disse...

Já começaram os do costume. É bom ou não para o rugby e para os jogadores portugueses ? Não me diga que está à espera de vitorias, o que importa é estar presente e dar experiencia aos jogadores para evoluirem. Claro que vão apanhar cabazadas, mas não as apanhámos no Mundial? E por cá como é, o Benfica nao apanhou cabazes ? O Montemor não vai apangar cabazes ?
Quanto aos problemas financeiros certamente que a Direção sabe fazer contas e tanto quanto foi tornado publico o Presidente já informou os Clubes.
Muito bom. Vamos poder ver bom rugby

Anónimo disse...

correcção ao anónimo das 22h48m. Não, o presidente não informou os clubes. Informou apenas alguns clubes.

Anónimo disse...

Não estive na reunião mas sei que os clubes foram convidados, claro que nao foram todos, nem tinham que ser, acham que era necessaria uma assembleia geral?
Aliás foram todos contatados de uma forma ou de outra. Mas isso é que é importante? Não seria mais interessante analisar a situação, se é bom ou mau para o rugby?
O MdM nao quer propor uma equipa ? Não era bom organizarmo-nos para acompanhar a equipa a Paris, a Londres e a Florença e passar um bom fim de semana ?

Anónimo disse...

Estava prestes a fazer um testamento da minha opinião sobre este assunto mas lembrei-me logo do despotismo e arrogância da FPR nestes últimos anos e cansei-me...

É uma VERGONHA os jogadores convocados para as selecções estarem a mando da selecção, quase os afastando (alguns nem 1 minuto de treino fazem) do clube que os formou, ou do qual fazem parte.

Esta megalomania tipicamente Portuguesa de profissionalizar (dizem eles) o Rugby vai ser o fim de muitas carreiras de jogadores e o retrocesso (que já se vê) do Rugby em Portugal - NÓS NÃO TEMOS JOGADORES SUFICIENTES, NEM DINHEIRO, NEM MERCADO PARA SE FAZEREM ESTAS ANORMALIDADES!

Sem contar com o pormenor de, como sempre, pedirem opiniões e pontos de vista para uma coisa que eles já sabiam que seria final - a reunião com os (principais) clubes foi convocado como uma forma de decidir se iriamos entrar ou não e acabou por ser, apenas, uma formalidade para comunicar que já estávamos inscritos.

O Rugby em Portugal não melhora por causa da Selecção, melhora por causa dos CLUBES. Com melhores clubes, haverá melhor Selecção... Foi sempre e será sempre assim.

BURROS!

Anónimo disse...

Tenho sérias dúvidas quanto à escolha do Estádio Nacional. Ou se vai de carro ou não se vai! Não seria mais positivo escolher um estádio com mais acessibilidades, onde jogadores com menos de 18 anos se pudessem deslocar de transportes públicos! Continuamos a fazer tudo para afastar o (pouco) público do rugby!

Anónimo disse...

O EN é o local "oficial", mas o EUL também foi mostrado (e aprovado por estes) à ERC. Tudo indica que será aí que os jogos terão lugar, de forma que o público possa acorrer com toda a facilidade.

Anónimo disse...

Muito bom para fazer apostas no bet365, na parte dos handicaps ou total de pontos para cada uma das equipas :-)

Agora, unam-se para arranjar um estadio como deve ser e fazer com que todos os jogadores de todos os escalões deste pais estejam presentes.

Sejam burros e marquem jogos para o mesmo dia e hora como fizeram no passado...

Anónimo disse...

Como é possivel ser-se tão retrogado? Claro que com melhores jogadores e melhores Clubes haverá melhor Seleção. Obvio. E como é que se conseguem melhores jogadores e melhores Clubes ? Com melhor competição. E como melhor competição ? Com equipas e jogadores melhores e mais competitivos. Só se aprende com quem sabe mais. Entendido ?
Com, ou sem arrogância, parabens o obrigado, FPR.
Tambem acho que seria melhor jogar na EU, mas é assim tão caro?

Anónimo disse...

O rugby em portugal não progride com a seleção e progride com os Clubes ? Evidentemente que progride com ambos, só que o dinheiro só vem com a Seleção e sem ele seria muito complicado

Anónimo disse...

Já devem ter reparado que os jogos são a 5 feira, por isso os clubes ou não treinam ou os seus jogadores não convocados para verem estes jogos faltam aos treinos.
Estádio Nacional devera ser por uma questão financeira e um desejo do presidente e não de jogar no campo A. Eu como jogador acho completamente errado o local do jogo, mas como isto esta tudo tão mal é só mais uma.
Desportivamente é excelente esta competição (para alguns jogadores) embora devera ser difícil logo na 1 jornada pois iremos GC Sevens IRB ao mesmo tempo.

Anónimo disse...

Parece-me bem do ponto de vista desportivo. É preciso competição a sério. Não deixa de ser uma pedrada no charco e isso por vezes é bom. Evidente que nao se esperam grandes resultados, espera-se sim que um leque alargado dos melhores jogadores de portugal possam ter mais rodagem, e que depois nas competicoes mais ao nosso nivel possamos estar melhor preprados. Do ponto de vista desportivo acho muito positivo, muito principalmente para os jovens jogadores, estudantes. Do ponto de vista financeira, nao tenho ideia nenhuma como foi isto preparado. Ma nesta fase estão apenas previstas 2 deslocacoes fora, e portugal nao deve ir mais além....