6 de setembro de 2013

O PRAZER DE JOGAR RUGBY NA LOUSADA E NO PORTO

A história do Lousada Rugby Clube confunde-se com o crescimento da Associação Prazer de Jogar, e da sua necessidade de expansão, mas o crescimento dos dois clubes acaba por ser dificultada pela situação económica da região.

De qualquer forma mantém-se viva a expectativa da criação de mais um clube de rugby na Cidade do Porto, capaz de competir nacionalmente nos diversos escalões.

Francisco Vareta é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projecto, e é ele que nos conta como tudo tem corrido, e como se espera conseguir atingir os seus objectivos.


Mão de Mestre: Quem é o Francisco Vareta no rugby e fora dele?
Francisco Vareta: Actualmente, jogo no Arcos de Valdevez e para além de
jogador, como tenho o curso de treinadores de II grau da FPR, colaborei com o meu Pai no lançamento da Escola de Rugby do Porto (2004).
Mais tarde, em 2007, foi criada a Associação Prazer de Jogar Rugby para podermos participar em competições

















Cheguei a jogar duas épocas pelo clube e na época de 2008 / 2009, chegámos a disputar a subida à 1ª Divisão sendo eliminados por um clube novo como o nosso, chamado Rugby da Linha.
Fora do rugby sou Licenciado em Educação Física pela Universidade do Porto (FADEUP) e neste momento encontro-me a tirar o mestrado em Alto Rendimento e por essa razão aceitei o desafio feito pelo clube.


MdM: O que fizeste no rugby na época que terminou, e o que vais fazer na próxima?
F.V.: Aceitei um convite feito pelo clube para ser responsável a nível Físico e Técnico exactamente pelo mestrado que estou acabar, e também porque tenho o curso de treinadores de II grau.
O meu Pai colabora comigo em termos técnicos, por ter o curso de treinadores de III grau.
Em relação à próxima época, irei continuar a tentar fazer evoluir o clube com o objectivo de chegarmos à 1ª Divisão.
Este ano a nossa maior dificuldade é alugar um campo para podermos treinar, coisa que não existe neste momento nesta Cidade, por causa dos nossos "piores inimigos" o futebol, mas enfim... vamos continuar com o projecto de forma a criarmos ao fim de 10 anos de existência (2013/2014), um respeitoso segundo clube na Cidade do Porto.


MdM: Como surge o Lousada Rugby Clube e quando?
F.V.: O Lousada, surge através de um Francês que era responsável por uma cadeia de supermercados francesa na região, que convidou o Miguel Moreira (actual colaborador da ARN), mas o projecto durou pouco tempo, porque começaram pelo escalão sénior e ainda por cima com grandes objectivos (apenas um ano para chegarem à 1ª Divisão).

MdM: Ao longo dos anos parece existir algum tipo de relação entre o Lousada, a Escola de Rugby do Porto e o Prazer de Jogar. Queres explicar que tipo de relação é essa, se é que ela existe?
F.V.: A Escola de Rugby do Porto, criada em 2004, é independente em termos de funcionalidade e limita-se a ser responsável pelos escalões de formação (S8 a S14)
A Associação Prazer de Jogar Rugby / Escola de Rugby do Porto, foi criada em 2007 para poder dar oportunidade aos miúdos de poderem "entrar" no rugby de XV (Pré-Competição - sub-16 e sub-18)
A Associação Prazer de Jogar Rugby / Prazer de Jogar, foi criada em 2007 para poder dar oportunidade a todos os jogadores (novos ou inexperientes), da Cidade do Porto, e com o grande objectivo de uma vez por todas, criarmos um segundo clube nesta Cidade.
Assim, realmente existe uma relação entre as três, e nasceu porque o Prazer de Jogar não tinha meios financeiros para poder jogar num campo
de dimensões exigidas pela FPR.
No primeiro ano ainda jogamos no Complexo da Lousada, com o nome do clube (Prazer de Jogar), com os escalões de sub-16 e Seniores, no ano seguinte criamos uns treinos específicos para a formação e quando os nossos sub-16, passaram para os sub-18, tínhamos duas equipas.
Por isso tornámos o Lousada em clube satélite do Prazer de Jogar, mas tudo isto se tornou inviável por causa das dificuldades financeiras e por haver muitos miúdos a entrar nas Universidades.


MdM: O Lousada não tem apresentado equipas nas camadas jovens, mas será que o pretende fazer no futuro?
F.V.: Esse, sempre foi o grande objectivo desta parceria, que a Escola de Rugby do Porto tanto queria, mas enfim...
A Câmara de Lousada bem apoiou o projecto como lhe era possível, mas tudo "esbarra" nas duas situações descritas em cima.


MdM: O Lousada pretende fazer algum acordo de desenvolvimento com escolas da sua região?
F.V.: Mais importante que o Lousada, era a Câmara lançar um projecto a esse nível, até porque a região tem grandes dificuldades em termos monetários, famílias inteiras sem emprego e com baixos salários, para além da distância entre o Porto e Lousada (50Km) e sendo a maior parte dos colaboradores do clube estudantes e não tendo, por isso, meio de transporte próprio (carro).

MdM: Quais as principais preocupações do Lousada na formação dos seus
atletas?
F.V.: Neste momento, são iguais às do Prazer, visto que jogamos com o nome de Lousada.

MdM: Qual o papel da autarquia no financiamento da actividade do clube?
F.V.: O melhor que pode, em termos de cedência de espaço e transportes.

MdM: Qual o papel das empresas da região?
F.V.: Nenhum, visto várias Empresas da região estarem a fechar.

MdM: Onde se realizam os treinos e os jogos do clube?
F.V.: Na época de 2011 / 2012, fizemos um esforço no sentido de deslocar os nossos jogadores do Porto (95%), para treinar em Lousada, mas o final da época foi, financeiramente, uma desgraça para o clube.
Como tal, não foi possível manter esse esquema, na formação / pré-competição / competição, e por isso apenas jogamos em Lousada.

MdM: Na época 2012-13 quem foram os treinadores dos diversos escalões?
F.V.: Coordenador do Clube - José Luís Vareta (grau III), Formação / Pré-Competição / Competição.
Formação
Sub-8 a sub-10 - 2ª e 4ª feiras - 18h00 às 19h00 - Francisco Gomes (grau I, estudante de Educação Física e jogador sénior do clube), José Luís Vareta e Sebastião Reis (Director de Equipa).
Sub-14 - 3ª e 5ª feiras - 19h00 às 20h00 - Francisco Gomes, José Luís Vareta e José Guimarães (Director de Equipa)
Pré-Competição
Sub-16 - 4ª e 6ª feiras - 19h00 às 20h00 - Apenas Sevens - José Luís Vareta
Competição
Sub-21 e Seniores - 2ª, 3ª e 6ª feira - 19h00 às20h30 e ainda 22h00 / 23h30


MdM: Para a época 2013-14 quais os principais objectivos desportivos do clube?

F.V.: Manter e crescer a nível de formação (Escola de Rugby do Porto).
Manter e tentar crescer a nível de jogadores para competição (Prazer de Jogar / Lousada Rugby Clube).
De uma forma ou de outra, seja Lousada ou Prazer de Jogar, o nome não está em causa, continuaremos a prosseguir o nosso objectivo, custe o que custar.


MdM: Quem quiser jogar rugby no Lousada RC/Prazer de Jogar o que deve fazer?
F.V.: Deve contactar-me directamente por e-mail ou telefone, para tentarmos a todo o custo permitir-lhe poder no mínimo experimentar a modalidade.

3 comentários:

José Lopes disse...

Esta é a realidade do rugby em Portugal quando se sai dos locais mais habituais na prática da modalidade.
Desejo-lhes boa sorte e resiliência.

Anónimo disse...

Em Lousada há sub 14??? Queria mesmo experimentar o rugby!! Agredecia se respondesse! Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu tenho 15 anos e gostaria de saber se existe possibilidade de praticar rugby em Lousada...