21 de maio de 2013

MEIAS FINAIS DA TOP 14, A LÓGICA PREVALECE

A hierarquia estabelecida ao longo das 26 jornadas da fase de apuramento da Top 14, manteve-se na disputa da pré-eliminatória que, no fim de semana de 11 de Maio, pôs frente a frente, o terceiro classificado (Toulouse) e o sexto (Racing Metro), e o quarto (Castres) contra o quinto (Montpellier).

Assim, o Toulouse venceu o Racing por 33-19, o Castres bateu o Montpellier por 25-12, e as duas equipas avançaram para as meias finais, onde defrontarão, no próximo final de semana, respectivamente, o Toulon e o Clermont, os dois finalistas da Heineken Cup que teve lugar no passado fim de semana.


O Clermont terminou a fase de apuramento com 19 vitórias em 26 jogos, para um total de 91 pontos, mais um que o segundo classificado, o Toulon, enquanto o Castres terminou aquela fase na quarta posição com 15 vitórias e 74 pontos.
Em termos de palmarés, o Castres conta com três campeonatos de França, mas o último que obteve data já de 1993, enquanto o Clermont, apenas venceu por uma vez, mas em 2010.
Por outro lado a equipa de Julien Bardy venceu a Challenge Cup em 2007, sendo que o Castre não tem nenhum título europeu.


O Toulon é a equipa do momento, depois da vitória na Heineken Cup contra o Clermont, terminou a fase de apuramento com 18 vitórias e 90 pontos e conta no seu historial com três campeonatos de França - o último em 1992 - e a o título europeu do fim de semana passado.
Já o Toulouse, que terminou a fase de apuramento da Top-14 em terceiro lugar, com 17 vitórias mas apenas 79 pontos, conta no seu impressionante palmarés com 19 campeonatos de França e quatro títulos europeus, dos quais três nos últimos 10 anos...

Se se confirmar a lógica da hierarquia adquirida na fase de apuramento da Top-14 deste ano, então teremos, no dia 1 de Junho, uma final entre os dois primeiros, repetindo a épica batalha a que assistimos no fim de semana passado.

Quadros: www.lnr.fr

4 comentários:

Allez le stade disse...

Depende da definição que se tem de lógica...

Toulouse está pela 20ª vez consecutiva nas meias finais do campeonato.
É a equipa com mais experiência nestas andanças, quer pelo seu treinador e pelos jogadores que lá estão, todos com a escola de Guy Novés. Não seria q 1ª vez que o Stade Toulousain não terminava nos 2 primeiros lugares e seria campeão.

Pessoalmente como adepto que sou do Stade e seguidor do Top 14 todos os fins de semana, acho que seria mais complicado jogar contra o Clermont do que contra o Toulon, pois é uma equipa mais homogenea e que não depende de um só jogador.
Basta aniquilar o Wilkinson que o Toulon não sabe para onde se virar...

6ª feira ás 20h logo veremos quem é o 1º finalista.

Anónimo disse...

Já agora, fica a informação de que estes jogos vão ser transmitidos em directo no canal TV5 Monde, um na 6ª feira ao fim do dia e outro no Sábado à tarde.

Manuel Cabral disse...

Tens razão, mas...pensei que tinha sido claro dizendo "Se se confirmar a lógica da hierarquia estabelecida na fase de apuramento..."

Great_Duke disse...

Muito obrigado ao anónimo que informou da transmissão da TV5Monde. Canal 228 na Zon (por satélite).