8 de maio de 2013

CASCAIS E PORTALEGRE UNIDOS PELA SOLIDARIEDADE *

Em notáveis iniciativas de solidariedade, dois clubes se destacam ao colocarem à frente das ambições competitivas a vontade de compartilhar momentos inesquecíveis que marcarão os envolvidos por toda a vida.

Em Cascais ou em Portalegre, os clubes locais de rugby não olham a tamanhos ou habilidades e mostram a todos que ainda há espaço e tempo para nos preocuparmos com aquilo que é verdadeiramente importante.

Porque o rugby é para todos.
Não falo só do aspecto do exercício físico e dos óbvios benefícios para a saúde: física e psicológica. 
Quando falamos de rugby temos que falar também nos valores que nós, homens e mulheres deste desporto, praticamos e seguimos como filosofia não só dentro do campo mas na vida e a forma como encaramos os desafios que nos são propostos dia-a-dia.

Posto isto porque não apresentar o rugby e os seus valores a quem a vida colocou mais desafios? 
A quem cada passo e qualquer etapa requer os valores adjacentes ao desporto que praticamos? 
E porque não utilizar o rubgy como motor de integração e inclusão social?

Confesso que este assunto me causa particular interesse devido à profissão e
carreira que decidi seguir. 
No Mão de Mestre contactámos diversos clubes e foi com particular agrado que descobrimos dois que abraçaram projectos em que apresentaram e envolveram cidadãos com deficiência e necessidades especiais ao rugby e aos seus valores. Porque aqui há espaço para todos...

Provavelmente os leitores terão visto na RTP2 o projecto "Oh Gui" do Cascais Rugby. 
Nesta época que está quase terminada o Cascais Rugby, que para além de assegurar mais uma temporada na Divisão de Honra, conseguiu realizar dois treinos semanais de Rugby Adaptado para pessoas de ambos os sexos, entre os 18 e os (mais de) 40 anos. 
O feedback deste projecto é um sucesso. 
Os atletas beneficiam, para além do desenvolvimento das capacidades psicomotoras, de uma contribuição para integração e inclusão social. 
Dois treinadores e um técnico do Cascais Rugby orientam os treinos e transmitem os valores do desporto a 10 clientes da CERCICA e a 10 do CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes) com o auxílio de um técnico das respectivas instituições. 
Um dos objectivos é preparar os atletas para um torneio a organizar em Maio pelo Cascais Rugby para que os conhecimentos adquiridos durante os treinos possam assim ser aplicados. 
A Junta de Freguesia de Cascais, parceira no projecto, e a FPR já apadrinharam este projecto que se quer desenvolvido e que tem um papel de relevo, não só para os participantes e envolvidos, mas porque serve de exemplo para a sociedade e pela forma como se quebram tabus em relação ao rugby e às pessoas com incapacidade física e mental.

Também no (quase esquecido) Alentejo o rugby foi incluído num projecto de integração social. 
Gerido em completo regime de voluntariado pelos seus dirigentes e treinadores, o Clube de Rugby União de Portalegre em parceria com duas instituições da cidade, a CERCI e a APPACDM, iniciaram em 2009 o seu projecto de Rugby Adaptado para promover e transmitir os valores da modalidade. 
Este projecto engloba atletas das duas instituições com idades compreendidas
entre os 16 anos e um atleta com 60 anos. 
Ao longo da época o União de Portalegre promove um treino semanal para cerca de 25 atletas que participam com regularidade e activamente nos treinos onde o objectivo principal é, como na vida, superar os desafios propostos porque os valores de equipa, coragem, lealdade e fair-play já os carregam consigo. 
O rugby tem ainda mais relevo na vida activa destes cidadãos se pensarmos que quando começaram havia também judo, natação, futebol e ténis. 
A crise e indisponibilidade das outras modalidades levou a que apenas a natação e o rugby se mantenham como parte integrante no desenvolvimento activo das capacidades desportivas/físicas e psicológicas dos atletas.

O Cascais Rugby promove os treinos Terças e Quintas das 10h às 11h30 no campo da Guia, o União de Portalegre às Terças a partir das 10h30 no Estádio Professor Eduardo Sousa Lima. 
É importante salientar que estes projectos nada têm a ver e são completamente independentes das acções de formação que FPR e a ARS têm promovido. 
Os dois clubes e respectivas Entidades participantes convidam todos os curiosos, fãs de rugby e interessados em saber mais sobre os projectos a estarem presentes aquando dos treinos. 

Porque mais importante que promover o rugby é quebrar o estigma que envolve a modalidade e os cidadãos com deficiência. 
Os sorrisos que estes atletas demonstram durante as sessões são um exemplo de como encaram os desafios da vida, a participação nestes projectos são vitórias para os atletas e para o rugby e como tal merecem ser divulgados.

Convidamos desde já os leitores que tenham conhecimento de projectos e iniciativas semelhantes, por mais pequenos que sejam, que nos contactem para serem divulgados.




*Texto: Ricardo Mouro
Fotos: CRUP

5 comentários:

Paulo Fontes disse...

Muitos parabéns ao Cascais e Portalegre pelo magnífico trabalho que fazem. São um exemplo a seguir!

Anónimo disse...

São treinos que por vezes ficamos sem palavras ao ver o empenho destes miúdos!
Crup

Anónimo disse...

Que espectáculo! Muitos parabens por esta iniciativa!

Anónimo disse...

Próximo dia 28 de Maio, no Estádio Professor Eduardo Sousa Lima, Portalegre, entre as 10h e as 12h30, temos o encontro de final de época do Rugby Adaptado, onde a CERCI Portalegre e a APPCDM de Portalegre convidam várias instituições do distrito para virem experimentar um treino/jogo de rugby adaptado!
São convidadas 5 instituições, contando este evento com 50 participantes

Anónimo disse...

No próximo dia 14 de Maio, vão ser entregues 25 pólos de Rugby do CRUP a todos os miúdos da CERCI e APPCDM que participam nos treinos de Rugby Adaptado. Esta oferta surge dentro da campanha que o CRUP realizou junto dos seus sócios, atletas, dirigentes, onde cada um comprou um pólo de rugby ao clube para oferecer a um atleta da CERCI/APPCDM.