14 de maio de 2013

BRITISH AND IRISH LIONS "DOWN UNDER" *

A selecção tetra-anual mais famosa do planeta viaja para a Austrália este Verão para tentar vencer uma tour pela primeira vez desde 1997.

A imprensa dos dois hemisférios considera-os favoritos, tendo em conta que a Austrália está numa fase de renovação e historicamente não tem sido o oponente mais forte que os Lions encontraram. 

No entanto em 2001, a Austrália acabou por ganhar a tour 2-1 no total dos três test-matches.

As expectativas são enormes e com um capitão Galês em 36 anos a encabeçar uma armada vermelha (tão tendencioso!) de 15 jogadores Galeses há grande esperanças na vitória. 

Fico com a sensação que Warren Gatland escolheu a melhor equipa das 6 nações e não a melhor equipa para defrontar os Wallabies.

Os British and Irish Lions de 2013 são enormes! 
O grande Campese escreveu numa crónica, “the Lions are big, lumpy and slabs of red meat”

E é expectável que apostem muito no contacto directo para ganhar a linha de vantagem, a táctica será basicamente atirar com os armários para a frente até se ganhar uma penalidade ou rastejar até ao ensaio.

Com Halfpenny, Sexton e Farell (treinados por Neil Jenkins), o que não falta são chutadores de grande qualidade para converter em pontos todas as falhas do adversário.

Uma mistura de veteranismo com Paul O´Connel, O´Driscoll e Gethin Jenkins a darem exemplo a meninos que ainda podiam estar na escola como North, Cuthbert, Farrel e Youngs.

Pessoalmente fico muito contente por todas as nações estarem bem representadas, e será interessante ver Suart Hoog, Richie Gray e Sean Maitland numa equipa com outras andanças.

Portanto todas as peças estão alinhadas e resta a Warren Gatland escolher o 15 inicial e esperar pelo melhor.

Para mim, os Lions são uma coisa do passado, ou no máximo um espectáculo destinado a levar uma romaria de “bifes” para o outro lado do mundo.

Talvez sejam uma das razões que tornam o Hemisfério Norte um consistentemente derrotado para o Hemisfério Sul. 

Os Lions servem acima de tudo para exacerbar o mito das selecções do Sul, pois mesmo com os melhores jogadores de quatro países são raras as vitórias.

Devem ser capazes de os vencer 1 contra 1 ( como foi o caso da Inglaterra recentemente), e não num gangue

Fico sempre com a sensação que os falhanços das tours servem como desculpa para todas as derrotas que o Hemisfério Sul vai impingir ao Norte nos quatro anos seguintes.

Mas esperemos para ver...

Esta é a primeira selecção dos Lions em décadas que vai enfrentar uma equipa que ninguém considera a actual melhor do mundo. 

Portanto se não ganharem esta, é razoável assumir que dificilmente ganharão mais alguma...

Texto: Senhor Sir
Foto: http://cdn.greenandgoldrugby.com

Sem comentários: