5 de maio de 2013

ÁFRICA DO SUL VENCE EM GLASGOW, NOVA ZELÂNDIA VENCE CIRCUITO

Uma vitória no segundo dia bastava para que o título de 2012-13 fosse entregue à Nova Zelândia, mas os comandados de Gordon Tietjens não se ficaram por aí e chegaram à final do torneio, onde defrontaram uma África do Sul ávida de sucesso, que acabou por vencer o encontro por 28-21.

Os blitzbocks de Paul Treu conseguem assim a terceira vitória em etapas desta época - as outras foram em Las Vegas e Tóquio - e são a equipa que mais vitórias somou, seguida das Fiji com duas.

Mas os resultados do dia dos All Blacks foram suficientes para assegurar mais uma vitória no Circuito Mundial, já que, com os 19 pontos conquistados, a Nova Zelândia soma 151, o que a coloca fora do alcance do mais directo perseguidor, a África do Sul, que tem agora 122.

Apesar de ter vencido apenas por uma vez, em Port Elizabeth, os All Black cometeram a proeza de estarem presentes em sete das oito finais disputadas, e é daí que lhes vem a vantagem no ranking.

Para o terceiro lugar a Inglaterra de Ben Ryan venceu o País de Gales por 24-21, já em período de desconto de tempo, enquanto a vitória na Bowl ficou nas mãos da Austrália que bateu o Quénia por 12-5, com um ensaio conseguido na última jogada do encontro, e o Shield ficou com a França que bateu a Rússia por 21-17.

Na final da Plate os E.U.A. derrotaram a Argentina na final por 17-7, depois de terem batido as Fiji nas meias finais por 22-7.

Notem-se ainda os 59 pontos finais dos E.U.A., que os tiraram da disputa do torneio de qualificação, em particular as duas vitórias seguidas na Plate - hoje e em Tóquio - que lhes permitiram abrir distância para a Escócia, que, embora jogando em casa, mais não conseguiu que a presença nas meias finais da Bowl.

Registe-se finalmente que, com estes resultados, a Escócia (51 pontos), Portugal (35) e a Espanha(25) vão-se juntar no próximo fim de semana a Zimbabwé, Tonga, Rússia, Geórgia e Hong Kong, na luta pelos três lugares em aberto para equipas residentes da próxima época.

Fique com o quadro dos resultados do segundo dia, e o ranking da prova devidamente actualizado.



Foto: IRB/Martin Seras Lima

Sem comentários: