29 de maio de 2013

COMPETIÇÕES EUROPEIAS DE CLUBE SEM MUDANÇAS PARA 2013-14

Contrariamente ao que chegou a circular nada vai mudar na organização das competições europeias de clubes para a próxima época, acabando-se assim com as especulações sobre um possível alargamento que viesse a incluir alguma equipa portuguesa.

Com os sorteios da edição 2013-14 da Heineken Cup e da Amlin Challenge Cup marcados para o próximo dia 5 de Junho, a entidade organizadora destas competições divulgou hoje a constituição dos diversos grupos de equipas a incluir naqueles sorteios, e nada de novo se apresenta.

Assim na Heineken Cup as equipas ficaram assim arrumadas em quatro grupos de seis equipas, a partir dos quais serão escolhidos os seis grupos de quatro
equipas que disputarão a competição.

A divisão pelos tiers para efeitos de sorteio, foi preparada tendo em consideração o ranking das equipas nos últimos quatro anos, obtido em função das suas classificações nas provas europeias.

Tier 1 - Leinster Rugby, Toulon, Toulouse, ASM Clermont Auvergne, Ulster Rugby, Munster Rugby

Tier 2 - Northampton Saints, Harlequins, Cardiff Blues, Saracens, Leicester Tigers, Perpignan

Tier 3 - Edinburgh Rugby, Ospreys, Scarlets, Glasgow Warriors, Montpellier, Connacht Rugby

Tier 4 - Gloucester Rugby, Castres Olympique, Racing Metro 92, Exeter Chiefs, Benetton Treviso, Zebre

Ao mesmo tempo foram também anunciados os tiers da Amlin Challenge Cup, que inclui as 20 equipas que disputarão a prova. também divididas em quatro níveis, de acordo com o já referido ranking:

Tier 1 - Biarritz Olympique PB, Stade Francais Paris, London Wasps, Bath Rugby, Brive

Tier 2 - London Irish, Sale Sharks, Newport Gwent Dragons, England (TBC), Rugby Viadana

Tier 3 - Bayonne, I Cavalieri Prato, Worcester Warriors, Bordeaux-Bègles, Cammi Rugby Calvisano

Tier 4 - Grenoble, Mogliano Rugby, Oyonnax, Bucharest Wolves, Spanish representative

Note-se que falta ainda definir o representante espanhol e um dos representantes da Inglaterra.

2 comentários:

Anónimo disse...

é pena! era bonito ver uma equipa portuguesa na Amlin Cup. Ajudava-nos a evoluir (é sempre bom jogar com melhores) e provavelmente a obter melhores patrocínios.
Porquê a "permanente" escolha da espanhola? Ainda agora com a taça iberica realizada este ano em Portugal(de 2 escaloes!) ?

Anónimo disse...

Sei que a Federação tentou. O proprio presidente o anunciou. É Pena porque era muito importante. Não se percebe porque vão os espanhois,talvez pese o nosso comportamento do passado nestas competiçoes.