26 de maio de 2013

SAIBA COMO TEM PASSADO O MUNDIAL JUNIOR

Agora que Portugal chegou ao Junior World Trophy pela primeira vez - com inteiro mérito, diga-se - é natural que você se interrogue quando esta prova começou a ser disputada, e qual o seu valor no conjunto das Nações que se entregam à prática do rugby.

Comecemos por esclarecer que o Junior World Trophy faz parte de um conjunto de duas competições que a IRB organiza anualmente desde 2008, para o escalão Sub-20, sendo a outra a Junior World Cup, que é a 1ª divisão deste grupo etário, enquanto ao Trophy cabe a classificação de 2ª divisão mundial do escalão.

Entre estas duas divisões existe um sistema de promoção/rebaixamento, e
enquanto a World Cup começou a ser disputada por 16 equipas, e só desde 2010 passou a ser apenas disputada por 12 equipas, o Trophy foi desde o início disputado por oito equipas nacionais.

Quanto à constituição do World Cup, ela é disputada entre as 11 melhores do ano anterior, mais o vencedor do Trophy do mesmo ano, enquanto o Trophy conta com a participação do último da Cup do ano anterior, do país organizador, e mais seis equipas escolhidas com uma base regional.

Assim foi com Portugal este ano, participando do Trophy por ter vencido o Europeu de sub-19 em 2012, que foi realizado em Lisboa em Novembro.

A propósito, consta que Portugal será de novo em 2013 o local de disputa do Europeu, o que nos apraz desde já, e com a devida reserva, assinalar.

Agora que já tem uma visão do que se vai passando, convém que saiba também que estas duas provas nasceram de outras duas, também organizadas pela IRB, desde 2002.

Na verdade a primeira competição mundial organizada pela IRB para os escalões abaixo do senior, foi o Mundial de Sub-21, que se disputou entre 2002 e 2006.

E desde 2004, e até 2007, a IRB organizou também um Mundial de Sub-19.

Este Mundial de Sub-19 era disputado em duas divisões de 12 equipas, enquanto o Mundial de Sub-21 se jogava entre 12 equipas.

Este sistema era muito dispendioso e exigia uma entrega completa das federações à tarefa de organizar duas seleções nacionais de escalões mais novos, e assim a IRB decidiu, com início em 2008, organizar o sistema em que agora vivemos.

Veja o quadro dos vencedores de todas estas provas - lamentamos não ter conseguido descobrir quem venceu a 2ª divisão dos sub-19 em 2004, 2005 e 2006, mas não quisemos por isso, de deixar de o informar do que sabemos.

E veja também um quadro mais detalhado com as participações na World Cup e no World Trophy desde a sua instalação.



1 comentário:

Anónimo disse...

O Campeonato de Sub19 e o Torneio de Apuramento para o grupo de Élite dos Sub 18, foi assegurado pela FPR está no Plano de Atividades. Informação segura.