14 de maio de 2013

TORNEIO "JP" MANTEVE VIVA A MEMÓRIA DO ANTIGO JOGADOR DA ACADÉMICA *

Realizou-se no fim-de-semana passado, em Coimbra, o XV Torneio Internacional Memorial “JP”, evento por onde passaram desde a sua primeira edição em 1999 muitos dos jogadores que representam hoje as selecções de Portugal e os principais clubes ao nível sénior.

Participaram na edição deste ano cerca de 230 jovens do escalão Sub-14 que se entregaram ao jogo dentro dos campos e conviveram fora deles, homenageando dessa forma a memória de João Pedro Leite dos Santos, antigo jogador da Académica e das selecções jovens de Portugal falecido em 1998 com apenas 20 anos.

Incluído pela FPR no calendário oficial das provas, o torneio tornou-se desde há vários anos uma referência no escalão.

A atestar o interesse do evento, estiveram presentes nesta 15ª edição, oito das equipas que se classificaram nas nove primeiras posições do Torneio Nacional, a elas juntando-se as Seleções da ARS e da ARN, e o Bairrada (um misto de jogadores de várias equipas da região centro).

PRIMEIRO DIA
Disputado em dois dias, a primeira fase de grupos teve lugar no sábado destacando-se desde logo as equipas do Belenenses e do CDUL que, tal como o Técnico, venceram os respetivos grupos.

As surpresas do dia ficaram a cargo da Agrária, que recuperou de um resultado duro frente aos azuis do Restelo para bater o Montemor por 07-05, e da Agronomia que, no último jogo do dia, fez a desfeita à equipa da casa vencendo por 05-00, com isso afastando os "pretos" da disputa pelos primeiros lugares.

A outra equipa a conquistar o direito de discutir no segundo dia os lugares de topo foi o Cascais.

SEGUNDO DIA
No domingo, CDUL e Belenenses prosseguiram o seu caminho até à final, não sem algumas dificuldades.

Os universitários viram-se e desejaram-se para ultrapassar uma aguerrida Agrária (12-00) e o Belenenses teve que se aplicar a fundo para virar o jogo frente a uma muito organizada Agronomia (12-07).

Reeditou-se assim a final do ano passado, desta vez com a equipa de Belém a sair por cima (05-00) de um jogo intenso, disputado e correcto - possivelmente o melhor de todo o fim-de-semana - e a inscrever pela primeira vez o seu nome no quadro de vencedores do torneio.

Agrária e Agronomia discutiram os lugares imediatos fechando um fim-de-semana em que foram as maiores sensações. Da batalha entre agrónomos, saíram vencedores os “charruas” conquistando assim o último lugar do pódio.

Colegas de grupo no sábado, Técnico e Cascais voltaram a encontrar-se num jogo recheado de equilíbrio e emoção.

Tanto que só foi possível encontrar o vencedor no desempate por pontapés aos postes, já depois de esgotado o prolongamento.

A sorte sorriu à muito jovem equipa das Olaias, mas o Cascais, que se apresentou sem alguns dos seus principais jogadores, fez ainda assim um torneio acima das expetativas.

Na “metade” de baixo, Montemor e Académica jogavam um pouco da sua honra
e, vencendo os seus jogos do dia, acabaram-no discutindo entre si o 7º e o 8º lugar.

Os alentejanos superiorizaram-se aos estudantes num jogo com alguns bons momentos por parte de ambas as equipas.

As seleções regionais, ARS e ARN, integrando essencialmente jogadores de primeiro ano no escalão, reeditaram também um duelo do ano passado disputando o 9º e o 10º lugar, desta vez com vantagem final para os nortenhos.

No 11º lugar ficou a Bairrada, constituída por um misto de jogadores de Moita, Mortágua, Aveiro e Viseu, que revelou naturais problemas de coesão, mas teve oportunidade de participar e jogar com algumas das melhores equipas do país, com o que isso tem de motivador para o processo evolutivo desses clubes e jogadores.

NOTAS FINAIS
Os dois dias de jogos decorreram em bom ambiente, não se registaram lesões graves ou casos disciplinares, e as arbitragens estiveram no geral em bom nível, contudo, para benefício do próprio jogo, algumas situações deveriam ter sido evitadas bastando para isso aplicar-se o ponto 1 do regulamento do torneio ("É aplicado o Regulamento em vigor para o Campeonato Nacional Sub-14").

Esteve muito calor durante os dois dias em Coimbra o que pode ter contribuído para que a qualidade geral dos jogos não tenha sido por aí além. 

Também a proximidade com o Youth Rugby Festival não ajudou, retirando equipas (o CDUP, por exemplo, não participou este ano) e debilitando as que participaram, principalmente as da zona sul, que não puderam contar com alguns elementos.

De qualquer forma, quem esteve presente deu tudo o que tinha, protagonizou alguns bons momentos de rugby, conviveu, divertiu-se, homenageou com tudo isso a memória e ficou a conhecer a história do João Pedro.

Por isso, o objetivo da organização - como sempre da responsabilidade da Secção de Rugby da AAC - terá sido mais uma vez atingido.

Que venha então a XVIª edição!

RESULTADOS
Primeiro Dia
Grupo A
Cascais 22-0 Bairrada
Técnico 5-0 Cascais
Técnico 32-0 Bairrada

Grupo B
Agrária 41-7 ARS
Belenenses 15-5 Montemor

ARS 7-34 Montemor
Agrária 0-45 Belenenses
Agrária 7-5 Montemor
ARS 0-41 Belenenses

Grupo C
Académica 5-0 ARN
CDUL 17-0 Agronomia
Agronomia 19-14 ARN
Académica 0-24 CDUL
ARN 0-19 CDUL
Académica 0-5 Agronomia

Segundo dia
Grupo A
Técnico 0-24 Agrária
Agrária 0-12 CDUL
Técnico 0-34 CDUL

Grupo B
Cascais 0-29 Belenenses
Cascais 7-12 Agronomia
Belenenses 12-7 Agronomia

Grupo C
Bairrada 7-24 ARS
Bairrada 5-31 Académica
ARS 10-17 Académica

Grupo D
Montemor 14-7 ARN

Finais:
1º/2º -Belenenses 5-0 CDUL
3º/4º-Agrária 15-5 Agronomia
5º/6º-Técnico 7*-7 Cascais (* vitória no desempate)
7º/8º-Montemor 12-0 Académica
9º/10º-ARN 22-0 ARS

CLASSIFICAÇÃO FINAL 1º-BELENENSES
2º-CDUL
3º-AGRÁRIA
4º-AGRONOMIA
5º-TÉCNICO
6º-CASCAIS
7º-MONTEMOR
8º-ACADÉMICA
9º-ARN
10º-ARS
11º-BAIRRADA

Textp: PGS
Fotos: FPR/Facebook

Sem comentários: