30 de maio de 2013

TORNEIO DE RUGBY JUVENIL KIKO ROSA 2013 *

“Vamos lá malta!…”
Era com estas palavras que o Kiko tentava incentivar os seus colegas quando a sua equipa de sempre, o Belenenses, encontrava dificuldades. Dentro de campo, apesar da sua pequena estatura, não havia adversários suficientemente grandes para dobrar a sua vontade de derrubar obstáculos (placar), de andar para a frente (avançar), de alcançar o seu objectivo (marcar ensaio).

Numa analogia quase perfeita, fora de campo também nunca baixou os braços e, apesar de ter partido no final de 2009, achou uma forma de vencer a morte: deixando uma memória muito forte em todos com quem se cruzou em vida.

Por essa razão, em 2011, um grupo de pais e amigos ligados à modalidade
decidiram homenageá-lo organizando um torneio de rugby juvenil com o seu nome. Um torneio que se pretendia diferente, tanto pelo seu modelo competitivo, como também - e principalmente – pelo intuito de criar um momento único, um momento de saudável convívio entre os atletas de todos os clubes, as suas famílias e amigos.

A PRIMEIRA EDIÇÃO
A adesão dos clubes foi imediata e a alegria, a paixão e a intensidade que os jovens jogadores colocaram em campo desde o apito inicial do primeiro jogo criou o que restava para que o torneio se tornasse um sucesso. A forma como desportivamente competiram e conviveram foi a demonstração final de como o Rugby é exemplar na integração social de cada criança e pode constituir uma verdadeira escola de vida.

A EDIÇÃO 2013
Dois anos depois, o Estádio do Restelo presta-se a receber – muito ajustadamente no Dia Mundial da Criança - a 3ª edição do Torneio Kiko Rosa, com um recorde de participação: 20 clubes, 66 equipas, cerca de 800 jovens dos 6 aos 14 anos.

Estarão presentes os seguintes clubes: Agronomia, Alcochete, Alta de Lisboa, Benfica, Cascais, CDUL, Direito, Ericeirense, Évora, Galiza, Moita, Montemor, S.J.Talha, São Miguel, Santarém, Setúbal, Sintrense, Sporting e Técnico, para além do anfitrião Belenenses.

Enquanto os escalões Sub-8 e Sub-10 disputarão vários jogos em regime de convívio, as equipas Sub-12 (em Rugby de 10) e Sub-14 (em Sevens) presentes disputarão uma competição que constitui um dos momentos altos da época destes dois escalões.

CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS


GRUPO A
GRUPO B
GRUPO C
GRUPO D
GRUPO E
GRUPO F
SUB-14
Direito
Belenenses A
CDUL
Agronomia



Cascais
S.Miguel
Técnico
Belenenses B



S.J.Talha
Moita
Galiza
Benfica


SUB-12
Belenenses A
Agronomia
Direito
CDUL
Benfica
Sporting

Técnico
Cascais
S.Miguel
Belenenses B
Alcochete
S.J.Talha

Moita
Évora
Galiza
Santarém
Ericeirense
Sintrense/Alta L.
SUB-10
CDUL
Direito
Agronomia A
Belenenses A
Técnico
Cascais

Agronomia B
Setúbal
Direito B
Sporting
S.Miguel
Galiza

Évora
Montemor
Moita
S.J.Talha
Belenenses B
Santarém
SUB-8
Belenenses A
CDUL
Agronomia
Direito
Cascais
Técnico

Benfica
S.Miguel
Galiza
Sintrense
Belenenses B
S.J.Talha

Sporting
Moita
Alcochete
Évora
Montemor
Santarém

Competição
Convívio

Os jogos terão início às 9h30 e decorrerão ao longo de todo o dia, com uma interrupção para o tradicional almoço-convívio oferecido pela organização a todos os atletas, pais, mães e demais envolvidos.

A Operação Nariz Vermelho – uma ONG que muito faz pelas crianças hospitalizadas – voltará a marcar presença, estão prometidas algumas surpresas e o dia terminará com a entrega dos troféus.

QUER COLABORAR?
O Torneio Kiko Rosa é já o segundo maior evento de rugby juvenil organizado no nosso país, atrás apenas do Portugal Youth Rugby Festival, movimenta para além dos atletas cerca de 1.500 acompanhantes (árbitros, animadores, fisioterapeutas, treinadores, responsáveis de equipa, pais, familiares, amigos e visitantes em geral). 
A organização é constituída exclusivamente por voluntários e há sempre lugar para quem queira ajudar, seja dentro de campo (árbitros) ou fora dele. 
Os interessados devem visitar a página do torneio no Facebook: http://www.facebook.com/TorneioKikoRosa.

A organização oferece t-shirt, almoço, água e refrigerantes aos árbitros e voluntários.

O Torneio Kiko Rosa tem também um blog que reúne todas as informações e promete atualizações no dia do torneio: http://torneiokikorosa.blogspot.pt/

O Mão de Mestre associa-se a esta iniciativa divulgando-a e promete também aos seus leitores uma reportagem, mas deixa uma recomendação: se no sábado estiver por Lisboa, dê um salto ao Restelo, assista a uma excelente jornada de rugby e de convívio, e... divirta-se. Será essa a melhor forma de honrar a memória do Kiko.

“Vamos lá, malta! ..."

*Texto: PGS

Sem comentários: