6 de maio de 2013

EM INGLATERRA TUDO À ESPERA DOS PLAY OFF! *

Esta Sábado completou-se a fase regular do campeonato com todos os jogos a serem disputados à mesma hora.

Confirmou-se o que já se esperava em relação aos playoffs para decidir em Twickenham quem será o campeão com Saracens e Leicester Tigers a receberem os Northampton Saints e Harlequins respectivamente.

Apenas para decidir estava quem seguiria para a Heineken Cup em 2013/14 e os Exeter Chiefs conquistaram essa honra num jogo épico em casa contra o Gloucester.

Comecemos pela acção no Sandy Park onde choveram ensaios, e as duas
equipas proporcionaram um espectáculo impróprio para cardíacos.
Os Chiefs que tinham mais a ganhar abriram fogo com dois ensaios em 15 minutos através dos seus segundas linhas Mumm e Welch, mas o Gloucester não ficou a ver o jogo e em 10 minutos encontra a área de validação, Jonny May, Sharples e Trinder (2 convertidos por Burns) colocam os visitantes na liderança.
O ensaio de Sharples é fenomenal e corre 50 metros sozinho onde ninguém teve velocidade para o acompanhar, talvez Wade seja capaz, mas isso é noutros campos.
Vai ser interessante ver a possibilidade de uma Inglaterra com Wade e Sharples nas pontas na tourné Argentina.
De volta ao jogo 18-21 aos 32'.
Os Chiefs não se intimidaram com a demonstração de força (e velocidade) do adversário e voltam à carga com um ensaio de penalidade após três melées colapsadas o árbitro Greg Garner perdeu a paciência e correu para debaixo dos postes, intervalo 25-22.
O Gloucester voltou dos balneários disposto a virar o resultado mas viu-se alguma falta de liderança com as ausências de Tindall e Hamilton, dependendo apenas do talento.
Do outro lado o abertura Gareth Steenson não falhava os seus pontapés e mantinha os Chiefs à beira da Heineken.
Mais dois ensaios de Rob Cook e Burns (que converteu com classe e ajuda do poste o seu ensaio) colocavam definitivamente o Gloucester no caminho da vitória com 37-39, mas Steenson não tremeu no minuto 79' e pôs Exeter em festa com uma penalidade certeira que garante mais uma época de rugby de alto nível, final 40-39.
Infeliz, Burns falhou um drop na bola de jogo e as bancadas quase vinham abaixo.
O adeus perfeito para o velho guerreiro Richard Baxter: retira-se depois de 16 épocas sempre ao serviço do seu clube local, adeus Capitão e lenda de Exeter!
O capitão teve direito a uma volta de honra no relvado para se despedir dos adeptos na condição de jogador.

Os Quins receberam os Saints e quase em velocidade de cruzeiro bateram os visitantes que se mostraram trapalhões em algumas ocasiões.
Tom Williams ensaiou para os Quins aos 21' e Evans converteu para o 10-0 e os Saints na única altura em que ameaçaram o jovem Jamie Elliott assinou o nono ensaio da época, Myler falhou a conversão, intervalo 10-5.
O treinador dos Quins O'Shea disse na imprensa que pediu aos seus jogadores que usassem a frustração da não seleção para os Lions nos restantes jogos do campeonato e Danny Care foi o líder dessa revolta, os Quins em 10 minutos colocaram 12 pontos no marcador e o resultado em 22-5 aos 50'.
Do outro lado, Hartley, esse sim convocado liderava os Saints a não desistir do marcador e os visitantes ensaiam por duas vezes em seis minutos, o talonador e o segunda linha Day com duas conversões de Myler chegaram ao 22-19 mas o marcador não sofreria mais alterações.

Os Saracens receberam e venceram o Bath, Ashton fora dos Lions conseguiu um ensaio mas Vunipola e Farrell seguiram o seu companheiro e, esses sim, estarão no avião para Hong Kong.
Farrell adicionou mais oito pontos com pontapés e do outro lado Webber e Agulla (a atropelar vários sarracenos) também ensaiaram mas os Saracens foram mais fortes, final 23-14.
Bath terá que se contentar com a Amlin Cup.

Em Leicester cumpriu-se a formalidade de vencer o London Irish e logo com
ponto bónus para garantir a eliminatória caseira.
Tom Croft rubricou mais uma excelente exibição, e mais um ensaio, ao que os seus colegas seguiram por mais quatro vezes: Ben Youngs, Tait, Goneva e Flood também chegaram ao toque de meta.
Os exilados só acordariam na segunda parte onde os Tigers abrandaram e o Irish conseguiu dois ensaios nos últimos minutos, Corbisiero, Ojo e Yarde (que correria do ponta!) ensaiaram para o resultado final de 32-20.

Os Sharks de Sale decidiram começar a vencer na recta final do campeonato e desta vez devoraram os Wasps, vitória arrancada a ferros já nos últimos minutos do encontro porque do outro lado estava um endiabrado Wade que conseguiu dois ensaios  em resposta aos de Brady e Braid.
O All Black Braid veio salvar a época de uns tubarões à deriva, interessante pensar como seria se tivesse realizado uma época completa.
A desgraça para os Wasps veio quando o pilar Romano viu um amarelo e os Wasps passaram de 15-17 para 21-20, resultado final.

O London Welsh despediu-se em estilo do topo do rugby inglês com ponto bónus contra o Worcester.
Entrada demolidora dos exilados, com um pack trabalhador a encostar o Worcester à sua área de ensaio, 17-0 já aos 24' que nem três amarelos deixaram escapar.
Na segunda parte mais dois ensaios para o Welsh onde o Worcester também flectiu os músculos e ensaiou por três vezes.
33-22, o Welsh despede-se da Premiership com cinco pontos, os mesmos que lhe foram retirados.
O Worcester, fora de casa, tem apenas uma vitória em quatro anos!

Terminada a fase regular Freddie Burns, na última jornada, conseguiu chegar ao topo da lista dos melhores marcadores com 250, mais três que Evans (247) e seis que Steenson (244).
Christian Wade e Varndell, ambos dos Wasps terminaram com 13 ensaios cada um deixando o jovem talento dos Saints Jamie Elliot atrás com apenas nove. 

Consultem a tabela final em baixo, as eliminatórias jogam-se dia 11 (Tigers - Quins) e 12 de Maio (Saracens - Saints).



Championship
No segundo escalão já se disputam os playoffs (a duas mãos) Bedford e Nottingham já entraram em campo com os "azuis" a vencerem em casa. 
O resultado foi 26 - 17 mas o Bedford deixou fugir uma vantagem de 16 pontos na bola de jogo.
O árbitro penalizou a equipa da casa com ensaio de penalidade devido a colapsarem vários mauls.
O Nottingham mantém assim esperanças de chegar à final.

Ainda assim o Bedford já ficou a saber da RFU que as suas instalações não atingem os critérios pretendidos e obrigatórios para a Premiership.

Já esta Segunda-Feira (feriado em Inglaterra) o Leeds transcendeu-se e conseguiu uma improvável vitória em casa sobre os super-favoritos Newcastle Falcons.
Cedo o Leeds mostrou vontade de surpreender os visitantes e conseguiu uma vantagem de 13-3, com os avançados em destaque mostrando superioridade nas formações ordenadas.
O Newcastle aproveitava qualquer erro do Leeds e qualquer bola recuperada, nas mãos dos 3/4 era um pesadelo para a defesa dos "rinocerontes", Gopperth é parado já perto do ensaio mas o Nr8 Hogg pegou na bola e ensaiou no canto, Gopperth não falhava a difícil conversão e adicionava mais uma penalidade para o 13-13 ao intervalo.
A segunda parte começou com ascendente dos falcões, duas penalidades certeiras de Gopperth a que Ford viria a responder mais tarde.
Foi já na bola de jogo que o Nr8 do Leeds, Burrows jogou a vantagem de uma penalidade na melée e os Falcons distraídos consentiram o ensaio para o 24-19.

Cinco pontos de vantagem talvez não sejam suficientes para uma surpresa e evitar a promoção dos Falcons, mas certo é que o Leeds é das equipas que cumprem os critérios de promoção da RFU.

* Texto: Ricardo Mouro
Quadro e Fotos: www.premiershiprugby.com

Sem comentários: