16 de maio de 2013

LOBITOS PREPARAM TROFÉU MUNDIAL

Dentro das acções de preparação da seleção nacional de Sub-20 que vai disputar o Troféu Mundial da categoria, em Temuco, no Chile, a partir do dia 28 do corrente, os Lobitos defrontaram uma equipa da France Agrícole (vencendo por 41-5) que esteve abaixo da expectativa criada, mas que acabou por proporcionar uma excelente ocasião para a equipa técnica fazer rodar o plantel e ensaiar o sistema de jogo que os portugueses irão utilizar no Troféu.

Pelo que conseguimos apurar o grupo de trabalho está satisfeito com a preparação seguida e os resultados alcançados, e pronta para os desafios do Troféu, onde uma equipa portuguesa participa pela primeira vez.

Recorde-se que o World Trophy é o degrau para acesso ao Campeonato do Mundo (World Cup) de Sub-20, que é disputado anualmente por 12 equipas, e que foi ganho em 2012 pela África do Sul, que derrotou na final a Nova Zelândia por 22-16 (foi a primeira vez que os All Blacks sofreram derrotas na prova, na fase de apuramento frente ao País de Gales e na final com os Baby Boks), e que provocou a descida da Itália para o Trophy, ao ser batida no jogo derradeiro pelas Ilhas Fiji por 19-17.

A competição foi disputada pela primeira vez em 2008, e a Nova Zelândia venceu, invicta, as suas quatro primeiras edições.

Sábado, no Estádio Nacional, sob direção de Henrique Rocha e João Luís, jogaram e marcaram pelos Lobitos:

Tomás Moreira, José Conde (Afonso Machado), João Real;
José Fino, Frederico D'Orey (Miguel Queirós);
Salvador Vassalo, Vasco Fragoso Mendes (1E) (José Gama), João Travassos (1E) (Eduardo Correia);
Manuel Queirós (Jaime Freire), Manuel Pereira (1E, 1T);
Narciso Miguel (2E), João Silva (Francisco Lobo), Manuel Moura (1E), José Abrantes (1E), João M. Silva (1T) (Duarte Marques - 1T).

Lamenta-se apenas a lesão do advogado João Travassos, que o retira do plantel, e a quem desejamos rápidas melhoras, mas na verdade lesões fazem parte da vida de um jogador de rugby.

JOGOS NO CHILE
Entretanto é já conhecido o calendário da prova no Chile, e Portugal disputa o seu primeiro jogo no dia 28 frente à equipa da casa, para defrontar a Namíbia no dia 1 de Junho, e a Itália no dia 5 do próximo mês.
No dia 9 disputam-se as finais em que os primeiros de cada grupo disputam o título e o acesso ao Campeonato do Mundo do escalão, no próximo ano, os segundos disputam o 3º lugar, os terceiros jogam pelo 5º posto, e os quartos jogam pela fuga ao último posto.

Veja o calendário completo:

GRUPO A
Itália, Portugal, Chile e Namíbia

GRUPO B
Japão, Tonga, Canadá e Uruguai

28 de Maio
Itália - Namíbia
Chile - Portugal

Japão - Uruguai
Tonga - Canadá

1 de Junho
Portugal - Namíbia
Chile - Itália

Japão - Candá
Tonga - Uruguai

5 de Junho
Itália - Portugal
Chile - Namíbia

Canadá - Uruguai
Japão - Tonga

9 de Junho
FINAIS

Fotos: Rugby Photo Store/Luís Seara Cardoso

16 comentários:

Anónimo disse...

foi o travassos a jogar a 8?

Leonardo disse...

Qual foi o resultado do jogo com a equipa "France Agricole" ?

Manuel Cabral disse...

Já está incluído no texto...41-5...Obrigado pela chamada de atenção.

Anónimo disse...

já saiu a convocatória... está no site da FPR

Anónimo disse...

Esta equipa de SUB 20 será provávelmente a equipa portuguesa, abaixo dos séniores, que melhor qualidade tem. Tenha-se presente que os jogadores que constituem a estrutura base da equipa jogam juntos há bastantes anos, ganharam o Europeu SUB 18, Grupo B em 2010, ganharam o Europeu SUB 19 de 2012 e muitos deles são titulares indiscutiveis nas equipa séniores dos seus clubes. Seria de boa politica da FPR assegurar a continuidade desta equipa que poderá ser a base da equipa nacional para o Mundial do Japão.Apesar da qualidade não se tenham muitas ilusões quanto a resultados no Chile. Itália e Namibia são superiores a Portugal e mesmo o Chile SUB19, no ano passado ganhou à Russia por mais de quarenta pontos. A ver!

Anónimo disse...

O José Vareta, Miguel Lucas e o Pedro Bettencourt não pertenciam a esta seleção? Porque não são convocados?

Anónimo disse...


Não sei se estão, ou não, convocados, mas que era bom que estivessem, lá isso era!

Anónimo disse...

Não estão convocados.

Manuel Cabral disse...

Antes que esta conversa dos não convocados vá longe demais, convém lembrar que o José Vareta sofreu uma grave lesão nas finais da DH e está fora de jogo, e que o Miguel Lucas e o Pedro Bettencourt devem estar integrados no plantel que vai ao Mundial de Sevens em Moscovo a partir de 28 de Junho.
A equipa participa na primeira etapa do GPS da FIRA no dia 8 de Junho, última oportunidade de preparar os Linces para Moscovo.

Anónimo disse...

A lesão do travassos é grave?

Anónimo disse...

O Vareta, Miguel Lucas e Bettencourt não estão convocados por estarem na selecção de sevens.
O Travassos não vai (infelizmente) por lesão. As rápidas melhoras.

Anónimo disse...

acho que ficam de fora desta selecção alguns jogadores importantes. é verdade que os três já referidos estão nos sevens mas por exemplo o joão maria silva (ratão) é injusto não estar presente.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16:52 : Desta equipa de sub 20 apenas três jogadores foram campeões da Europa do Grupo B em 2010, sendo eles Vasco Fragoso Mendes, Lourenço Matalonga e Salvador Vassalo. Não são todos farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Importa é que haja farinha!De todo o modo obrigado pela informação

Anónimo disse...

As opiniões anónimas nestes blogs, valem o que valem(mas este tb nao é um blog qualquer...) .... mas por acaso acredito muito nesta selecção!... independentemente dos resultados que possam fazer no Chile. Em geral tem boas promessas para o rugby nacional, está a ser bem orientada e nota-se que existe por ali um verdadeiro e forte espirito de equipa, talvez por já trabalharem nas seleccoes nacionais há muito tempo juntos. Ninguém leva a mal os que poderiam também estar alí e não estão. Ainda bem que é assim, temos mais umas dezenas de atletas com grande futuro. BOA SORTE E QUE TRAGAM O CANECO.

Anónimo disse...

ao anonimo das 18:11: parece que existem lá mais que foram campeões da europa grupo B em 2010, é melhor ver com mais atenção... "Homines sunt ejusdem farinae", não gostei da aplicação aqui da metáfora. estamos a falar de pessoas e de atletas jovens, não temos aqui os bons e ali os maus. Eu acredito muito mais no espirito das equipas do que em vedetas. Estamos a ver as dificuldades que estão a passar as nossas vedetas nos sénioresXV e sevens...