30 de dezembro de 2009

RETRO 2009 - NACIONAL

JANEIRO

Na preparação para os desafios do Campeonato da Europa e da qualificação para o Campeonato do Mundo, a nossa seleção principal deslocou-se a Manchester, para defrontar os Anglo Saxons, a segunda equipa da Inglaterra.


Copiosamente batidos por 66-0, naquela que foi até hoje a maior vitória da equipa inglesa, os Lobos cometeram demasiados erros, quer no ataque quer a defender, o que deixou a dúvida sobre a real capacidade da equipa, quando sujeita a pressão.

FEVEREIRO

Portugal começou mal a sua corrida para o Mundial 2011, ao perder em Lisboa, com a Rússia por 18-14, no dia 7 de Fevereiro, confirmando os maiores receios que a derrota da semana anterior, tinha instalado.
Uma semana depois em Tbilisi, um empate a 20 pontos com a Georgia, desanuviou um pouco o ambiente, e a vitória sobre a Alemanha por 44-6, permitiu finalmente, abrir um sorriso na cara de jogadores e dirigentes.

MARÇO
Foi neste ambiente, relativamente desanuviado, que os Lobos arrancaram uma preciosa vitória por 24-19 frente à Espanha, em Lisboa, fazendo esfriar um certo deslumbramento que os 44 pontos da Alemanha terão provocado.
E foi nesse estado de alerta que a equipa viajou para Bucareste, onde uma das melhores páginas da história do nosso rugby foi escrita, com vitória sobre a Romênia, por 22-21, deixando tudo em aberto para a segunda volta da competição, que vai começar dentro de pouco mais de um mês
Ao mesmo tempo no Dubai, a seleção nacional de Sevens disputou o 5º Campeonato do Mundo da variante, apresentando-se mal preparada e sem o enquadramento que um Mundial exige.
As justificadas esperanças numa boa classificação goraram-se, fruto da incapacidade da Federação Portuguesa de Rugby em administrar, simultaneamente, duas seleções nacionais. A nossa seleção falhou a qualificação para o quadro principal da prova, ao averbar derrotas contra Samoa (7-20) e Austrália (12-24).
Recorde-se que três meses antes, em George, a nossa equipa ganhara a Samoa por 19-17, e da duas vezes em que defrontamos a Austrália, em 2008, ganhamos uma, e perdemos outra.
Relegado para a disputa do 9º lugar, Portugal acabou por cair às mãos da Escócia, por 29-7.
No final do mês, em Hong Kong, Portugal venceu a Bowl, derrotando o Uruguai por 14-12 na final.


ABRIL

Os campeonatos nacionais vão chegar ao fim, e enquanto nos Sub-20 o CDUP garantiu a vitória com cinco vitórias em seis jogos, na 1ª Divisão a Académica de Coimbra defrontou o Vitória de Setúbal na final, depois de, no decorrer da prova, se ter verificado uma vitória para cada lado, 18-13 para os estudantes, 22-14 para os sadinos.
Na disputa pelo título, e pelo acesso à Divisão de Honra, a Acadêmica conseguiu uma difícil vitória, por 11-10, no Jamor, em que o maior destaque acabou por ir para a equipa de verde, que, apenas com três anos de actividade, conseguiu um feito notável.
Nos Sub-18, o campeonato nacional ficou com Agronomia.
Em Adelaide, na Austrália, a seleção nacional de Sevens conta por derrotas todos os jogos realizados.


MAIO
Aproveitando o feriado do 1º de Maio, o Jamor foi palco de um dia dedicado ao Rugby.

Como aperitivo, CDUL e Belenenses defrontaram-se para o apuramento do terceiro classificado da Divisão de Honra, terminando o jogo com um empate a 41 pontos.
Depois teve lugar a final da 2ª Divisão, com o Rugby da Linha a levar a melhor sobre o Montemor por 19-14.
Finalmente no jogo final da Divisão de Honra, Direito impôs-se e venceu Agronomia por 35-25, levando para Monsanto o mais importante título do Rugby português.
Compensando esta derrota, Agronomia venceu a Taça de Portugal, derrotando na final, o Belenenses por 38-0.
Depois de vencer os Sevens da Polônia, com vitória na final sobre a equipa da casa por 57-14, Portugal participa nos Sevens de Londres, perdendo a Plate para as Ilhas Fiji, por 24-10, e em Edinburgh, onde perdeu nas meias finais da Bowl com a Inglaterra, por 31-7.


JUNHO
Enquanto nos Sub-18 Direito vence a Taça de Portugal, derrotando o CDUP por 15-9, o CDUL sagra-se campeão nacional de Sevens, na categoria, ao derrotar o Rugby da Linha, na final, por 26-7.

Nos seniores, o Belenenses foi forte demais e venceu o Direito na final do Campeonato Nacional de Sevens, por 22-17.
Em Ostrava, na Republica Checa, Portugal volta a ganhar nos Sevens, vencendo a Espanha na final por 19-12.

JULHO
Participação desoladora de Portugal no Campeonato da Europa de Sevens em Hanover, na Alemanha, terminado a prova num humilhante 7º lugar.
Duas semanas depois, nos Jogos Mundiais em Kaohshiung, Taiwan, Portugal tem um comportamento muito positivo, assegurando a medalha de prata, perdendo a final, contra Fiji, por 43-10

AGOSTO

No mês mais apreciado para fazer férias, apenas a Assembléia Geral da FPR trabalhou, aprovando na data limite, os novos Estatutos, que iriam provocar a eleição antecipada da nova Direção. Com uma participação inusitada – em que destoou a ausência do CDUL – a AG acabou por aprovar um voto de louvor à Comissão deRedação daqueles Estatutos, composta por Manuel Paisana, António Folgado, João Ataíde e Pedro Fragoso Mendes.

SETEMBRO
Com os novos Estatutos aprovados, deu-se início ao processo eleitoral, com a indicação dos delegados dos clubes e entidades, e a eleição dos delegados representantes dos jogadores, árbitros e treinadores.
Com uma equipa renovada, a seleção nacional de Sevens participa no Torneio da Namíbia, começando bem com vitórias sobre o Botswana e Samoa, para depois perder com o Zimbabwe e com a mesma Samoa.

OUTUBRO
Como é tradição, disputou-se no dia 5 de Outubro a Supertaça, entre o vencedor da Divisão de Honra e o vencedor da Taça de Portugal, da época anterior. O Direito venceu Agronomia por 14-6, confirmando a conquista, em Maio da Divisão de Honra.
Também nos Sub-18, e frente ao mesmo adversário, Direito levou a melhor, ganhando por 17-3.

A FPR atribuiu os seus prémios anuais, lamentando-se que tenham sido eliminados da lista, os prémios do Melhor Trabalho da Comunicação Social, e da Entidade que Mais Contribuiu para o Desenvolvimento do Rugby.
Os premiados foram os seguintes:
Melhor Jogador:
Joe Gardener – AEIS Agronomia
Jogador Revelação:
Luis Portela – GD Direito
Melhor Treinador:
Frederico Sousa – GD Direito
Melhor árbitro:
Rohan Hoffman

Começam as competições nacionais, e no final do mês está completa a lista dos delegados à AG, que tomarão posse no princípio do mês de Novembro.

NOVEMBRO

Depois dos delegados tomarem posse, o Presidente da AG convoca a reunião do orgão para aprovação do Relatório e Plano para 2010, da Direção da FPR.
Entretanto a Seleção Nacional aproveita a deslocação à Europa da Namíbia, dos Jaguares argentinos e do Tonga, para realizar três encontros internacionais. Os Lobos perdem os três jogos (9-12, 13-24 e 19-24), mas melhoram de rendimento, acabando contra a equipa do Pacífico, de forma bastante razoável.

DEZEMBRO

Os Linces – como passei a chamar à nossa equipa de Sevens – participam dos Torneios do Dubai e de George, alcançando resultados dentro das expectativas, se tivermos em consideração a juventude da equipa.
Rohan Hoffman, que recentemente recebera o Prèmio de Melhor Ábritro da FPR, participa também nos Torneios, por convite da IRB.
O novo presidente da Assembleia Geral, Pinto de Sousa, convoca eleições para os orgãos da FPR, que decorrerão no princípio do ano, no dia 8 de Janeiro.
A apresentação das candidaturas ocorreu até ao dia 24 de Dezembro, e registou-se a apresentação de dois candidatos ao cargo de presidente da Direção, Dídio de Aguiar e Amado da Silva.

Fontes: Arquivos Mão de Mestre, Rugby Portugal e Rugby Field

3 comentários:

miguel rodrigues disse...

Caro Manuel,

Parabéns pelos blogues, que sem dúvida enriquecem muito a informação disponível do rugby luso.

Grande abraço e bom ano.

Bernardo disse...

o jogo com a Espanha foi em Portugal!

Abraço

Manuel Cabral disse...

Obrigado Bernardo, você está certo!
Fica aqui a correção.