18 de dezembro de 2009

NOTAS SOLTAS À VOLTA DO MUNDO

BRASIL, ALEMANHA OU RUSSIA?

Dos países que em Outubro tinham manifestado o seu interesse em organizar o Campeonato do Mundo de Sevens, em 2013, apenas Brasil, Alemanha e Rússia, confirmaram o seu interesse à IRB. A decisão final sobre o local da competição será tomada na reunião daquele órgão, em Maio do próximo ano.
Apesar de eu pessoalmente preferir a realização do evento no Brasil, dando ao país que vai organizar as Olimpíadas de 2016 a oportunidade de enfrentarem os melhores e assim afinarem estratégias e planos para os Jogos, acho que a IRB dificilmente dará essa chance aos brasileiros.
Restarão, portanto, os europeus Alemanha e Rússia, e tendo em consideração a crescente influencia que se sente no ar relativamente à Alemanha junto da FIRA – e por essa via junto da IRB – acredito que possa essa ser a escolha final.



De qualquer forma a Rússia é sempre um concorrente de peso, é conhecido o seu peso nos círculos olímpicos, e a sua competência desportiva em Rugby, e especialmente em Sevens, fazem dela uma opção de grande valor.

HONG KONG VOLTA A PERDER

No segundo jogo da sua visita à Europa os asiáticos voltaram a perder, desta vez perante a Republica Checa por 17 - 5.
Pode ser que a baixa temperatura tenha contribuído para o desfecho do jogo, mas ficamos com uma idéia do nível da equipa, que ainda vai ter muito que trabalhar para conseguir jogar de igual para igual contra as equipas da Divisão 1 do Campeonato da Europa.

HOLANDA-HONG KONG MUDA PARA MAASTRICHT
Devido às péssimas condições atmosféricas, o jogo Holanda-Hong Kong, planeado para Amsterdão, foi transferido para Maastricht, onde existe o único relvado artificial de Rugby do país.
Graças às características do campo, imune a chuvas, neves e gelos, além deste jogo terão lugar em Maastricht outros dois jogos durante o fim de semana. Além do jogo do clube local, será também disputado o Holanda-Suécia em Sub-18.
Esta alteração pode ser vantajosa para a equipa asiática, menos habituada às tempestades invernosas que atravessam a Europa.

ESTRATÉGIA SALARIAL EM FRANÇA

A Liga Nacional de Rugby (LNR – França) anunciou o estabelecimento de um teto salarial a ser praticado a partir de 2010-2011, abrangendo a TOP 14 e a ProD2 francesas.
Esta medida foi tomada na Assembléia Anual da Comissão daquelas competições, que teve lugar na passada quarta feira, em Paris, e assim, os clubes participantes nas importantes provas, terão de respeitar um orçamento salarial de, no máximo, 8 milhões de euros (7,1 milhões de Libras ou 11,5 milhões de dólares).
Este valor é significativamente superior aos 4,4 milhões de Libras, que são o limite autorizado na Guinness Premiership, se bem que se aguarde também a elevação deste valor, já que os clubes ingleses tem sofrido para não ultrapassar o limite em vigor..
Indirectamente ligado a este teto salarial, também houve alterações quanto ao numero de “estrangeiros” admitidos em cada equipa, A partir da próxima época, todos os clubes franceses serão obrigados a ter um mínimo de jogadores “treinados em França” – oriundos das Academias francesas – de 40%, um recuo em relação aos 50% que estavam planeados.
Reparem que existe o cuidado de não referir “jogadores franceses”, evitando assim problemas como os que surgiram no futebol há alguns anos atrás.

ANUNCIADAS CIDADES BASE PARA A RWC 2011
23 cidades em toda a Nova Zelândia foram hoje designadas para receberem as equipas participantes no próximo Campeonato do Mundo.
Aliás, destas 23, 13 já tinham sido anunciadas – Auckland, Christchurch, Hamilton, Invercargill, Napier, Nelson, New Plymouth, North Shore, Palmerston North, Rotorua, Wellington e Whangarei.
Hoje foram incluídas as cidades de Bay of Islands, Rodney, Tauranga/Mt Maunganui, Taupo, Gisborne, Wanganui, Masterton, Blenheim, Ashburton e Queenstown. Do conjunto são 16 centros na Ilha do Norte, e 7 da Ilha do Sul.
Foi ainda anunciado que as equipas utilizarão um total de 47 estádios para treinar, incluindo alguns colégios, com grandes tradições de Rugby.
Confira aqui as três hipóteses de Portugal de acordo com a sua classificação no apuramento. Partindo do princípio que Portugal se vai apurar...


Sem comentários: