1 de dezembro de 2009

EM SETE, INGLATERRA DÁ QUATRO PASSOS EM FRENTE


Foi hoje anunciada em Londres a criação das Series de Sevens do Reino Unido – no primeiro ano compreendendo apenas Torneios em Inglaterra - e assim, a Velha Albion entra no século XXI e dá um passo decisivo nas suas aspirações na versão reduzida do Jogo de Rugby.

Com data marcada para os meses de Junho e Julho, as Series serão disputadas em quatro Torneios a ter lugar em Londres, Bath, Manchester e Newquay.



A iniciativa partiu de um site especializado em Sevens, o Ultimate Rugby 7’s, que viu a sua proposta recebida com agrado pela Rugby Football Union, o que prova que até a mais tradicionalista das Federaçõpes Nacionais do Mundo do Rugby, tem o espírito e os olhos abertos.

Pena é que outras Federações não mantenham a mesma atitude e continuem a sua política completamente autista, como faz a Federação Portuguesa de Rugby, que apresentou à Assembleia Geral de ontem um Plano sem pés nem cabeça, que representa um passo atrás na evolução do Rugby português em geral, e dos Sevens em particular. Voltarei muito em breve a este assunto.

O anúncio das Series é um enorme passo em frente para os Sevens no Reino Unido. Vai criar uma plataforma poderosa que dará mais oportunidades para mais jogadores se especializarem nesta variante, são palavras de Ben Ryan, treinador de equipa nacional inglesa de sevens.


E o discreto Director de Competições da RFU, Terry Burwell, não teve rodeios, nem poupou elogios, afirmando que as Series Nacionais representam uma melhoria significativa do calendário doméstico do rugby, e vai dar à época uma estratégia e uma melhor estrututra de desenvolvimento. Continuaremos a trabalhar com a Ultimate Rugby Sevens ajudando e apoiando o crescimento desta iniciativa, concluíu Burweel, ao elogiar a visão e ambição dos organizadores.

Em Janeiro a organização dará mais informações sobre equipas participantes e forma de disputa dos Torneios.

Sem comentários: