27 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DE ESPANHA, SEGREDOS DE PORTUGAL

Ora aí está! Enquanto em Portugal nada se faz - passados quase três meses da readmissão do Rugby no Programa Olímpico, quando por todo o lado as Federações Nacionais de Rugby procuram já novos apoios junto dos respectivos Comités Olímpicos ou das entidades oficiais - e o que se vê é o reaparecimento de correntes contrárias àquela inclusão.


Nomeadamente pela afirmação pública de um membro da Comissão de Honra do candidato Dídio de Aguiar de que os Sevens devem ser deixados como actividade residual!

E quando se lê o Programa de Dídio de Aguiar, é tão evidente o seu desinteresse, que foi esquecido o próximo Campeonato do Mundo que terá lugar em 2013!

Já este ano a Direção da FPR tinha demonstrado o seu desinteresse na variante, quando, sob a pretensa ideia de não prejudicar o apuramento para o Mundial de XV, se abandonou a Seleção de Sevens, que participou na mesma altura no Mundial da variante. Mas isso aconteceu não para proteger a equipa de XV. Aconteceu por manifesta incapacidade de gerir simultaneamente duas seleções nacionais.

Volto a afirmar: Portugal pode e deve manter, em degraus elevados de competitividade,uma seleção nacional de XV e uma seleção nacional de VII.

E, queiram ou não queiram, os Sevens SÃO uma modalidade Olímpica!

Agora vejam esta notícia, de ontem, do espanhol Patada a Seguir:

Nas próximas horas será tornada pública a decisão do Conselho Superior dos Desportos (CSD) sobre o plano de desenvolvimento para o Rugby Sevens. Um projecto concebido por José Ignacio Inchausti, Tiki, e Antonio José Barrio, El Yunque. O projeto é o mais ambicioso jamais conhecido na história do nosso rugby, e destina-se a criar um grupo de jogadores de elite no masculino e feminino (vice-campeã da Europa). Também se fala de uma infra-estrutura de cantera, formação de treinadores e de um circuito de torneios. Todos os financiamentos estão pendentes da aprovação do CDS, mas dentro de umas horas o rugby espanhol vai provavelmente receber a melhor notícia de sua história. Bela maneira de fechar 2009 e começar 2010.

Que viva España! 

Sem comentários: