3 de dezembro de 2009

OS LOBOS E OS LINCES!


A partir de hoje passo a referir-me à Seleção de Sevens de Portugal, como OS LINCES!
Isso vai evitar confusões com a Seleção de XV, OS LOBOS, e dar uma identidade própria, a uma equipa diferente 

E deixarei OS LOBITOS para os Sub-19 e AS LOBAS para as nossas meninas!
E os artigos dos Linces serão acompanhados pela foto de um dos ditos da Serra da Malcata, que parece que vai ser repovoada...

Para a malta no Dubai, que sei que acompanha as minhas “bocas”, espero que gostem do novo nome! Esta minha iniciativa também é uma homenagem!

Analisei o início de época dos Linces e verifiquei que dos 14 jogadores utilizados, na Namíbia e agora no Dubai, apenas três terão mais de 30 anos, na altura do próximo Campeonato do Mundo, em 2013.
São eles Ricardo Dias, Diogo Gama e Gonçalo Foro. Dos restantes 11, dez terão menos de 31 anos na altura dos Jogos Olímpicos de 2016.

Continuando a falar de números, e considerando apenas a época passada, e não considerando os três trintões de 2013, temos no grupo total dois Linces com mais de 5 participações em torneios, o Sebastião Cunha (6) e o Frederico Oliveira (10), incluindo a participação dos dois no Campeonato da Europa e nos Jogos Mundiais, e do Frederico também no Campeonato do Mundo.
Dos restantes mais novos, o Diogo Miranda esteve em quatro Torneios, bem como o Bernardo Silveira, (um deles os Jogos Mundiais), o Francisco Mira esteve em três Torneios e o Francisco Serra também (incluindo o Campeonato da Europa e os Jogos Mundiais). Por outro lado, o Veltioven esteve nos Jogos Mundiais, assim como o Hugo Valente e o Manuel Costa.
De todos os jogadores utilizados neste princípio de época, apenas o Diogo Gama, o Afonso Vareta e o Francisco Magalhães, não participaram em nenhum Torneio da época passada.
E dos restantes dois, o Ricardo Dias esteve no Campeonato da Europa e nos Jogos Mundias, enquanto o Gonçalo fez o pleno, e participou em todos os Torneios em que os Linces estiveram presentes.


Ainda é cedo para tirar conclusões destes dados, especialmente porque não existe uma posição pública dos responsáveis, sobre a matéria – apesar de eu ter feito a pergunta directamente, através de e-mail, ao Tomaz Morais – mas parece existir uma aposta em jogadores mais novos, enquadrados por outros mais velhos.
Mas este facto pode ser apenas reflexo das necessidades dos Lobos, e dos jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo de XV.
E as declarações feitas pelo Diogo Gama, na chegada ao Dubai, sustentam esta tese...

De qualquer forma não se pode dizer que os Linces do Dubai, tenham falta de experiência, já que apenas o Francisco Pinto de Magalhães, nunca vestiu a camisola das quinas, e o total de participações em Torneios Internacionais de Sevens, sobe, no conjunto, a 43.

Se a aposta for numa equipa jovem, e isso não seja apenas um recurso, então acho que a orientação dada está correcta.
Quando chegar a altura do próximo Torneio em que Portugal participa, Hong Kong, no final de Março, se tirará a prova dos noves, e ficaremos também a saber as razões porque Portugal não aceitou o convite da IRB para participar em todos os Torneios das Series.

Sem comentários: