10 de dezembro de 2009

NOTAS SOLTAS À VOLTA DO MUNDO



NASCEU A ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS COLECTIVOS DA EUROPA

As Federações dos maiores desportos colectivos das Europa, formaram hoje a sua própria Associação para promover, desenvolver e representar os seus interesses.
A Associação fomentará a troca de informações, que já tem sido prática corrente e informal nos últimos anos.



As Federações européias de Basquetebol (FIBAEurope), Andebol (EHF), Futebol (UEFA), Hóquei no Gelo (IIHF), Rugby (FIRA-AER) e Voleibol (CEV) emitiram uma declaração conjunta relativa ao Tratado de Lisboa, em particular ao seu Artigo 165º, que reconhece a “natureza específica do desporto”, expressando a sua satisfação por tal facto, e pelo estatuto que ele confere ao desporto.
A European Team Sports (ETS) expressou ainda o desejo de trabalhar conjuntamente com os seus parceiros institucionais, nomeadamente o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e as Comissões Européias, no sentido de estabelecer um futuro saudável para o desporto europeu.


MONTEVIDEU É SEDE DE JOGOS DE PRAIA


Com início na sexta feira, desenrolam-se em Montevidéu os 1ºs Jogos ODESUR de Praia, com a participação das seleções de Rugby da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, em Homens, e das equipas nacionais femininas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
No domingo, 13 de Dezembro, disputam-se as meias finais e finais.



NOVA ZELÂNDIA COM PROBLEMAS INTERNOS

A novela que envolveu a Federação de Rugby da Nova Zelândia, as Federações Provinciais e a Associação de Jogadores, sobre a reformulação da Air New Zealand Cup vai ter hoje, mais um episódio.
Os nove membros da Direção da Federação vão votar qual o formato que a principal competição nacional de Rugby terá, no futuro.

De um lado, o homem forte da Federação, Steve Tew, com uma proposta de competição reduzida para 10 equipas, com uma segunda volta para as seis melhores.
Do outro lado, quatro Federações Provinciais - com uma multidão de apoiantes – desesperadas por se verem “expulsas” da actual fórmula com 14 equipas.

Mas nem tudo é assim tão simples, quando está a ser renegociado um novo acordo colectivo entre a Federação nacional e a Associação de Jogadore.
Espera-se que o novo acordo resolva o problema da contratação de Super jogadores pelas franquias, fora do controle da Federação.

O acordo colectivo e o modelo das competições tem que caminhar de mãos dadas, já que a Associação de Jogadores pode opôr-se a uma segunda volta apenas com seis equipas.
E a Associação avançou, nos jornais, com uma proposta alternativa, para que se mantenha em 2010 o sistema das 14 equipas, e a sua separação, a partir de 2011, em duas divisões de sete equipas cada uma.

A novela vai continuar, e esperam-se para breve novos episódios.


EXEMPLO QUE VEM DA AMÉRICA

Os Eagles, equipa nacional do Estados Unidos, lançou um site na internet para benefício dos jogadores e do público.
O novo www.eaglesxv.com vai dar todas as notícias sobre a equipa e os jogadores em primeira mão, relatórios de jogos e entrevistas com os envolvidos.
Também serão dadas informações sobre o calendário dos jogos, perfil de jogadores e informações de viagens.
Os interessados poderão ainda aderir à equipa no Facebook, e o capitão da equipa, Tod Clever, grande dinamizador do projecto, declarou que “representar o país é uma honra que apenas uns poucos recebem, e os eagles estão ansiosos para contribuir no desenvolvimento do rugby nos Estados Unidos. Com este novo site, os adeptos terão oportunidade de aceder directamente aos jogadores”.




ENQUANTO O DINHEIRO E O COMÉRCIO MANDAM...
 
Terminou o Outono Internacional, e foi a primeira vez que as três equipas das Ilhas do Pacífico viajaram pelo Hemisfério Norte simultaneamente.

Desde o início do século, aquelas três equipas tem tido contactos com equipas do Norte, tendo as Ilhas Fiji disputado 62 jogos, Samoa 61 e Tonga 57.
São números significativos, mas metade daqueles jogos foram contra equipas A ou de segundo nível. E raramente em casa.


As Ilhas Fiji tem uma população de cerca de 900.000 habitantes e um Produto Interno Bruto superior a 3.5 mil milhões de dolares, Samoa tem uma população de 200.000 habitantes, e um PIB de 500 milhões, e Tonga pouco mais de 100.000 habitantes e um PIB de apenas 250 milhões.


Perante estes numeros, compreende-se porque as equipas do Norte não estão interessadas em visitar as Ilhas, já que os custos operacionais são elevados, e as receitas de um só jogo em Twickenham, ou em mercados de maior importância como Hong Kong ou Japão, em espectadores, exposição aos media, e dinheiro vivo, muito mais que uma viagem e cinco jogos disputados nas Ilhas do Pacífico..

Sem comentários: