12 de dezembro de 2009

FRANÇA CARA A CARA, E OUTROS NUMEROS


Finalmente a IRB abriu o jogo e divulgou em tempo útil, uma série de dados sobre as equipas participantes nas Séries Mundiais, que vou agora apresentar.

Atitude pouco vulgar da parte daquele organismo internacional, que, espero, se repita nos próximos torneios, para satisfação dos que se interessam por esta coisa dos numeros.

Começarei pelos dados referentes ao primeiro jogo de hoje, contra a França. A par dos dados da IRB, apresento um outro quadro, em que alguns dos dados são iguais, onde estão incluídos os 14 jogos realizados nas Séries da IRB, mas também os restantes nove jogos, realizados noutros torneios internacionais, e que você pode consultar com todos os pormenores no Portugal Sevens, blog onde constam todos os jogos da Seleção Nacional de Sevens.





Vamos ver agora o posicionamento relativo do melhor marcador de pontos, nas Séries IRB, e a posição de Portugal nas mesmas séries:


Finalmente, por hoje, aqui fica a estatística geral do primeiro dia do Torneio de George, que traz alguns dados bem curiosos e que os nossos treinadores devem analisar cuidadosamente. Pena é que a IRB não forneça estes dados individualizados, equipa por equipa, à imprensa e ao púiblico em geral.
Ainda me lembro quando a análise estatística chegou a Portugal, em meados dos anos 70, e da revolução que provocou na preparação das equipas...

Sem comentários: