7 de dezembro de 2009

MANDA A VONTADE, QUE ME ATA AO LEME


A paz e a tranquilidade da pequena cidade de George, situada a meio caminho entre a Cidade do Cabo e Port Elizabeth, vai ser quebrada pela agitação que uma multidão de fiéis adeptos do Rugby sempre provoca, com a realização do já consagrado Torneio de Sevens, no próximo final de semana.



Situada num planalto entre as montanhas de Outeniqua, a norte, e o Oceano Indico a sul, a cidade nasceu como fruto da exploração de madeira que fez a riqueza da região.


Daqui saíram milhares de carros de bois carregados de madeira para abastecer o carente mercado europeu, em especial o mercado holandês, enquanto se desenvolvia uma indústria local de fabrico de móveis de madeira, utilizando, ainda hoje, técnicas antigas transmitidas de geração em geração.

Isolada do resto do país pelas montanhas, apenas a construção - com a “ajuda” de 250 condenados a trabalhos forçados - na primeira metade do século 19, da Passagem de Montagu, permitiu que a cidade crescesse e, aos poucos, fosse trocando a madeira, pelos bancos, os Centros de Convenções, o comércio, as escolas e o turismo.


Com uma população de pouco mais de 200 mil habitantes, George é a sexta mais antiga cidade da África do Sul, situada na Western Cape Province, e serve de base a quem quer aproveitar para viajar pela região, ou visitar o Parque Nacional de Tsitsikamma., que se estende por mais de 80 km da costa oceânica.


No Verão, que agora se aproxima nesta parte do Mundo, George transforma-se num centro de férias, onde o bungi jumping se mistura com os vôos em parapente, o mountain biking com o mergulho em gaiolas anti tubarão, as caminhadas pelas trilhas de montanha com os campos de golfe, a pesca oceânica com uns momentos de descontração e relaxe, assistindo ao Torneio Internacional de Sevens.

Se programar a sua viagem entre Julho e Novembro, reserve um dia para ir ver as baleias, mas se resolver ir na altura dos Sevens, ainda pode ir à Fazenda dos Crocodilos, de preferência à hora de almoço dos bichinhos...

Os seus extraordinários campos de golfe ficaram mundialmente famosos após a realização, em 2003, da inaugural Presidents Cup, com a presença de dezenas de estrelas do desporto, e alguns ex-presidentes.

É também aqui que fica situada a Nelson Mandela Metropolitan University, que, graças às suas excelentes instalações desportivas, serve de campo de treino para algumas das seleções sul-africanas de Rugby.

Se tiver tempo não deixe de aproveitar – afinal não é todos os dias que se visitam terras tão distantes – e visite a Cidade do Cabo, e, claro, vá até ao Cabo das Tormentas, que el-rei Dom João II transformou no Cabo da Boa Esperança, olhe bem para o mar, imagine os nossos antepassados, em 1488, a enfrentar a fúria dos deuses, e entenda o poema de Fernando Pessoa que lhe deixo aqui:

Sem comentários: