OPÇÕES EM EXPOSIÇÃO
Foi anunciado recentemente que um famoso jogador internacional britânico, avançado e capitão de equipa, revelou publicamente a sua homosexualidade.
Esta notícia é a prova que, depois da intensa actividade internacional, entrámos na silly season.
Expliquem-me, se puderem , porque me devo interessar pelo anunciado? Estou envolvido há mais de quarenta anos com o Rugby, concerteza joguei e fui companheiro de copos de vários homosexuais, assim como de outros bi-sexuais, e outros ainda protestantes, muitos católicos, um grupo de agnósticos, outros de esquerda, outros de direita, uns brancos, outros pardos, alguns negros, uns muito inteligentes e outros nem tanto...
E as unicas vezes em que essas origens, opções, forças ou fraquezas, interferiram na minha vida, foi quando algum desses companheiros se pôs em bicos de pés e guinchou: "Eu sou ....."
De resto, convivi com todos esses amigos, sem problemas, unidos pela única e mais importante coisa que podíamos ter em comum - o Rugby.
Agora, depois de uma carreira de sucesso, quando se encontra já no anoitecer da fama, fazer tal declaração, pode ser um acto de coragem ou de libertação, mas nada adianta no que respeita à nossa vida comunitária. A menos que se pretenda tirar algum partido de uma suposta diferença, seja ela minoritária ou maioritária.
Que cada um siga as suas opções, lembrando-se apenas que a sua liberdade acaba, no preciso ponto em que começa a dos outros.
NOVA ZELÂNDIA VAI COMPRAR UM COFRE MAIOR
Quando for assinado o novo contrato de direitos de televisão para o Top 14 - Top 15, para os cinco anos após 2011, Austrália e Nova Zelândia vão ter garantida a sua sobrevivência por mais um largo período.
Apesar das recentes dificuldades, ainda não vai ser desta que as grandes Federações da Oceânia vão à banca rota.
Na verdade, com um contrato de 400 milhões de dolares americanos, superior em 20% ao anterior, com a África do Sul a negociar separadamente os direitos da Currie Cup, e a Nova Zelândia a somar mais 20 milhões pelos direitos do Campeonato Provincial, e com as receitas do Campeonato do Mundo, aguarda-se para saber o que os administradores do jogo vão fazer daquela fortuna.
HONG KONG SOMA TERCEIRA DERROTA
Apesar de toda a preferência demonstrada pela IRB, na esperança de sucessivas vitórias de Hong Kong na sua primeira digressão à Europa, os orientais mais não conseguiram que somar três derrotas em outros tantos jogos.
Fica assim frustrada a expectativa do orgão máximo da modalidade, veiculada por diversas vezes, com cálculos e otimismo, na subida de alguns lugares no ranking internacional da equipa de chinesa.
Desta vez, frente à Holanda, em Maastricht, num campo de relva artificial, o resultado foi de 25-10, favorável à equipa da casa.
MAR DEL PLATA 7'S
Saiu a tabela dos jogos dos Sevens de Mar del Plata a disputar nos dias 6 e 7 de Janeiro, e tem algumas diferenças em relação ao que anunciei há dias.
Assim, serão apurados os quatro primeiros classificados (e não os três primeiros) dos Sevens Sul Americanos, e mais as seleções dos Estados Unidos e da África do Sul, jogando em duas séries de três equipas, para apurar semi finalistas e finalistas, até encontrar o vencedor do Torneio.
Acredito que Argentina, Brasil, Uruguay e Chile serão as equipas sul americanas apuradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário