2 de dezembro de 2009

IRB DECIDE NÃO PROCEDER A QUALQUER ALTERAÇÃO ÀS LEIS


Em reunião que teve lugar ontem, terça-feira, a IRB decidiu que não haverá qualquer alteração às Leis de Jogo antes do Campeonato do Mundo de 2011.

Apesar das duras críticas que as recentes alterações às Leis tem sofrido, e da associação directa entre estas alterações e o excesso de jogo ao pé recentemente verificado, a IRB decidiu apenas que serão adoptados de imediato os seguintes esclarecimentos às Leis 15 (Placagem) e 16 (ruck):



-15.4 (c) O placador que caiu no chão pode, assim que voltar a estar de pé, jogar a bola vindo de qualquer direcção.
-15.6 (c) O placador que se mantém de pé tem que largar o jogador placado e só então jogar a bola, vindo do lado da sua própria linha de meta.
-16.3 (f) Os jogadores não podem utilizar os pés num ruck em movimento, com jogadores no chão


Quanto ao resto, a IRB considera não haver dados suficientes para proceder a alterações imediatas à Lei, informando no entanto que vai iniciar no princípio do ano, o estudo da situação, para eventuais posteriores alterações

As críticas que se tem feito ouvir, defendem que a situação actual beneficia as defesas, com os àrbitros a terem a tendência de penalisar as equipas atacantes, por impedirem a saída da bola depois que um ruck se forma.

Assim, as equipas teriam a tendência de chutar a bola, e pressionando, em vez de entrar em contacto com o adversário, na expectativa de que aqueles cometam uma falta.



Ou seja, apesar das habilitadas opiniões de treinadores e jogadores das melhores equipas do mundo, a IRB continua a só fazer o que lhe apetece, e quando lhe apetece...

Sem comentários: