27 de dezembro de 2009

RETRO 2009 - INTERNACIONAL (1/2)

Inicío hoje a publicação das retrospectivas, Internacional e Nacional, de 2009.
Não pretende ser uma descrição exaustiva dos acontecimentos e é apenas reflexo da minha própria opinião ou curiosidade.



JANEIRO
Janeiro é um mês de calma no Mundo do Rugby.  
Na Europa, os principais campeonatos vão a meio, e as seleções preparam-se para a época internacional que decorre durante os meses de Fevereiro e Março.



No Hemisfério Sul as grandes competições estão paradas, as temperaturas sobem com o Verão em curso, e apenas na América do Sul se põe a bola a mexer, com os Torneios de Sevens de Punta del Este, no Uruguai, e em Mar del Plata, na Argentina.
Mas as provas mais importantes do mês disputaram-se em São José dos Campos, no Brasil: Os Campeonatos Sul Americanos de Sevens.
Em masculinos, a Argentina ganhou pela quinta vez consecutiva, ao vencer o Chile na final, e em femininos, a vitória coube ao Brasil, também pela quinta vez, ao derrotar na final, a Argentina.
As atletas brasileiras, tendo em vista a preparação da Seleção Brasileira Feminina de XV e de VII, sobretudo para o Mundial desta categoria, em Março deste ano, lançaram um calendário, com fotos bem sensuais, que desacreditam aqueles que dizem que as moças que jogam Rugby, não são femininas...São sim senhor!


FEVEREIRO
Disputam-se os Torneios de Sevens de Wellington, Nova Zelândia, com vitória da Inglaterra, e de San Diego, nos E.U.A., com vitória da Argentina, enquanto na Europa se inicia o Torneio das Seis Nações.

Ainda na Europa tem início a corrida para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2011, com Geórgia, Romênia, Rússia, Alemanha, Espanha e Portugal, a lutarem por dois lugares de acesso direto, e mais uma vaga nos play offs.
Esta fase de qualificação apenas terminará em 2010, com a segunda volta da competição.
Nos Mares do Sul, teve início o Super 14, competição que envolve equipas da Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

MARÇO
Na Europa chega ao fim o Torneio das Seis Nações, e a Irlanda conseguiu a sua primeira vitória – desde que o Torneio passou de cinco para seis equipas com a inclusão da Itália - ao derrotar na ultima jornada o País de Gales, por 17-15.
Com esta vitória os irlandeses conquistaram também a Triple Crown e o Grand Slam, o que não conseguiam desde há 61 anos.

Mas em Março todos os olhos estavam postos no 5º Campeonato do Mundo de Sevens, masculino, a na edição inaugural do Campeonato feminino, disputados simultaneamente, no Dubai.
Na competição masculina a eliminação, nas quartas de final, da Nova Zelândia, Inglaterra, África do Sul e Ilhas Fiji, caiu como uma bomba no novíssimo estádio “The Sevens”, especialmente inaugurado para o evento.
O País de Gales, depois de derrotar Samoa e a Argentina, que venceu o Quênia, encontraram-se na final, onde os galeses ganharam por 19-12, levando, ao cabo de 16 anos, a Melrose Cup de volta para a Europa.
Portugal desapontou, apesar de ter chegado às meias finais da Plate, onde foi derrotado pela Escócia, fruto de uma errada política da FPR, incapaz de gerir mais do que os destinos da Seleção Nacional de XV.
Vencedores das edições anteriores: 1993 – Inglaterra; 1997 – Fiji; 2001 – Nova Zelândia; 2005 – Fiji
A prova feminina foi igualmente memorável com as equipes da China e do Brasil a encher o olho do público, ao lado da Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. As inglesas eram favoritas, mas não resistiram ao maior poder das australianas, nos quartos de final. Na final, num jogo emocionante, a Austrália confirmou o seu excelente momento, e derrotou a Nova Zelândia por 15-10, no prolongamento, conquistando o Troféu.
No final do mês disputou-se o Hong Kong Sevens, com a vitória das Ilhas Fiji, que derrotam a África do Sul por 26-24, na final.  
Portugal fica com a Bowl, ao vencer na final o Uruguai, por 14-12

ABRIL
Na Europa jogam-se os quartos de final da Heineken Cup e da Amlin Challenge Cup, enquanto no Hemisfério Sul continua a disputar-se a Super 14.

Por todo o lado se vão disputando os campeonatos nacionais, uns a terminarem, no Norte, outros a começarem, pelo Sul – com destaque para o Campeonato de Buenos Aires e do Uruguai.
Entretanto em Santiago do Chile, o Brasil disputa com a equipa local, a primeira jornada do Sul Americano, que simultaneamente serve também para apuramento do Campeonato do Mundo de 2011, sofrendo uma pesada derrota por 79-2.
Ao mesmo tempo em Montevideu, disputam-se os restantes jogos desta fase do Sul Americano, que levam ao apuramento de Uruguai e Chile para a etapa final, a disputar em Maio, frente à Argentina.
Na Austrália joga-se a 6ª jornada das Séries Mundiais de Sevens da IRB, com a vitória da África do sul sobre o Quénia, por 26-7
Mais uma vez abaixo daquilo que pode fazer, Portugal perde na meia final da Shield, frente aos E.U.A.


MAIO
O dia 3 de Maio vai ficar na história, já que pela primeira vez na história do rugby europeu, um jogo foi decidido na transformação de pontapés de penalidade. Numa das meias finais da Heineken Cup, os Cardiff Blues e os Leicester Tigers terminaram o jogo empatados a 16 pontos. O desempate foi através dos ditos pontapés, acabando a equipa de Leicester por levar a melhor, por 7-6.
Na final da competição o Leicester não foi suficientemente forte, e a vitória foi para os irlandeses do Leinster por 19-16.

Termina a Magners League, com a confirmação da vitória dos irlandeses do Munster.
A Irlanda vê assim, duas das suas equipas regionais vencerem as duas provas mais importantes do calendário europeu.
Na Amlin Challenge Cup, os ingleses do Northampton Saints derrotaram os franceses do Bourgoin por 15-3, conquistando o troféu.
Entretanto em França terminou a Pro D2, com a vitória do Racing Metro, que assim foi directamente promovido ao Top 14. A outra equipa promovida foi a SCA Albi, que derrotou no jogo definitivo Oyonnax por 14-12.
Enquanto isso, em Inglaterra termina a Guiness Premiership, com os Leicester Tigers a conseguirem o título, ao baterem os London Irish, por 10-9 na final.
Em Londres a Inglaterra vence o Londres Sevens, derrotando na final a Nova Zelândia por 31-26, e Portugal é derrotado pelas ilhas Fiji, na final da Plate, por 24-10.
Na semana seguinte, em Edinburgh, Portugal volta a desapontar, perdendo na meia final da Bowl para a Inglaterra, por 31-7, enquanto as Fiji vencem a Cup com vitória sobre a África do Sul por 20-19.
Os Sprigboks, apesar da derrota, conquistaram o título de Campeões das Séries, terminando na primeira posição do Ranking com mais 30 pontos que as Ilhas Fiji, que terminaram a época no segundo lugar.
Portugal acabou na 12ª posição, atrás dos E.U.A. e à frente da França.
Em Montevideu, a Argentina conquista o Sul Americano, pela 31ª vez, em outras tantas edições do Torneio.

JUNHO
Em França o Top 14 chega ao final, com a vitória do Perpignan sobre o Clermont Auvergne por 22-13.
Este foi o primeiro título do Perpignan desde 1955.
O Clermont perdeu assim a sua terceira final seguida, estabelecendo um record peculiar. Em 2008, a derrota foi frente ao Stade Toulousaion, e em 2007 o vencedor foi o Stade Français.
No Japão terminou o Campeonato do Mundo de Juniores com a vitória da Nova Zelândia na final frente à Inglaterra por 44-28.

Sem comentários: