28 de dezembro de 2009

RETRO 2009 - INTERNACIONAL (2/2)

JULHO

IRB atribui organização do Campeonato do Mundo de 2015 à Inglaterra, e o de 2019 ao Japão, confirmando assim a entrega a um país asiático contra os desejos expressos da Itália e África do Sul.
Os Lions encerram a sua visita à África do Sul com uma vitória sobre os Springboks por 28-9, aliviando a dor das derrotas sofridas nos dois primeiros desafios por 26-21 e 28-25, e pondo termo a uma série de sete sucessivos desaires averbados desde a visita à Austrália em 2001.



Na Romênia a Escócia A ganhou a Nations Cup, ficando a segunda posição nas mãos da Itália A, seguida dos franceses, com o mesmo numero de pontos. Romênia, Rússia e Uruguai, ocuparam as últimas posições, por esta ordem.
Canadá e Samoa foram as primeiras equipas a garantir o apuramento para o Mundial de 2011, batendo os Estados Unidos e a Papua Nova Guiné, respectivamente.
No hemisfério Sul foi dado o pontapé de saída no Três Nações – Austrália, África do Sul e Nova Zelândia – com a vitória dos All Black sobre os Wallabies por 22-16.
Uma semana depois os Blacks não resistiram ao poder dos Springboks e foram batidos por 28-19.
Na África do Sul tem inicio a Currie Cup, e na Nova Zelândia a Air New Zealand Cup dá os primeiros passos.

AGOSTO
Os sul africanos seguem invictos no Três Nações, com nova vitória sobre a Nova Zelândia, desta vez por 31-19, e uma sobre a Austrália, por 32-25, enquanto os australianos voltam a perder, frente aos neo-zelandeses por 19-18.

Escândalo na Inglaterra, com os castigos aplicados ao tradicionalista Harlequins e ao seu treinador, o antigo internacional inglês Dean Richards, depois de inquérito aberto em conseqüência de uma falsa lesão – que incluiu uma cinematográfica pastilha de sangue – para permitir a substituição de Tom Williams por Nick Evans, num jogo dos quartos de final da Heineken Cup, em Abril, contra os irlandeses do Leinster, que a equipa de Londres acabou por ganhar por 6-5.
Os Harlequins foram multados em 250 mil libras, e Richards suspense por três anos.
Com mais Fair Play – quem diria...- os franceses do Aviron Bayonnais e do Stade Français, jogaram em Espanha, nos arredores de San Sebastian, naquele que foi o primeiro encontro do Campeonato gaulês, disputado no estrangeiro.
Perante cerca de 30 mil espectadores, o Aviron venceu por 38-24, em jogo da 2ª jornada do Top 14 de 2009-10.

SETEMBRO
No Três Nações a Austrália conseguiu uma surpreendente vitória sobre a África do Sul – a única da competição – por 21-6. Mas os Springboks depressa recuperaram do desaire, e tornaram a vencer a Nova Zelândia por 32-29, que por sua vez derrotaram os australianos por 33-6
Ficou assim encontrado o vencedor da prova de 2009 – a África do Sul.

Nas Américas tem início a primeira edição da Americas Rugby Championship, disputada por quatro seleções provinciais canadianas, que jogam entre si numa primeira fase, apurando duas que defrontam os Jaguares argentinos e uma segunda equipa dos E.U.A., em meias finais e finais para apuramento do vencedor..
Na Europa jogam-se as primeiras jornadas da Magners League.

OUTUBRO
Todos os olhos estão postos na Assembléia do Comitê Olímpico Internacional, que vota a readmissão do Rugby ao Programa Olímpico, desta feita na variante de Sete, por 81 votos a favor e oito contra.
A estréia ficou marcada para 2016 no Rio de Janeiro.
Com a excepção de alguns, poucos, Velhos do Restelo, a satisfação é geral, vem ao encontro dos interesses do Rugby português, e surge como uma forma de reconhecimento e recompensa para todos os que, pelo Mundo fora, passaram os últimos 35 anos a lutar pela variante, sem nunca terem sequer sugerido a separação das duas versões.
Na Américas Rugby Championship os Jaguares levam a taça, derrotando na final os British Columbia Bears por 35-11.
No hemisfério Sul os Blue Bulls vencem os Free States Cheetahs por 36-24 e guardam a sul africana Currie Cup, enquanto na Air New Zealand Cup, as províncias de Canterbury e Wellington vencem as meias finais e se preparam para a grande final de Novembro.

NOVEMBRO
Canterbury vence a provincial neo-zelandesa, derrotando Canterbury na final por 28-20, enquanto os Estados Unidos garantem a qualificação para o Mundial de 2011, assim como a Namíbia, sendo que os seus directos adversários, Uruguai e Tunísia disputarão o Play Off final.
Com as digressões da África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Fiji, Samoa e Argentina à Europa, o mês das castanhas proporcionou um lote impressionante de grandes jogos, em França, Itália, Inglaterra, Escócia, Irlanda e Gales.

Os grandes vencedores do Novembro Internacional foram os All Blacks e a Irlanda, únicas entre os grandes a saírem invictas deste terrível mês. A Irlanda concedeu um empate frente à Austrália, mas venceu os Springboks, registando nos 10 jogos disputados no ano, nove vitórias e aquele empate.
Os All Blacks levaram de vencida a Inglaterra, Gales, Itália e França, recuperando da derrota sofrida em Junho frente aos gauleses. No total dos 14 jogos disputados no ano, os Blacks ganharam 10 e perderam, além do referido jogo com os franceses, os três jogos que realizaram contra a África do Sul.
Ficou no ar a sensação de faltar qualquer coisa: um decisivo Irlanda-Nova Zelândia...
Digna de registo é também a vitória da Escócia frente à Austrália (9-8), a primeira dos escoceses em 27 anos.
Entretanto Richie McCaw Z) receb(Ne o título de melhor jogador do ano e os Springboks recebem o título de melhor equipa, entre uma série de Prêmios atribuídos pela IRB.


DEZEMBRO
Desde 1973 que os All Blacks não perdiam com os Barbarians! Mas desta vez a famosa equipa de convites foi poderosa de mais e ganhou por 25-18, no jogo de encerramento da digressão da Nova Zelândia à Europa.
Na história, além do registo do resultado, vão ficar os três ensaios marcados por Bryan Habama.
Com o Torneio do Dubai, vencido pela Nova Zelândia, teve início a nova época internacional de Sevens. E os All Blacks não ficaram satisfeitos com a vitória sobre a Samoa por 24-12. E na semana seguinte, em George, repetiram a dose, agora frente às Ilhas Fiji por 21-12.
Entretanto a equipa de Hong Kong fez a sua primeira visita à Europa, defrontou a Republica Checa, a Alemanha e a Holanda, e levou na bagagem três derrotas.

Enquanto isso na América do Sul disputou-se, sob a égide dos Comitês Olímpicos locais, o ODESUR – Jogos sul-americanos de Praia.
No Rugby masculinos a vitória sorriu à Argentina que bateu o Paraguai por 4-0, enquanto nas meninas a vitória foi do Brasil que derrotou o Uruguai por 3-1.

Sem comentários: