22 de dezembro de 2009

AMÉRICA DO SUL REORGANIZA-SE

CRISE NO URUGUAI...

Gustavo Zerbino, Presidente da Federação do Uruguai, renunciou sábado à re-eleição para o cargo, poucas horas após ter vencido por maioria a respectiva votação.
Alegando não sentir o apoio necessário para continuar, Zerbino bateu com a porta e atirou o Uruguai para uma enorme crise de liderança.
Aguarda-se o desenvolvimento da situação.



ENTRETANTO NO BRASIL...

Ao cabo de um processo que se desenrola há muitos anos, foi finalmente anunciada a formação da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Para a aceleração final do processo foi fundamental a exigência do Comitê Olímpico Brasileiro, que apenas após o cumprimento desta formalidade começará a libertar verbas para o Rugby. Primeiro a conta-gotas, e até 2012, Depois em maior abundância, para acelerar a preparação das equipas.
O primeira sinal de abertura do COB foi dada nos Sul Americanos de Praia, em que as equipas de Rugby, participando pela primeira vez numa competição sob a proteção olímpica, tiveram comportamento meritório, com o Ouro para as meninas, e as meias finais para os homens.
Apenas para que conste, o Rugby organizado no Brasil começou a jogar-se em 1963, com a fundação da União de Rugby do Brasil, que foi substituída em 1972 pela Associação Brasileira de Rugby, tendo esta funcionado até agora. A filiação do Brasil na IRB aconteceu em 1995, o que apenas permitiu que a sua seleção nacional participasse nos apuramentos para o Campeonato do Mundo de 1999.
Hoje o Brasil está também filiado na CONSUR, Confederação Sul Americana de Rugby.

E NA ARGENTINA,,,

Continua em aberto a crise na Argentina, com as Federações da Província a quererem ver a sua influência aumentada, em prejuízo da Federação de Buenos Aires. (Veja aqui o artigo que publiquei sobre a Rugby na Argentina)
A questão fundamental prende-se com o numero de delegados que cada uma delas tem na União Argentina de Rugby, com Buenos Aires a beneficiar de seis cadeiras, contra as duas das restantes Federações – Tucuman apenas tem uma.
Também aqui o ambiente anda pesado, e aguarda-se o início do ano para ver o que vai acontecer,

Curiosamente estas crises acontecem no período de defeso da modalidade no hemisfério Sul.
Será que Federações e Clubes esperaram pelo final da época, para resolverem as questões administrativas?

Sem comentários: