24 de dezembro de 2009

ESPERANÇA


Hoje é dia de Esperança. E o Rugby português bem precisa de manter uma atitude positiva, face aos grandes desafios que o ano de 2010 lhe apresenta.

A nossa Seleção Principal vai defrontar os seus maiores rivais regionais, na tentativa de repetir a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2011.


É uma tarefa muito dificil, que estará nas mãos dos jogadores e técnicos, mas muito, muito mesmo, na atitude de adeptos e dirigentes.
Na verdade, por melhor que uma equipa seja, por mais competentes que sejam os seus treinadores, uma Seleção Nacional é mais, muito mais do que isso.

Ela tem que ser a expressão da vontade e determinação de toda a comunidade, em todos os momentos.

Por isso, que a Esperança e Determinação se instalem, em todos os rugbistas portugueses, e que essa Determinação e Esperança "empurre" os Lobos para o Sul, para a Nova Zelândia.

Nos últimos 35 anos, muito mudou no Rugby em Portugal.


Depois de um período em que apenas ao Rugby Juvenil se dava atenção, tendo chegado à interrupção durante anos da actividade da Seleção Nacional de Seniores, estamos hoje numa situação em que se conseguem bons resultados nos escalões de implantação - com uma grande actividade do Rugby Juvenil através das Associações Regionais - enquanto, simultaneamente, se vêem as cores nacionais jogar de igual para igual contra os seus adversários regionais, em Rugby de XV, e contra quase todas as grandes potências do Rugby Mundial, em Rugby de Sete.

É altura dos responsáveis olharem para o outro Rugby.
Aquele Rugby que recolhe o trabalho feito com os miúdos, e de onde tem que sair a base de jogadores que constituem as nossas seleções: O Rugby Adulto.

É tempo de se olhar para o Rugby Adulto como uma parte fundamental do Desenvolvimento do Rugby.
Que se continue a trabalhar no Rugby Juvenil. Que se continue a investir nas Seleções Nacionais. Mas - por obra e graça do Natal - apostem no Rugby Adulto!

Há soluções, muitas delas nem sequer representam grande esforço financeiro, há vontade de muitos em colaborar nesse Desenvolvimento, é altura de parar com as birras!! e dar mais este passo em frente.

Essa sim seria uma bela prenda de Natal.

E o meu voto final vai para a pacificação.
Temos assistido nos últimos dias a uma polémica estabelecida à imagem de outras que atravessaram o nosso Rugby no passado.
É tempo de acabar com essas guerras, fruto de rancores, raivas mal resolvidas, arrogância e falta de bom senso e serenidade. De todos os lados.
Em todos os lados existem aspectos positivos e aspectos menos conseguidos. É altura dos intervenientes pensarem como querem ficar na fotografia.

Não quero os nossos dirigentes vestidos de cordeiro...Mas também os não quero fantasiados de cães raivosos.

Esse é o meu voto para o Ano de 2010. Que se consiga encontrar um caminho de calma e ponderação. Que se encontrem os pontos de convergência e se atenuem as divergências.
Do esforço das correntes em confronto, até é possível que saia alguma coisa de bom. 
Mas para isso, a atitude dos cabos dessas forças e seus seguidores, tem obrigatoriamente, que se modificar.

É isso. Que 2010 seja o ano definitivo do crescimento do Rugby em Portugal!

Sem comentários: