16 de dezembro de 2009

NOTAS SOLTAS À VOLTA DO MUNDO


ESCÓCIA ANUNCIA JOGOS INTERNACIONAIS DE NOVEMBRO 2010
A Federação Escocesa de Rugby anunciou que em Novembro de 2010, vai defrontar, em casa, Samoa, Austrália e Nova Zelândia.

A Escócia defrontou os All Blacks por 27 vezes, tendo obtido os seus melhores resultados em 1983, quando empatou a 25 pontos, e num, pouco poético, 0-0 em 1964... 



Os dois empates foram conseguidos em Murrayfield.

Dos restantes 25 jogos, a derrota mais pesada teve lugar em Dunedin, Nova Zelândia, em Junho de 2000, por 69 – 20, e a última em Novembro de 2008, em Murrayfield, por 32 – 6.

É bom que se saibam estes resultados, para quando se falar que Portugal perdeu com a Nova Zelândia, ou com Fiji, em Sevens, por muitas vezes e por muitos pontos, sem conseguir sair do vermelho, se encare tais factos com naturalidade, embora desgostosa, e não como se os nossos jogadores fossem um grupelho de pés descalços que vagabundeiam por aí...

Frente à Austrália, os escoceses tem um conjunto bem melhor de resultados, tendo conseguido vencer em oito dos 26 jogos disputados, incluindo o jogo do mês passado, quando venceram, em Murrayfield, por 9 – 8.
Quanto ao resto, a mais pesada derrota ocorreu em 1998, em Sidney, por 45 – 3, e a vitória mais folgada, em 1981, por 24 – 15, em Murrayfield.

Contra Samoa a história é outra, e das seis vezes em que se defrontaram , os escoceses ganharam em cinco e apenas por uma vez, em 1995, cederam um empate a 15 pontos.
A Escócia conseguiu o resultado mais alargado em Junho de 2004, em Wellington, Nova Zelândia, ao vencer por 38 – 3.

SUL AMERICANO DE SEVENS NA ARGENTINA EM JANEIRO

Os primeiros dias de 2010 serão bem recheados de Sevens, na América do Sul. 
Nos dias 3 e 4, em Punta del Este, no Uruguai, tem lugar o Torneio Internacional da cidade, estando para já assegurada a participação das equipas de Samoa, Tonga, Itália, Canadá e Guiana.

Imediatamente a seguir disputa-se o Sevens de Mar del Plata, na Argentina, entre os dias 5 e 7, disputando-se primeiramente o Campeonato Sul Americano de Sevens, com a participação da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


Depois, os três primeiros classificados se juntarão aos Estados Unidos e África do Sul, entre outros, para disputarem o Mar del Plata Sevens.

Teria sido uma excelente oportunidade para dar experiência aos Linces portugueses, mas se calhar pelos lados da FPR nem sabem da existência destes Torneios...



TORNEIO DAS SEIS NAÇÕES PARA SUB-20 E MULHERES

Foi confirmada a realização de duas competições paralelas ao Torneio das Seis Nações, em Mulheres e em Sub-20.
Estas competições, a disputar pelos mesmos países do Torneio principal – Irlanda, Escócia, País de Gales, Inglaterra, França e Itália – acompanham o calendário dos Seniores, dando assim oportunidade a que os seis maiores da Europa, se mantenham em actividade nestes escalões.
Lembre-se que em 2009, em Abril, o Comitê das Seis Nações organizou também um Torneio para Sub-18, ao qual apenas a França não compareceu.

O Torneio para Mulheres teve início em 2001, e desde o seu início, e até 2006, a Itália não participou, sendo substituída pela Espanha. Em 2007, a Itália entrou e a Espanha saiu.
Em 2007 e 2008 a Inglaterra ganhou só com vitórias, para repetir a vitória em 2009, mas com uma derrota, frente ao País de Gales.

Em Sub-20, joga-se este ano a terceira edição, e em 2008, ano da estréia, a Inglaterra venceu todos os cinco jogos, mas em 2009 França e Irlanda partilharam o título, com quatro vitórias cada.

HONG KONG JOGA NA CHECA

Hong Kong joga hoje o seu segundo jogo da digressão que está a fazer à Europa, defrontando a equipa Checa, em Praga.
No jogo inaugural, os orientais jogaram e perderam com a Alemanha, que, beneficiando do resultado, subiu um lugar no ranking da IRB, ocupando agora o 26º posto, por troca com a Ucrânia.

A viagem de Hong Kong termina, no fim de semana, em Amsterdão, frente à Holanda.

PORTUGAL NO CONCERTO DAS NAÇÕES
Agora que o ano está a terminar, é hora de começar a fazer contas.
Por exemplo, qual será a posição de Portugal, face a um conjunto de países que nos interessam particularmente, tendo em conta os jogos realizados durante o ano, e o numero de pontos obtidos nesses jogos?
O quadro que apresento, dá-nos uma idéia disso, e a posição relativa de Portugal perante os seus mais importantes adversários, não nos é favorável.
Geórgia e Rússia estiveram bem melhor durante o ano, conseguindo 50% dos pontos possíveis, e apenas a Romênia ficou atrás de nós.
Caso Portugal tenha que disputar o Play-off de acesso ao Mundial, terá pela frente dois adversários já conhecidos, o Uruguai, que no meu quadro tem uma posição inferior à nossa, e a Namíbia, com um retrospecto anual bem melhor que o nosso...
Curiosamente, no ranking da IRB, Geórgia (17), Rússia (18), Romênia (19) e Uruguai (20), ocupam os lugares imediatamente acima de Portugal, e a Namíbia (22) o lugar logo a seguir...
Vida complicada...


Sem comentários: