19 de dezembro de 2009

NOTAS SOLTAS, E ALGUMAS IDEIAS VELHAS

DUPUY, FORMAÇÃO SUSPENSO POR SEIS MESES

Julien Dupuy, médio de formação do Stade Français e da França, foi severamente punido por ter metido um dedo no olho de um adversário. Desta feita a suspensão vai durar 24 semanas, impedindo o jogador de disputar o Torneio das Seis Nações de 2010, mas outras punições decorrentes de faltas semelhantes tem sido aplicadas com maior ou menor rigor pelas autoridades, dando uma indicação precisa de que a IRB quer acabar com esta prática selvática.



NEWPORT – BIARRITZ ADIADO PARA AMANHÃ
Com o terreno de jogo coberto de gelo, Newport Dragons o Biarritz Olympique, não tiveram outra solução que não fosse adiar o jogo que devia ter tido lugar ontem à noite, e remarcá-lo para hoje à hora do almoço, no estádio de Llanelli, a cerca de 100 km do local inicialmente previsto.

ROHAN HOFFMAN EM GRANDE

O árbitro Rohan Hoffman, radicado em Portugal há muitos anos, foi o português escolhido pela IRB para apitar nos dois primeiros Torneios das Séries Mundiais de Sevens, no Dubai e em George.
Rohan dirigiu um total de 12 jogos, como segue:
Dubai:
1º dia - Quénia – Rússia; Austrália – País de Gales; Fiji – Samoa .
2º dia - Inglaterra – Argentina (1/4 final CUP); E.U.A. – País de Gales (1/2 final BOWL); País de Gales – Zimbabué (Final BOWL).
George:
1º dia - Escócia – Argentina; Fiji – Rússia; Nova Zelândia – País de Gales.
2º dia - Fiji – África do Sul (1/4 final CUP); Inglaterra – Austrália (1/2 PLATE); Escócia – França (Final SHIELD).
Ficamos a aguardar mais chamadas de Rohan para actuar em palcos internacionais.

WELLINGTON SEVENS SEM OS LINCES
Com data marcada para os dias 5 e 6 de Fevereiro, o Wellington Sevens não verá a nossa equipa evoluir no relvado, já que a FPR decidiu não participar no Torneio.
Mas, lá porque Portugal pára, isso não quer dizer que o mundo deixe de rodar, e foi anunciado o sorteio dos Grupos de Qualificação, e a ordem dos jogos. Veja o quadro.
Aliás por todo a parte a onda dos Sevens alastra. Não há hoje nenhuma Federação, pequena ou grande, que não tenha os seus próprios torneios ou circuitos, e as seleções nacionais começam a movimentar-se para que atinjam o Campeonato do Mundo de 2013 e os Jogos Olímpicos de 2016, em plena forma.
Foi muito recentemente veiculado num site de Rugby em Portugal, que o Campeonato do Mundo de 2013 será o ultimo a ser disputado, por causa dos Jogos Olímpicos.

Esta notícias já foi levantada assim que se deu a admissão do Rugby nos Jogos, em Outubro, dizendo-se que não haveria mais Campeonatos do Mundo.


Ora o que se passa é bem diferente.


Nunca a IRB disse que o Campeonato do Mundo iria acabar.
O que a IRB disse é que o Torneio Olímpico passará a ser a mais importante competição de Sevens do Mundo.

Nunca a IRB, ou alguém em seu nome, afirmou o enterro do Campeonato do Mundo.

E tanto assim é, que em finais de Outubro, a IRB confirmou a realização do Campeonato em 2013.

Insistir em noticiar aquele fim, sem qualquer base que não seja a intriga, os boatos ou os secretos desejos, não faz bem ao Rugby.

Essa atitude demonstra que alguns dos que anteriormente se opuseram à sua prática e tentaram denegrir de todas as formas a sua implantação, dia a dia maior, resolveram tentar destruir por dentro, aquilo que foi construído por muitos, com sacrifício e empenho, e em cuja gênese está a participação dos pequenos clubes e de jogadores de todos os cantos do país.

Esta é que é a grande questão: Rugby com base popular, com a participação de todos, ou Rugby elitista, com exclusiva dedicação a uma Seleção Nacional.

O resto, dito por quem sempre se opôs ao Jogo Reduzido, não tem qualquer credibilidade sob o ponto de vista técnica, do ponto de vista de desenvolvimento ou do ponto de vista do que se pretende retirar da prática e do envolvimento das pessoas, da comunidade, no Rugby.




ANO ACABA COM FIJI DE FORA
Os atletas fijianos estão proibidos de participar, nos Commonwealth Games (Jogos da Comunidade Britânica) do próximo ano, em Delhi, Índia.

A decisão que foi anunciada em comunicado no encerramento da reunião dos Chefes de Governo da Comunidade Britânica, em Trinidad e Tobago, mantém-se sem alteração.

Os líderes das 53 nações que compõem a Comunidade - incluindo Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e África do Sul - "expressaram profunda preocupação com a deterioração da situação nas Ilhas Fiji Ilhas, no que diz respeito a sua adesão aos valores fundamentais da Comunidade, incluindo a revogação da Constituição em Abril de 2009, as actuais restrições sobre direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão e de reunião, e a decisão do governo interino de continuar a adiar as eleições até 2014 ".


A decisão de suspender Fiji foi tomada em 1 de Setembro, após o auto-nomeado líder Fijiano Frank Bainimarama se recusar a realizar eleições em 2010.


Os líderes das nações da Comunidade Britânica afirmaram que os eventos desportivos representam uma importante demonstração pública da união da comunidade, como uma família com um compromisso comum de valores fundamentais.
Afirmaram ainda que os laços desportivos, sob o nome da comunidade, são inseparáveis dos valores da própria Associação dos Jogos da Comunidade Britânica.

Curiosamente, e a manter-se a decisão, as Ilhas Fiji serão substituídas, no Rugby, pela equipa da Papua Nova Guiné, hoje treinada pelo Mestre Waisale Serevi, e as duas equipas, em conjunto com Escócia e Austrália, fazem parte do mesmo Grupo de qualificação dos Sevens da Nova Zelândia.

1 comentário:

Great_duke disse...

Subscrevo totalmente a análise que faz dos comentários publicados num outro blog relativamente aos Sevens. Acresce que me parece quase irresponsável por parte de alguém que teve (e tem) influência na nossa comunidade querer desacreditar, descredibilizar e destruir os Sevens. A mentalidade de algumas pessoas ligadas ao rugby português tem de evoluir: como já afirmei noutras instâncias, o rugby tem de deixar de ser uma quinta de alguns indivíduos e democratizar-se, seja ele a XV ou a VII.