12 de novembro de 2015

PORTUGAL NA TAÇA DAS NAÇÕES EM HONG KONG

Portugal participa a partir do próximo sábado na Taça das Nações que terá lugar em Hong Kong e que conta com a participação, além de Portugal, das selecções de Hong Kong, da Rússia e do Zimbabwé.

Destinada a equipas do Tier 3, esta será a terceira edição da prova que teve as duas edições anteriores nos Emirados Árabes Unidos, nos anos de 2011 e 2012, e as quatro equipas participantes procuram, por um lado, melhorar a sua posição no ranking da World Rugby, ao mesmo tempo que serve de preparação para o assalto ao acesso ao Mundial de 2019, já que estas equipas falharam a corrida em 2015.


Hong Kong, actual 24ª do ranking da World Rugby, nunca participou numa fase final do Mundial, embora com o apuramento automático do Japão tenha mais possibilidade de sucesso em 2019, enquanto o Zimbabwé, 26ª do ranking, participou nas fases finais em 1987 e 1991, e a Rússia, que ocupa a 22ª posição do ranking, apenas participou da fase final do Mundial 2011.
Portugal, actualmente com o pior ranking entre as quatro equipas - ocupa a 28ª posição - participou no Mundial de 2007, que se realizou em França, com alguns jogos disputados na Escócia e outros no País de Gales.
Todas as equipas que já participaram numa fase final do Mundial saíram derrotadas em todos os jogos realizados.

Em relação aos torneios anteriores, Hong Kong participou e venceu o de 2011, e o Zimbabwé participou no de 2012. Portugal e a Rússia estreiam-se na competição.

A Taça disputa-se em três jornadas, no sistema de todos contra todos, a realizar nos dias 13, 17 e 21 de Novembro, com os encontros a terem lugar no Hong Kong Football Club Stadium, com o seguinte calendário:

13 de Novembro
Portugal - Rússia
Hong Kong - Zimbabwé

17 de Novembro
Zimbabwé - Rússia
Hong Kong - Portugal

21 de Novembro
Portugal - Zimbabwé
Hong Kong - Rússia

OS 26 JOGADORES QUE JÁ SE ENCONTRAM EM HONG KONG

ACADÉMICA: João Diogo Silva
AGEN: Mike Tadjer
AIX-EN-PROVENCE: Francisco Domingues
BÉZIERS: Francisco Fernandes
CARCASSONNE: José Lima
CASCAIS: Salvador Vassalo e Francisco Sousa
CLERMONT: Maxime Vaz e Pedro Bettencourt
CDUL: Bruno Medeiros, Miguel Vilaça, Diogo van der Toorn, João Lino, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Costa, Francisco Appleton e Tomás Noronha;
CDUP: Miguel Macedo e Francisco Vieira
DARLINGTON MOWDEN PARK: Tomás Appleton
DIREITO: Francisco Silva
LAVAUR XV: Thibault de Freitas
RC NIMOIS: David dos Reis
TÉCNICO: Bruno Rocha, Duarte Marques
WESTERN PROVINCE: Mike Andrade

Veja também o ranking actual da World Rugby, sabendo que, caso as coisas não corram bem, Portugal pode descer diversos lugares na tabela, podendo mesmo ir até à 33ª posição, mas se tudo correr bem - e queremos mesmo dizer tudo - então a equipa pode saltar até seis lugares para cima e ficar no 22º lugar da tabela.

1 comentário:

Duarte disse...

Mesmo sem o Bardy, o Spachuck e os jogadores do Direito, poderíamos enviar uma selecção forte.

Faltam um nº 3 (Tony Martins ou Anthony Alves), um segunda (Éric dos Santos), um formação (Fábio da Silva, já que o Samuel Marques nunca seria libertado para este torneio) e um arriére (Penha e Costa). Também falta um abertura, mas aí o problema é que, além do indisponíel Pedro Cabral, não temos nenhum.

Nõ percebo como é que um jogador dos Éspoirs (E. dos Santos) e um jogador do campeonato espanhol (P. Costa) não estão disponíveis.