12 de novembro de 2015

WORLD RUGBY ESTABELECE SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL 2019

Se você pensou que o apuramento automático da Geórgia para o Mundial 2019 significava que a Europa teria condições para conseguir mais um lugar na competição, então, como eu você esqueceu-se que nem sempre os interesses desportivos falam mais alto que outros tipos de interesses quando se trata da organização Mundial do Rugby.

Pois é, com o apuramento directo da Geórgia, a Europa perde um lugar no apuramento, já que, não considerando os Lelos, apenas a melhor equipa da Divisão 1A (e não duas como até agora) terá acesso directo ao Mundial, e a equipa seguinte da tabela europeia, terá que discutir o acesso com a terceira equipa da Oceania, a duas mãos.
Quem perder este play-off ainda terá possibilidade de apuramento através da repescagem mundial.

Vamos então ao sistema de qualificação das 20 equipas para o Mundial 2019:

-12 equipas apuradas automaticamente: As três primeiras de cada grupo de apuramento do Mundial 2015 (Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, Irlanda, Escócia, França, País de Gales, Georgia, Japão, Inglaterra e Itália).
-1 equipa da Europa: Qualifica-se a melhor classificada do Rugby Europe Championship (excluindo a Geórgia).
-2 equipas da Oceania: Qualificam-se duas através de um Tri-Nações do Pacífico disputado a duas mãos.
-1 equipa dum play-off Europa/Oceania: A terceira classificada do Tri-Nações do Pacífico disputa um lugar no Mundial 2019 com o segundo melhor do Rugby Europe Championship, numa eliminatória a duas mãos. A vencedora desta eliminatória qualifica-se para o Mundial, e a derrotada da eliminatória qualifica-se para a repescagem mundial.
-2 equipas das Américas: Canadá e Estados Unidos disputam um lugar, numa eliminatória a duas mãos. A vencedora desta eliminatória qualifica-se para o Mundial, e a derrotada da eliminatória disputa a duas mãos com a melhor Sul-americana (excluindo a Argentina) o segundo apuramento das Américas. A equipa derrotada desta eliminatória qualifica-se para a repescagem mundial.
-1 equipa de África: O vencedor do Rugby Africa Championship apura-se directamente, o segundo classificado qualifica-se para a repescagem mundial.
-1 equipa da Repescagem Mundial:
A disputar entre quatro equipas no sistema de todas contra todas.:
1- derrotada do play-off Europa/Oceania;
1- derrotada da eliminatória entre a derrotada do jogo Canadá-Estados Unidos e a melhor Sul-americana;
1- segunda classificada da Rugby Africa Championship
1- vencedor de uma eliminatória entre o melhor da Asian Rugby Championship (excluído o Japão) e o vencedor da Oceania Cup.

Assim, a Ásia perde uma qualificação directa, da mesma forma que a Europa.
Ou seja, os dois continentes que fizeram representantes seus subir na escala e garantirem o apuramento directo (Japão e Geórgia) acabam por nada beneficiar com essa melhoria, já que a Europa desceu de dois para um apurado e a Ásia perdeu a qualificação a que tinha direito.

Beneficiadas são as equipas da Oceania, que perderam os lugares directos a que tinham direito, mas
vêm criadas condições especiais para que possam recuperar as posições que agora perderam.

Mais detalhes e datas, serão anunciadas oportunamente.

1 comentário:

Duarte disse...

O que escrevi aqui, em 6 de outubro de 2015:

"Era capaz de apostar que só uma equipa europeia se apurará para a próxima RWC através do ENC. E que mais uma (ou duas) irão às repescagens."