8 de novembro de 2015

IRREGULARIDADE NA CANDIDATURA DE CASSIANO NEVES LEVA A ALTERAÇÃO

Conforme anunciamos mais cedo, houve algumas alterações na lista de nomes que acompanha a candidatura de Luis Cassiano Neves, e partindo daquelas alterações - estranhas, pois executadas após o termo do prazo para recepção das listas na FPR - viemos a saber que as mesmas (melhor dizendo, uma delas, e que é obviamente o motivo das mudanças) se ficaram a dever à não conformidade com os Estatutos, na composição da lista indicada ao Conselho Fiscal.

Na verdade o Estatuto federativo é claro no seu articulado ao determinar que um dos membros do Conselho Fiscal deve ser Revisor Oficial de Contas (ROC) - "...O Conselho Fiscal é composto por um Presidente e dois Vogais, devendo um dos membros ser Revisor Oficial de Contas em atividade..." - e Cassiano Neves esqueceu-se desse detalhe ao constituir a sua equipa.


Esta irregularidade foi alvo de uma reclamação apresentada pela lista de Francisco Martins, mas, estranhamente, a decisão do presidente da Mesa da Assembleia Geral sobre esta matéria, foi aceitar as alterações posteriores à data limite para a apresentação das listas, dando ao Acto Eleitoral ares de jogo-treino...

Nada nos move contra a candidatura de Luis Cassiano Neves e tenho mesmo entre os que o acompanham amigos de muitas décadas, mas não posso deixar de estranhar toda esta situação, em especial vinda de uma lista que tem criticado abertamente a actual direcção federativa e o seu presidente em particular, pelos sucessivos atropelos aos regulamentos que têm sido feitos ao longo dos últimos cinco anos - no que, diga-se, estamos inteiramente de acordo.
O que nos custa a compreender é que não tenha sido posto todo o cuidado na constituição da candidatura, acabando por cometer um erro que pode levar à sua desclassificação na corrida eleitoral.

Claro que nestes momentos existe uma tendência para criticar o denunciante - no caso a equipa de Francisco Martins - mas a verdade é que não foi ele que cometeu o erro e sim Cassiano Neves.
Se alguém merece crítica é portanto o candidato que apresenta uma candidatura que não está conforme às exigências estatutárias, e não aquele que cumpriu as exigências e quer que a concorrência seja punida por não ter feito o mesmo.

Mas Cassiano Neves não está só ao errar, pois também o Presidente da Mesa da Assembleia Geral ao aceitar a alteração da relação de nomes após o termo do prazo de apresentação das listas, ofende os Estatutos e beneficia claramente o infractor.

Claro que esta história ainda não terminou, e com toda a certeza novos capítulos se seguirão, mas mais uma vez quem fica ferido é o rugby português, e, por tabela, todos os que têm pugnado pela correcção na actuação dos agentes da modalidade.

NOTA: Como dissemos ontem tentámos obter da parte de Cassiano Neves uma posição quanto a esta matéria, mas infelizmente a única resposta que recebemos remete-nos para um comunicado, que, curiosamente, não nos foi enviado, nem aparece divulgado nos habituais meios utilizados pelo candidato, até este momento.
Para que conste, o Mão de Mestre solicitou antes de se conhecerem estas alterações na candidatura, uma entrevista a Luis Cassiano Neves, mas esta entrevista foi recusada, sem qualquer justificação.
Também aqui o candidato não esteve bem, e o Mão de Mestre fez questão de lhe transmitir o seu desagrado quanto à recusa de informação já que ele é um candidato que defende a transparência e a comunicação como dois dos pontos chave de um eventual mandato.
Lamentamos que assim seja, pois não basta dizer que se vai fazer estudar como fazer isto, ou se vai pensar como se vai fazer aquilo, já que é por actos que se anuncia a maneira como se vai agir.

1 comentário:

Duarte disse...

Salvo erro, as eleições são hoje e não encontrei em nenhum sítio os programas eleitorais das listas concorrentes.

Será possível publicar, pelo menos, o programa da lista que vencer, qualquer que ela seja?