30 de novembro de 2015

JAPONESAS CONQUISTAM ÚLTIMA VAGA DE ACESSO DIRECTO AO RIO 2016

Com a realização do segundo torneio feminino da qualificação asiática aos Jogos Olímpicos, chegou ao fim a maratona que envolveu 17 torneios e 80 equipas, e se arrastou entre o primeiro final de semana de Dezembro de 2014, e o último fim de semana de Novembro de 2015, restando apenas definir qual a equipa que sairá do Torneio Final de Qualificação Olímpico, que se realizará já em 2016.

O Japão conseguiu, sem surpresa, o apuramento directo para o Rio de Janeiro, ao bater na final do torneio de Tokyo o Casaquistão, aliás como já tinha feito na primeira mão desta final, que teve lugar em Hong Kong.

Nos lugares imediatos - com acesso ao Torneio Final de Qualificação - ficaram o Cazaquistão, a China e Hong Kong.

Veja a lista das 11 equipas já apuradas para os Jogos Olímpicos, embora existam algumas dúvidas quanto à participação da África do Sul, assunto a que nos referimos mais abaixo neste texto.


Conheça também a lista das equipas que vão disputar o Torneio Final de Qualificação Olímpica, sabendo que apenas uma ganhará o direito a estar no Rio de Janeiro.


Conforme referimos mais acima, é possível que haja uma alteração a estas listagens, já que não é certo que a equipa sul-africana, que conquistou o direito à presença no Rio, através do torneio de qualificação regional (África), esteja presente nos Jogos Olímpicos.

Na verdade a SARU, a Federação Sul Africana de Rugby assinou em 2014 um acordo com o Comité Olímpico Sul Africano (SASCOC) que determinava que as Lady Blitzbokke apenas participariam nos Jogos do Rio de Janeiro, caso conseguissem o apuramento através das Séries Mundiais.
Acontece que a equipa não conseguiu o apuramento dessa forma, e sim através do Torneio Regional de Apuramento, como pode ver aqui.

Esta situação é absolutamente ridícula e nada abona em favor nem da Federação sul africana, nem do respectivo Comité Olímpico, que fazem tábua rasa do sistema de apuramento, e pretendem assim negra à equipa e às jogadoras sul africanas a participação no maior evento desportivo do Mundo.

Se esta ausência se vier a confirmar, a equipa do Quénia substituirá as Lady Blitzbokke no Rio de Janeiro, e a sua vaga no Torneio Final de qualificação será ocupado pela equipa de Madagascar.

Quanto à data e local de realização do Torneio Final de Qualificação, está prevista a sua divulgação nesta segunda feira, dia 30 de Novembro. Assim que se saiba alguma coisa daremos a devida informação.

Sem comentários: