20 de novembro de 2015

DIREITO TEM CONDIÇÕES DE VENCER O HEIDELBERGER

O Direito enfrenta amanhã, às 15 horas, em Monsanto, os alemães do Heidelberger, no segundo jogo do torneio de qualificação para a Challenge Cup 2016-17, depois de um excelente comportamento em Itália, frente ao Rovigo, onde, apesar da derrota, mostrou que pode lutar sem complexos com as melhores equipas do seu grupo.

Na verdade o Direito não começou bem frente aos italianos, e o resultado ao intervalo (a perder por 24-5) fazia torcer o nariz aos seus adeptos.
Mas no segundo tempo tudo mudou, e só deu advogados, que conseguiram um resultado parcial de 14-5, para um resultado final desfavorável de 29-19.


Amanhã, frente aos alemães, tudo será diferente, e pese embora a qualidade da equipa do Heidelberger, o Direito pode fazer história ao conseguir a primeira vitória de uma equipa de clube portuguesa nas competições europeias, depois dos longínquos sucessos do Clube de Rugby de Lisboa (associação entre seis clubes da capital - Agronomia, Direito, Cdul, Belenenses, Benfica e Técnico), em 2004, frente aos italianos da Lionessa (25-13) e aos espanhóis da UC Madrid (17-12), em jogos a contar para a Parker Pen Shield - veja o que escrevemos em Agosto de 2013, únicos resultados positivos das nossas equipas em todas as participações nas provas europeias.

Em 2013 Portugal foi representado pelos Lusitanos XV, registando seis derrotas em outros tantos jogos - veja o que escrevemos em Janeiro de 2014.

Já este ano, em Janeiro, o CDUL disputou a qualificação para a Challenge Cup, mas perdeu frente aos italianos do Mogliano (17-45) e dos russos do Enisei (0-28).

Recorde-se que Direito tem ainda outros dois jogos neste torneio de qualificação, a 12 de Dezembro, em Itália, frente ao Rugby Roma, e no dia 9 de Janeiro em Monsanto, frente ao Valladolid, em jogo que conta também para a atribuição da Taça Ibérica de 2015.

1 comentário:

Duarte disse...

O RK Heidelberger é um clube alemão, mas a equipa que, com esse nome, jogou contra o Direito é praticamente a selecção alemã.

Dos 23 jogadores, 13 são do Heidelberger (que é a base da selecção alemã), 9 são doutros clubes alemães e 1 joga em Inglaterra. A ideia é usar este torneio como um torneio de preparação para o ENC.