8 de novembro de 2015

MONTEMOR SOMA E SEGUE, ÉVORA VENCE EM SANTARÉM

No comando da geral e de todas as classificações parcelares - mais vitórias, mais ensaios marcados, menos ensaios sofridos (a par do Santarém), mais pontos de jogo marcados, menos pontos de jogo sofridos, mais pontos de bónus - o Montemor não deixa qualquer dúvida quanto ao que pretende nesta época, e venceu o CR Técnico nas Olaias, vincando bem a sua superioridade.


O Benfica sofreu uma comprometedora derrota frente ao Vitória de Setúbal mas segue na segunda posição isolado, enquanto Évora, Santarém e CR Técnico, iguais em pontos de classificação, se encontram por esta ordem na tabela, depois de terem tido sortes diferentes nos jogos realizados, já que o Évora foi a Santarém bater os cavaleiros, e nas Olaias o CR Técnico não resistiu ao líder.

Na luta pelo sexto lugar o Vitória e o São Miguel seguem também com o mesmo número de pontos, graças às vitórias dos sadinos frente ao Benfica e dos buldogues nas Caldas da Rainha, neste caso com bónus de ataque.

Finalmente na cauda do pelotão o Caldas perdeu com o São Miguel deixando-se atrasar e viu o Vila da Moita e o Sporting, que empataram no Universitário de Lisboa, distanciarem-se um pouco mais.
O Caldas e o Vila da Moita ainda não venceram, mas os ribatejanos levam já dois empates na contagem, embora não tenham nenhum ponto de bónus, ao contrário dos pelicanos que contam dois.


CR TÉCNICO 14-38* RC MONTEMOR (2-6) (Resultado alterado de acordo com Boletim Oficial no site oficial da FPR**)
O Montemor mantém a liderança depois de conseguir a quinta vitória em cinco jogos, a que junta a obtenção de quatro pontos de bónus.
Nos primeiros 15 minutos a equipa alentejana parecia adormecida e foi o CR Técnico a marcar primeiro, mas depois os mouflons reagiram bem, e chegaram ao intervalo já na frente por 7-12.
No segundo tempo a superioridade foi-se confirmando e só mesmo no final da partida os engenheiros voltaram a marcar, fixando o resultado final.
O CR Técnico desce dois lugares na classificação, ocupando agora o quinto posto, com o mesmo número de pontos do Santarém, que segue no quarto lugar, e do Évora que ocupa o terceiro posto.

RC SANTARÉM *21-24 CR ÉVORA (2-3)
O CR Évora obteve uma importante vitória em Santarém por 24-21, que levou a equipa ao terceiro lugar da tabela, logo atrás do Montemor e do Benfica, embora em igualdade de pontos com o CR Técnico e o Santarém.
No campo da Escola Prática assistiu-se a uma partida bastante equilibrada, em que um bom trabalho da terceira linha dos chaparros, a que se juntou a sua maior experiência, deram uma vitória suada aos visitantes.
Boa réplica dos escalabitanos, que, embora manchada por muitos erros de manuseio de bola, por muitos turnovers contra, um péssimo comportamento nos alinhamentos e falhando com muita frequência a primeira linha de defesa, por ser recompensada com o ponto de bónus defensivo que fez a equipa manter o quarto lugar na classificação, ultrapassando o CR Técnico nos factores de desempate, mas perdendo para o Évora, pois as três equipas estão com o mesmo número de pontos.

RC CALDAS 5-22*  CR SÃO MIGUEL (1-4)
Jogo disputado com um calor surpreendente para a época e num pesado relvado nas Caldas da Rainha com uma primeira parte em que o São Miguel embora mais dominador não conseguia criar jogadas de grande perigo, sentindo muita dificuldade em ultrapassar a linha de vantagem. 
Ao fim dos 40 minutos registava-se um empate a cinco pontos que penalizava mais a inoperância atacante dos visitantes.
O Caldas, com as poucas bolas que teve para jogar, fê-lo com rapidez através das suas linhas atrasadas, mas ou por uma decisão errada do portador da bola, ou por uma acção mais eficaz da defesa, não conseguiu mais do que um ensaio.
Esperava mais do mesmo na segunda parte, mas não foi isso que aconteceu.
O São Miguel entrou dominante, com umas acções dos seu avançados que destruíram completamente a equipa da casa.
Formações ordenadas demolidoras, e ataques junto aos pontos de breakdown eficazes, lograram marcar mais três ensaios, conseguindo um justo ponto de bónus.
A esta situação não foi alheia a entrada de um pilar com uma dimensão acima da média e de um número 8 suplente que deram uma dinâmica muito grande a toda a equipa. 
De referir também o asa aberto com fez um jogo muito eficaz no ataque e na defesa.
Mas mais do que estas individualidade, destaco o espírito coesão e a vontade de ganhar que se sentiu no mundo do buldogue.
Quanto aos da casa, uma palavra para o seu mexido número 9 que bem tentou lutar contra o ascendente do São Miguel, mas num esforço infrutífero, pois toda a equipa foi fisicamente abaixo a partir dos 50 minutos de jogo, muito por culpa do ritmo imposto pelos Miguelistas, impossibilitando os bons encadeamentos de jogo à mão que vimos na primeira parte.
Uma última palavra para o entusiástico público que assistiu ao jogo, sempre apoiando a sua equipa e aplaudindo no final o esforço despendido pelas duas equipas.
Caldas e São Miguel mostraram que têm ainda muita margem de progressão, com um rugby esforçado, nem sempre bem jogado mas com uma segunda parte muito interessante.

BENFICA RUGBY  *21-24  VITÓRIA RUGBY (2-3)
Inesperada vitória do Vitória que mereceu os pontos pelo empenho e vontade de ganhar. Precisamente o que faltou à jovem equipa do Benfica, que terá pensado que "eram favas contadas", e acabou por não conseguir mais que o bónus defensivo, vendo o Montemor afastar-se mais na tabela classificativa

SPORTING RUGBY 11-11 RUGBY VILA DA MOITA (1-1)
Empate entre dois dos últimos na tabela é prémio para os ribatejanos que somam pontos pela primeira vez fora de casa.
O Sporting segue na oitava posição com seis pontos, e o Vila da Moita na nona, com quatro pontos, deixando o Caldas na última posição apenas com dois pontos.


(** Resultado do jogo CR Técnico-RC Montemor alterado de acordo com Boletim Oficial no site oficial da FPR)
Foto: Fernando Vieira Dias

Sem comentários: